Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor placa de vídeo pro meu setup?


Ir à solução Resolvido por floxx,

Posts recomendados

Bom dia senhoras e senhores.

 

Este é o meu Setup:

- Processador Intel Core i7-4790k 4.0 GHz

- 2x memória RAM HyperX Fury 8gb DDR3 - 16gb Total

- placa-mãe GygaByte GA-H97M-Gaming-3

- Fonte Corsair CX 750

- Placa de Vídeo EVGA GeForce GTX 970 4gb

 

Como podem ver meu setup já é antigo, e estou melhorando ele aos poucos, meu último upgrade foi o processador, que é o melhor que consigo usar para o socket LGA 1150 da placa-mãe.

Gostaria que me ajudassem a escolher um upgrade de placa de vídeo pro meu setup, tendo em vista potencial gargalos por uma placa muito forte.

Apenas ressaltando que estou procurando placas novas que são fáceis e confiáveis de se comprar, não estou interessado em placas usadas que já saíram de linha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mesmo sendo peças novas (comercializadas novas) não compensa recomendar uma 1050 TI ou 1650 pois são inferiores a sua atual. As únicas recomendações que terão um ganho de performance que valha o upgrade são de uma RTX 3050 ou RX 6600 para cima. Não recomendo muito mais que isso, pois mesmo o 4790K sendo um baita processador, temo que ele vá limitar o desempenho de qualquer coisa acima de uma RTX 3060 TI. Até porque não vale gastar tanto em uma placa muito boa com um sistema tão antigo.

ASRock RX 6600 R$ 2800

Palit RTX 3050 R$ 2900 (Lembrando que é inferior a RX 6600 em jogos). 

Geralmente a RTX 3050 pode ser encontrada por R$ 2600, mas hoje foi o menor preço que achei.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo investir em um setup novo

existe kits upgrade por 1.8K com processadores atuais

e depois então ficar atento para pegar uma 3050 no minimo.

 

não vale a pena investir em uma placa de vídeo agora que está com preços absurdos com o setup atual, pois muitos jogos atuais vai sentir falta de processamento..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que você poderia mudar a sua pergunta, ao invés de "Qual a melhor placa de vídeo pro seu setup", você pensar em qual a melhor placa de vídeo para o que você quer rodar.
Sabemos que esse i7 não vai rodar alguns games mais novos em 60 fps mesmo que tu diminua a qualidade gráfica.
Agora se mirar em resoluções muito altas de jogos menos CPU Bound, tipo um 1440p ou coisa assim, você pode comprar uma placa forte como 3060/Ti e depois fazer um upgrade completo no setup.
Se tá mirando altas taxas de quadros em 1080p em jogos mais leves tipo CS:GO e Valorant, que um 4790k consegue levar em mais de 100 frames, um RX 6600 ou 3050 conforme o amigo disse ali vai dar conta desse tipo de uso tranquilo.
Se quiser um PC bom para os dois casos, não vai ter como não trocar esse processador em algum momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, floxx disse:

Eu diria que você poderia mudar a sua pergunta, ao invés de "Qual a melhor placa de vídeo pro seu setup", você pensar em qual a melhor placa de vídeo para o que você quer rodar.
Sabemos que esse i7 não vai rodar alguns games mais novos em 60 fps mesmo que tu diminua a qualidade gráfica.
Agora se mirar em resoluções muito altas de jogos menos CPU Bound, tipo um 1440p ou coisa assim, você pode comprar uma placa forte como 3060/Ti e depois fazer um upgrade completo no setup.
Se tá mirando altas taxas de quadros em 1080p em jogos mais leves tipo CS:GO e Valorant, que um 4790k consegue levar em mais de 100 frames, um RX 6600 ou 3050 conforme o amigo disse ali vai dar conta desse tipo de uso tranquilo.
Se quiser um PC bom para os dois casos, não vai ter como não trocar esse processador em algum momento.

 

7 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Mesmo sendo peças novas (comercializadas novas) não compensa recomendar uma 1050 TI ou 1650 pois são inferiores a sua atual. As únicas recomendações que terão um ganho de performance que valha o upgrade são de uma RTX 3050 ou RX 6600 para cima. Não recomendo muito mais que isso, pois mesmo o 4790K sendo um baita processador, temo que ele vá limitar o desempenho de qualquer coisa acima de uma RTX 3060 TI. Até porque não vale gastar tanto em uma placa muito boa com um sistema tão antigo.

ASRock RX 6600 R$ 2800

Palit RTX 3050 R$ 2900 (Lembrando que é inferior a RX 6600 em jogos). 

Geralmente a RTX 3050 pode ser encontrada por R$ 2600, mas hoje foi o menor preço que achei.

 

Muito obrigado galera.

Só uma dúvida, no caso não tem problema a placa ser pci-e 4.0 numa placa 3.0? 

Outra coisa, qual a melhor no caso, a RTX 3060 ou a 3060 TI? Percebi que a 3060 tem 12gb vram e a TI tem 8gb vram mas não sei sobre o desempenho.

 

Eu penso em rodar jogos numa resolução maior que 1080 p e tenho preferência pela qualidade gráfica.

 

No momento não tenho interesse em mudar o setup inteiro, apenas melhorar a qualidade gráfica nos games.

 

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
27 minutos atrás, Erikken disse:

Só uma dúvida, no caso não tem problema a placa ser pci-e 4.0 numa placa 3.0?

Não, pouquíssimas GPUs tem limitação no PCIE ( RX 6500 XT), as duas devem entregar até 99% do desempenho em PCIE 3.0.

 

27 minutos atrás, Erikken disse:

RTX 3060 ou a 3060 TI?

A 3060TI é bem superior, a única vantagem da 3060 é o VRAM mesmo. A 3060 ti é a melhor escolha em questão de FPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não tem problema algum porque a placa não "é" 4.0, ela suporta o modo 4.0 assim como 3.0 e todos os anteriores. 

Até o momento que escrevo a taxa de transmissão do PCIe3.0x16 é mais do que suficiente para qualquer jogo e não há ganho de performance significativo para que se precise rodar uma placa no 4.0, então fique tranquilo em relação à isso. 

 

A 3060 Ti com certeza é melhor. Apesar dos 8GB ela tem uma interface maior (292 bits) e mais CUDA Cores, que no geral traz uma performance melhor (cerca de 25% a 30%, em alguns games menos) segundo uns benchmarks que eu vi no YouTube. 

 

A grande questão que eu também tô pesquisando pra tentar responder é se vale o preço. Acho que depende muito da classe de performance que você quer mirar. A 3060 em 1440p Ultra em alguns games vai ficar ali uns 15fps atrás do 60fps, o que dando uma queda pro Alto/Médio deve resolver, ou as vezes DLSS. A 3060 Ti compensa essa diferença sem precisar baixar a qualidade gráfica e em alguns games mais leves, como ela tem mais folga, pode até rodar em 4K Alto em 60fps tranquilo.

Portanto, mirando 1440p Alto/Muito Alto - 3060 dá conta

Mirando 1440 p Ultra 4K Alto + DLSS - 3060 Ti mais indicada

Só que tem geralmente um aumento aí de 20-25% no preço. Ou seja, vai do quanto tu está disposto a gastar pela performance que quer ter.

 

vídeo referência no YouTube

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!