Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, meu gabinete é o rostock RGB e possui 3 ventoinhas frontais, fora isso não tem mais nenhuma

Uso o coolerbox que acompanha o meu processador (Ryzen 5 5600g) estou querendo trocar por um watercooler ou um aircooler…

preciso comprar mais uma ventoinha também, para colocar na traseira do PC, mas a pergunta é: vale mais a pena investir em um watercooler?(+ a ventoinha traseira) ou em 3 ventoinhas (as 2 q vão ficar em cima e a traseira) + um aircooler para o processador?

Podem recomendar watercoolers e aircoolers a vontade

Postado

Te recomendo a investir em um bom Air cooler, pois são mais duráveis, menos ruidosos, geralmente bem mais baratos do que qualquer Water Cooler de desempenho similar.

- CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
- CM Hyper 212 Turbo - 163mm
- CM MasterAir MA410P - 158,5mm
- CM MasterAir MA410M - 165,1mm
- CM MasterAir MA620P - 165mm
- DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
- Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
- Scythe Ninja 5 - 155 mm
- Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
- Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Mas recomendo dar uma atenção maior nos Scythe Fuma 2 e Ninja 5.

Obs: Não esqueça de verificar se o AC que escolher tem suporte pro socket da sua CPU/MB e também se cabe dentro do gabinete.

E recomendo também investir em mais Fans, para melhorar o AirFlow do seu gabinete.

Recomendo XPG Vento ou Scythe Kaze Flex.

Postado

Não concordo que os WC sejam mais ruidosos. WC permite que o calor saia mais próximo da parte de fora do gabinete, então o fluxo de ar não precisa ser o mesmo que um air (e portanto mais silencioso). Uma coisa é verdade, tem fabricante mandando fan vagabundo e barulhento com WC, mas isso já é outro problema.

Dito isso... um 5600g não precisa de muito em termos de dissipação, então investir num WC só faria sentido se quiser ter um sistema _mais_ silencioso. E outra, teria que ser um WC de 24 ou mais pra realmente ficar silencioso.

Tendo um WC jogando o ar pra fora pela traseira ou por cima, você não precisa de mais fan nenhuma do que já tem. Menos fans, menos barulho.

Postado

@W46n3r Ruído da bomba de um WC é maior que um ruído de um Air Cooler.

Raramente um WC terá menos ruído que um Air Cooler de qualidade.

Mas enfim.

Ao meu ver, o WC só ganha em estética, fora isso... OPTE POR AIR COOLER.

• Confuso 1
Postado

Bem, tenho um Air Noctua e um WC Corsair. Tive que trocar os fans do Corsair (as originais eram mesmo barulhentas) e no final ele ficou sim mais silencioso.

A bomba precisa ser muito vagabunda pra ser audivel. Nunca tive WC em que fosse possível ouvir a bomba.

Mas, como disse... 5600g é muito fácil de resfriar, então... talvez nem valha WC por causa disso.

Postado

@W46n3r Tive um Scythe Fuma 2 e atualmente tenho um H115i PRO XT.

E posso afirmar que WC é mais ruidoso sim.

Vejo milhares de relatos sobre WC ser mais ruidoso até mesmo aqui no Forum, mas enfim...

Opinião é opinião, você pode concordar ou discordar.

E esse não é o proposito desse post criado.

@victorhugin Reforço minha opinião, opte por um bom Air Cooler (Listei vários modelos de ótima qualidade.)

Só não se esqueça de consultar no site do fabricante da sua placa-mãe, a altura suportada para um Air Cooler.

• Confuso 1
Postado

Opinião é opinião e a sua tem que prevalecer, entendi. Mas enfim...

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gaming/resources/cpu-cooler-liquid-cooling-vs-air-cooling.html

Lê ai amigão. A própria Intel dizendo que WC normalmente é mais silencioso. WC barulhento é WC vagabundo... e eles devem existir aos montes.

Um argumento que se pode ter é que no preço de um bom Air, o WC equivalente  o que você vai conseguir são os vagabundos. E um 5600g não precisa de muita dissipação. Eu tenho ele com um Noctua antigo, com fans ajustadas no mínimo manualmente e ele não dá termal throttle... então...

Quanto ao seu WC. você experimentou trocar as fans do WC? Troque e veja a diferença. E uma dica, se consegue ouvir a bomba do seu Corsair, eu recomendo RMA.

• Haha 1
Postado

@Shelby_ O Scythe Kotetsu Mark II é mt fraco em comparação com o Fuma 2?? porque tava comparando o tamanho e o preço e o Mark II é mais barato e menor, mas vou perder mt desempenho por isso?

Postado
14 horas atrás, Shelby_ disse:

@W46n3r Interpretação está em dia em amigão!!! Kkkkkkkkk

Bora praticar que está precisando.

E bora ler artigo em inglês (desculpe, foi o que eu achei) pra se informar melhor sobre WC... né?  Uma coisa é opinião, outra coisa são fatos.

A Intel não fabrica WC então acho que dá pra dizer que ela é isenta.

Acha ai por favor um artigo (isento) dizendo que WC é mais barulhento por favor. Queria mesmo dar uma lida sobre. Bora!

Postado

@Shelby_ minha placa-mãe é a b450 ASUS prime, queria comprar a XPG vento RGB, mas ela é ARGB então minha placa não suporta, como eu poderia resolver isso??

Lembrando que tenho mais 3 ventoinhas no PC, e elas são RGB convencionais 

Postado
Em 02/05/2022 às 17:39, W46n3r disse:

WC permite que o calor saia mais próximo da parte de fora do gabinete, então o fluxo de ar não precisa ser o mesmo que um air (e portanto mais silencioso).

Os air coolers tipo torre tem basicamente o mesmo efeito, a diferença acaba sendo mínima. Se um WC não aumenta em nada a temperatura do sistema, um bom air cooler com o preço compatível, mesmo com fan em rotação mínima, vai aumentar em 1 ou 2 graus, quando muito.

Em 02/05/2022 às 18:33, W46n3r disse:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gaming/resources/cpu-cooler-liquid-cooling-vs-air-cooling.html

Lê ai amigão. A própria Intel dizendo que WC normalmente é mais silencioso. WC barulhento é WC vagabundo... e eles devem existir aos montes.

Tem que ter em mente que aqui no Brasilzão de meu deus o conceito de 'vagabundo' é meio elástico. O que é considerado meia boca no exterior, não raro é 'excelente' aqui. Cheguei a comprar um Maelstrom 240T, considerado um bom custo-benefício, e devolvi porque me incomodei com o barulho da bomba. Mesmo com os fans no mínimo, o WC era barulhento pro meu gosto. Troquei por um Lucifer K2, que na época paguei metade do preço, e não poderia ficar mais satisfeito. Deixo a rotação dos fans sempre no mínimo e no inverno chego a usar 0 RPM, deixando só com a dissipação passiva e ruído zero. É um cooler de tier 5 vs ou WC de tier 3, então a diferença máxima de temperatura, na prática, dá algo na casa de uns 5 graus, o que pra mim é absolutamente irrelevante.

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Tem que ter em mente que aqui no Brasilzão de meu deus o conceito de 'vagabundo' é meio elástico. O que é considerado meia boca no exterior, não raro é 'excelente' aqui.

Bem, isso é verdade... infelizmente.

Os Airs estão numa fase boa, com excelentes opções... talvez por conta dos lançamentos absurdos recentes da Intel. Os WC sempre tiveram um problema no quesito custo x beneficio e por conta disso alguns fabricantes acabam com modelos que focam no "baixo custo a qualquer custo" e aí vem essas monstruosidades para o mercado. Aí promovem o produto bomba com meia dúzia de Youtubers influenciadores vendidos... e a sujeira está feita.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!