Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, como vão?

Adquiri esse mês uma placa-mãe da Machinist (aliexpress) x99 K9 junto com um xeon e5 2620 v3 e estou usando em conjunto com duas memórias da netac de 8gb e uma rx 6500 xt da powercolor. 

O problema é o seguinte: Ao instalar qualquer versão de driver da AMD, no momento da instalação a tela simplesmente dá artefato e o PC trava.

O que eu já fiz: Instalei uma placa que tenho guardada, uma gt 710 DDR5, e os drivers são instalados normalmente e é possível rodar jogos sem problemas; Troquei a fonte por outra que tenho, uma corsair vs400, mesmo problema.

Também já formatei o SSD, instalei Windows 11 em um HD, troquei todos os cabos de vídeo e força e nada. Simplesmente ao instalar o driver da placa a tela da artefato.

A placa de vídeo é nova, comprada na kabum e já realizei os testes dela em outro computador, o resultado: instalou os driver e funcionou normalmente.

Parece haver algum tipo de incompatibilidade, qual eu não faço ideia. Trabalho com suporte ao usuário nível 1 e 2, e realizo manutenção de micros a mais de 5 anos, e sinceramente nunca vi isso ocorrer.

Alguém passou por algo semelhante ou tem uma ideia concreta do que possa ser?

Postado

Pode ser que você foi premiado, placa com problema. Bom seria levar em uma assistência técnica de confiança para os possíveis reparos, se possível e compensar.

Postado

@tchagas Pensei nisso, mas como falei, testei a placa em outro computador e funcionou normal.

@marcelo-kayo Bugs de drivers na AMD sempre foi um problema né. Sobre a incompatibilidade, é algo possível mesmo mas eu nunca vi do tipo.

Já cheguei até montar computador com i7 de sétima geração e uma nvidia gs 8400 e funcionou normal.

• Curtir 1
Postado

Hoje os drivers da AMD tão muito bons, e olha que sou fã de carteirinha da Nvidia, ai pelos preços resolvi pular pra Radeon 6600 de 8gb, tem curva de fan da ventoinha no software, da pra desligar o zero fan e a fan fica ligada, sem aquela coisa doida da placa de vídeo desligar a fan até 70 graus, da pra fazer overclock, undervolt, gravação, live, tudo pelo software da AMD, coisa que na nvidia não tem alguma coisa, e o que tem de mais recurso é em softeare separado. Bugs toda marca tem, mas pela má fama dos drivers catalysts antigos a série 6xxx exemplo, ainda tem má fama pelos  comentários antigos.

A sua placa de vídeo é Pci express 4.0, igual a minha? se for, o xeon é 2.0 ou 3.0, da uma amarrada na placa de vídeo, estou passando por isso, não é a ideal para a sua maquina essas placas de vídeo com tecnologia nova, igual ao meu caso, estou trocando de placa de vídeo pois não tenho vontade de trocar a placa-mãe agora.

Faça uma limpeza ai primeiro, usa o ddu para desinstalar os drivers, depois baixa o driver mais atual e tenta de novo.

• 2 meses depois...
Postado

pode ser uma incompatibilidade de BIOS. A RX 6500 provavelmente só suporta BIOS UEFI, enquanto as placas-mães para Xeon possivelmente não tem suporte total para BIOS UEFI. E inclusive já ouvi em um outro tópico aqui no fórum que o vendedor chinês recomendava o usuário a usar somente GPU da NVIDIA com o kit Xeon.

• mês depois...
Postado

Então,

infelizmente creio que não tem muito pra onde correr. Só trocando a placa por outro modelo ou trocando o kit

Eu acabei optando por trocar meu kit xeon pelo kit de i3 12th (já que possui tecnologia pcie 4.0)

é bem bizarro pois parece que essa incompatibilidade só dá com a 6500xt junto com esse modelo da Machinist pois dá pra achar no youtube reviews da 6500xt com kits xeon.

é isso amigos.

• mês depois...
Postado

Poxa, fico até mais tranquilo, pois você dando esse depoimento e sendo tecnico na arae acaba que me tranquiliza.

Acontece exatamente igual comigo, montei faz duas semanas um PC do zero, com X99 Machinist MR9A Pro, Xeon E5 2640 V3, fonte Cooler Master 600w + 80 plus, Memórias DDR4 (4 de 8 gb) freq 2666 MHz, fan do processador cooler com seis heat pipe, SSD 1 TB. E instalei Windows 11 pro, e na hora de finalizar a atualização dos drivers AMD o computador dá tela preta e na sequencia fica o monitor fica todo com cara de artefato. 

Sou leigo e me baseei nos conhecimentos através do Youtube, e já estava pensando que fiz algo errado. 

Vi em vídeo do Youtuber Mario Mazzotti (programador) muito técnico por sinal, que ele cita que a Machinist não funciona com placa vídeo PCI 4.

Obs: Já removi Windows 11 pro, e instalei Windows 10 pro, e nada mudou, já estou convicto que a tecnologia da placa de vídeo Power Color RX 6500 XT, não é compatível com a placa-mãe Machinist MR9A Pro.  Só resta comprar outra placa vídeo e vender essa!   

Nesse vídeo a partir dos 00:09:00 minutos ele falará que a X99 Machinist não suporta PCI 4.0.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!