Ir ao conteúdo

C Por que utilizamos ''\'' em macro (pré processador)?

Ir à solução Resolvido por Midori,

Posts recomendados

Postado

Estou lendo um livro programação em C e tô em uma parte sobre macro. Eu fiz um código com uma macro #define para dizer se o número é divisível por 10. A minha dúvida é: por que utilizamos essa barra \ ? Em qual momento preciso utilizar? eu não achei em nenhum livro ou página da internet falando a respeito.

\ (barra invertida)

#include <stdio.h>
#define MACRO(x) \
    \
    if(x % 10 == 0) \
        printf("True\n"); \
    else \
        printf("False\n"); \

int main() {
    int x;
    scanf("%d", &x);
    MACRO(x);
}

• Curtir 2
  • Solução
Postado

A barra é uma forma de deixar o código mais fácil de ler (ou mais organizado se preferir) com os comandos em mais de uma linha. Sem isso teria que escrever tudo na mesma linha.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

@Talyson Maia

14 minutos atrás, Talyson Maia disse:

eu não achei em nenhum livro ou página da internet falando a respeito.

Pesquise em inglês, é mais fácil de achar.

https://gcc.gnu.org/onlinedocs/cpp/Object-like-Macros.html#Object-like-Macros

Citação

The macro’s body ends at the end of the ‘#define’ line. You may continue the definition onto multiple lines, if necessary, using backslash-newline. When the macro is expanded, however, it will all come out on one line.

Ou então, em português:
O corpo da macro termina no final da linha onde se encontra "#define". Você pode continuar a definição em várias linhas, se necessário, usando barra invertida. Quando a macro for expandida, no entanto, tudo estará em uma linha.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Uma literal micro observação daqui de baixo... uma macro faz o compilador montar a estrutura dela toda na memória. Pra sistema com baixa capacidade (p.ex. pic10F2xx) isso é meio venenoso: cada vez que chama MACRO(x) vai ocupar um pacote de memória repetitivo. Assim sendo criar uma função é mais eficiente pois ela vai ficar num pacote só.

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!