Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho esse problema desde quando montei o meu PC, e isso faz mais de 3 anos.

Qual o problema?

Tenho stutterings em todos os jogos, até mesmo nos mais leves. Outro problema que tenho, e que é o motivo de eu estar criando esse post é meu pc reiniciar sozinho aleatoriamente, e na maioria das vezes que isso acontece, eu estou simplesmente com um navegador aberto, sem nada pesado. Dessa parte de reiniciar sozinho, são 3 problemas diferentes, sendo eles:

- Reiniciar sozinho;

- O mesmo problema acima, porém a tela continua preta, o pc não inicia, então sou forçado a desligar;

- A tela congela e também sou forçado a desligar.

O que definitivamente não é?

- Placa de Vídeo: Já tive 2 placas de vídeo, e o problema acontecia com as duas, inclusive, a segunda eu mandei para o RMA e não encontraram problemas com ela;

- Temperatura;

- Software: Já testei várias coisas com o Windows e nenhuma delas funcionava. Há uns meses atrás migrei para o Linux, e todas as distros que eu usei aconteciam esse problema;

- HDD/SDD: Já troquei várias vezes, e também sem sorte;

- RAM: Já rodei o memtest 2 duas vezes, uma bem no início desse problema, e outra essa semana, ambos não acusaram nenhum erro com a memória RAM;

- BIOS: Já atualizei várias vezes e nada.

O que acho que é?

- Fonte: Talvez esteja com defeito;

- placa-mãe: Talvez seja alguma configuração na BIOS ou está com defeito;

Há 2 dias eu mudei essas 2 configurações na BIOS: Power Supply Idle Control (Typical) e Global C-State Control (Desativado). Desde então meu pc não reiniciou, porém não sei se de fato ajudou em algo já que esse problema as vezes para e volta. Os stutterings não pararam, na verdade, nada que eu fiz nesses 3 anos sequer melhoraram os stutterings.

Minha configuração

placa-mãe: B450 Aorus Elite

Fonte: Corsair CX550

Processador: Ryzen 5 1600

Placa de Vídeo: RX 580 4GB Gigabyte

RAM: 12GB (Era 16 mas uma das memórias parou de funcionar recentemente)

SSD: 256GB

Postado

@henriq20 uma das possíveis causas de desligamentos repentinos é o CPU estar com uma tensão tão baixa que ele reinicia.

E fica a dúvida: problema no VRM ou direto na tensão da fonte?

Postado

@MrNobody Mas o que faria o computador desligar? A própria placa-mãe?

Faz bastante sentido isso já que isso ocorre bastante quando deixo o pc ligado e vou fazer outra coisa. Um outro problema que acabei esquecendo de mencionar é que quando o computador tá suspenso e ligo ele de volta, ele até liga porém não dá imagem, então sou forçado a desligar também.

Quanto sua dúvida, não sei te responder. Eu já tentei testar a fonte com um multímetro, porém não encontrei a opção que vi as pessoas usando na internet, sendo assim não consegui checar se as tensões estavam corretas. Essa fonte faz um barulho baixo bem estranho, inclusive com o computador desligado, porém acho que seja coil whine.

Postado

@MrNobody Realmente ter desativado o Global C-State Control resolveu o problema dos desligamentos. Já é mais de 1 semana sem os problemas que havia mencionado.

Porém ainda continuo com os stutterings, e isso é algo que me assola desde quando montei o meu pc. Será que isso pode ter haver com RAM? Eu tinha 4 pentes de 4gb (2400mhz), porém uma parou de funcionar e só estou com 3 agora. Estou achando que pode ser elas já que são umas chinesas daquelas bem baratas. Tem como me dar um norte em relação a isso?

Postado

@henriq20 Poderia ser até a placa-mãe, já que a placa-mãe vai trabalhar com a comunicação de todos os componentes.

Para testar a RAM teria que testar pente por pente, o que poderia ser um problema já que 4gb não é quase nada e causaria stuttering por outros motivos. Talvez testar duas memórias por vez tanto em dual channel como single channel. E ver como o PC se comporta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...