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VisualG Gostaria de saber como se resolve esse exercício.


Ir à solução Resolvido por Simon Viegas,

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Postado

Faça um programa que preencha automaticamente um vetor numérico com 8 posições, conforme abaixo:

999 999 999 999 999 999 999 999

 0      1     2    3      4    5      6     7

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Postado

@Robs156    cada linguagem de programação  organiza os dados de formas diferentes ,  e você postou esse Enunciado no tópico de linguagem VisualG 3.0  ,  e se você já estudou sobre vetores , você já saberá que esses tipos e variáveis , podem armazenar vários dados nelas , sendo um em cada posição ,  bastando para isso que na hora de criar tal variável , informe para o compilador ,  o número de posições desejadas ,   assim um vetor para guardar números inteiros , sem casas DecimaiS , poderia ter esse formato no visualG 3.0 ?

var
  numeros : vetor [1..8] de inteiro  // numeros    eh o nome do vetor
                                     // vetor      eh o tipo de varaveL
                                     // [1..8]     sao a qtd de elementos e / oU posições desse vetor
                                     // [0..8]     e ate pode comecar em zero tambem
                                     // de inteiro eh o tipo de dados que serao armazenados

então depois que você fizer um código sobre esse exercício , poste ele aqui e ajudaremos se precisar .

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Postado

Só complementando: como são "8 posições", seria de 0 a 7 (em detrimento de 0 a 8). Pequeno detalhe na digitação😄 .Ex.:

 

var
   numeros: vetor [0..7] de inteiro



Sobre:

10 horas atrás, Robs156 disse:

Faça um programa que preencha automaticamente um vetor numérico com 8 posições, conforme abaixo:

999 999 999 999 999 999 999 999

 0      1     2    3      4    5      6     7


Entendo que esse exercício seria bem básico. Meio que você precisaria atribuir um mesmo valor para todas as posições do vetor. Tentou fazer algo?

 

Então, o ideal é sempre tentar fazer de alguma forma... tentar fazer algo... sugeriria tentar fazer com o que já aprendeu com as aulas, e caso tenha muita dificuldade, achar exemplos prontos com temas semelhantes (uso de vetores) e entender o que foi feito lá nos exemplos e replicar (reescrever, nunca copiar) o código... ajustando de acordo com o seu próprio exercício.

 

Segue um exemplo pronto em VisualG 3.6.0.5:

algoritmo "Preenchimento de vetor"

var
   numeros : vetor [0..7] de inteiro
   i: inteiro

inicio
   para i de 0 ate 7 faca
      numeros[i] <- 999
   fimPara
   
   //eu não sei se além de preencher é também para exibir... mas vai lá:
   para i de 0 ate 7 faca
      escreva (numeros[i])
   fimPara
   escreval("")
   
   escreva (" ")
   para i de 0 ate 7 faca
      escreva (i, "  " )
   fimPara
fimAlgoritmo

 

image.png


Outra forma de preencher:

inicio
   numeros[0] <- 999
   numeros[1] <- 999
   numeros[2] <- 999
   numeros[3] <- 999
   numeros[4] <- 999
   numeros[5] <- 999
   numeros[6] <- 999
   numeros[7] <- 999


Veja que essa forma é muito mais trabalhosa... "gasta muito mais linhas". No exemplo anterior, a combinação de vetores e laço de repetição (para) se sai bem mais prático.

 


Se for se basear com um dos códigos acimas, NÃO COPIE... redigite tudo. Vá fazendo modificações e testando.

 

Segue outro exemplo:
image.png

 

Qual a diferença? É que no VisualG os números são impressos com "um espaço à esquerda". Ao utilizar esses ":x" após o número, remove esse espaço. O valor de x (no caso 1 no exemplo acima), define que o VisualG deve reservar 1 espaço para exibir o número. Como assim? Se não conhece esse o comando, e quiser se aprofundar, faça testes. Insira outros valores após os ":" e tente entender como funciona. Por aí vai.

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