Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tô pensando no momento em realizar um upgrade no meu PC vendendo as peças que possuo atualmente, vou deixar abaixo as especificações do meu PC:

Placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

Processador: AMD Ryzen 5 3500 (6/6) 

memória RAM: Ballistix 16GB DDR4 (2x8 uma de 2400mhz e outra de 2666mhz)

Placa de vídeo: AMD RX 580 8GB XFX

SSD: ADATA SU650 120GB

HD: 2 Western Digital 1 TB (7200 RPM) Modelo WD10EZEX

Fonte: Corsair CX 550 Bronze

Gabinete: Cougar MX340

Eu gostaria de mais ou menos um norte de vocês em relação a esse upgrade, tendo em vista que em relação à VGA, eu desejo trocar para Nvidia e tenho algumas perguntas:
- Qual seria a estimativa de valor que consigo vender tanto o processador quanto a placa de vídeo em relação aos preços atuais?

- Qual seria uma recomendação de placa de vídeo e processador? viso utilizar o computador em multitarefa e também pra jogos (70% pra jogos competitivos principalmente battle royale (Warzone/Apex Legends) e 30% em jogos mais pesados (Elden Ring, God of War). Não pretendo jogar em 4K, somente em Full HD na casa dos 144 FPS + em Battle Royales e FPS competitivos e ao menos 60 FPS + em jogos mais pesados.

- Devo realmente vender todas peças? se não, qual eu poderia "reciclar" ?

OBS: recebi algumas recomendações de amigos em relação à placa-mãe e CPU, de que eu poderia comprar um Xeon E5-2697  V3 e uma placa-mãe para o mesmo. Não sei se realmente vale ou não à pena o upgrade e gostaria da opinião de vocês. Desde já peço desculpas pelo tamanho do post mas agradeço à quem puder me responder. 😁

• Solução
Postado
6 minutos atrás, gstv disse:

- Qual seria a estimativa de valor que consigo vender tanto o processador quanto a placa de vídeo em relação aos preços atuais?

Esse 3500 vale por volta de R$500. A placa dá pra conseguir uns R$1.300-1.400 nela por ser a versão de 8GB.

8 minutos atrás, gstv disse:

- Qual seria uma recomendação de placa de vídeo e processador? viso utilizar o computador em multitarefa e também pra jogos (70% pra jogos competitivos principalmente battle royale (Warzone/Apex Legends) e 30% em jogos mais pesados (Elden Ring, God of War). Não pretendo jogar em 4K, somente em Full HD na casa dos 144 FPS + em Battle Royales e FPS competitivos e ao menos 60 FPS + em jogos mais pesados.

Core i5 12400F e RTX 3060 seriam uma boa combinação para jogos competitivos atuais em altas taxas de FPS. Tem também a RX 6600 que é um pouco mais barata, mas ela vai apresentar problemas de estabilidade em jogos DirectX 11.

12 minutos atrás, gstv disse:

- Devo realmente vender todas peças? se não, qual eu poderia "reciclar" ?

Já que vai pegar um 12400F vai ter que vender o restante. A menos que queira reaproveitar a placa-mãe e usar um Ryzen 5 5600, mas ele é um pouquinho mais fraco que o 12400F. As memórias você pode vender pra pegar alguns de 3600MHz, mas se quiser manter não vai ter problema também.

Pelo que vi seu gabinete tem a frente toda fechada, isso aí prejudica o fluxo de ar. Pegar um gabinete mesh vai ser uma boa pra você também.

14 minutos atrás, gstv disse:

OBS: recebi algumas recomendações de amigos em relação à placa-mãe e CPU, de que eu poderia comprar um Xeon E5-2697  V3 e uma placa-mãe para o mesmo. Não sei se realmente vale ou não à pena o upgrade e gostaria da opinião de vocês. Desde já peço desculpas pelo tamanho do post mas agradeço à quem puder me responder. 😁

Isso aí seria um downgrade em relação ao seu Ryzen 5 3500 quando se fala de jogos competitivos. Xeon só tem desempenho alto para multi-core, isso é totalmente inútil para jogos no momento. Jogos dependem de núcleos potentes, e Xeon V3 usa núcleos lá da 4ª geração Intel Core, é arquitetura de 2014.

• Amei 1
Postado
50 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse 3500 vale por volta de R$500. A placa dá pra conseguir uns R$1.300-1.400 nela por ser a versão de 8GB.

Primeiramente obrigado por responder. Eu havia esquecido de mencionar alguns detalhes:

Eu montei essa configuração em meados de Fevereiro de 2019 onde os preços estavam lá em baixo ainda, tanto que a RX se não me engano saiu por R$980 e o KIT do Ryzen + B450 por R$1400. Andei pesquisando sobre ela e vi que algumas pessoas utilizem ela ainda pra mineração, e dando uma olhada nos Marketplace e OLX, estão vendendo ela à cerca de 2 anos mais ou menos. Acha que só da pra vender ela nos R$1400 pra baixo mesmo? ou é possível vendê-la a um valor um pouco acima do que me recomendou?

54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Já que vai pegar um 12400F vai ter que vender o restante. A menos que queira reaproveitar a placa-mãe e usar um Ryzen 5 5600, mas ele é um pouquinho mais fraco que o 12400F. As memórias você pode vender pra pegar alguns de 3600MHz, mas se quiser manter não vai ter problema também.

Caso eu pegue o 12400F, qual seria uma boa recomendação de placa-mãe?

55 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pelo que vi seu gabinete tem a frente toda fechada, isso aí prejudica o fluxo de ar. Pegar um gabinete mesh vai ser uma boa pra você também.

Na verdade errei o modelo, desculpe. É o Cougar MX 330, acredito que dê pra ficar com ele. Meu único receio era em relação ao tamanho das placas-mãe e placa de vídeo, se daria ou não nesse gabinete. 

Postado
47 minutos atrás, gstv disse:

Primeiramente obrigado por responder. Eu havia esquecido de mencionar alguns detalhes:

Eu montei essa configuração em meados de Fevereiro de 2019 onde os preços estavam lá em baixo ainda, tanto que a RX se não me engano saiu por R$980 e o KIT do Ryzen + B450 por R$1400. Andei pesquisando sobre ela e vi que algumas pessoas utilizem ela ainda pra mineração, e dando uma olhada nos Marketplace e OLX, estão vendendo ela à cerca de 2 anos mais ou menos. Acha que só da pra vender ela nos R$1400 pra baixo mesmo? ou é possível vendê-la a um valor um pouco acima do que me recomendou?

Poder você pode, mas é injusto. Antigamente quando faltavam placas baratas no mercado dava pra se aproveitar dos outros dessa forma, hoje não faz mais sentido porque dá pra pegar RX 6500 XT nova por R$1.400 durante a promoção, o desempenho dela é similar e até um pouco acima da RX 580, os únicos pontos negativos são a pouca memória (4GB), desempenho capado em PCI-E 3.0 e a falta de codecs de vídeo, mas em todo o resto ela é superior e ainda é uma placa nova.

Caso eu pegue o 12400F, qual seria uma boa recomendação de placa-mãe?

Pode ser uma ASUS Prime H610M-A, é uma boa placa custo-benefício.

Na verdade errei o modelo, desculpe. É o Cougar MX 330, acredito que dê pra ficar com ele. Meu único receio era em relação ao tamanho das placas-mãe e placa de vídeo, se daria ou não nesse gabinete.

Ah sim, esse modelo parece melhor. Não vai ter problema com tamanho dos novos componentes também, as dimensões estão boas.

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Poder você pode, mas é injusto. Antigamente quando faltavam placas baratas no mercado dava pra se aproveitar dos outros dessa forma, hoje não faz mais sentido porque dá pra pegar RX 6500 XT nova por R$1.400 durante a promoção, o desempenho dela é similar e até um pouco acima da RX 580, os únicos pontos negativos são a pouca memória (4GB), desempenho capado em PCI-E 3.0 e a falta de codecs de vídeo, mas em todo o resto ela é superior e ainda é uma placa nova.

Na minha cidade tem um pessoal maluco vendendo rx 580 de 8 GB por 3k 

Postado
3 minutos atrás, Joao66 disse:

Na minha cidade tem um pessoal maluco vendendo rx 580 de 8 GB por 3k 

IMG_20220504_205646.jpg

Isso tem muito e em todo canto. Até mes passado estava procurando uma placa pra comprar, só tinha RX 570/580 usada por R$1.800-2.000 (as mais "baratas"), fui e paguei R$1.850 nessa GTX 1660 Ti novinha pelo Aliexpress, e ainda parcelei no cartão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!