Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Desde já, peço desculpas se essa não é a área certa de postar, sou nova no fórum.

Bem, desde ontem (06/05/2022) o meu PC tá congelando do nada, sem aviso ou qualquer forma de fazer ele voltar, ao não ser forçar o desligamento e depois ligar novamente.

Ele congelou quando eu liguei e iniciei o Windows 10.

O computador simplesmente congela a tela onde está, com o mouse na mesma posição. Nada mais se move ou funciona... Tento usar o teclado e nada acontece, ai depois de alguns segundos, o mouse desliga e não liga mais, mesmo eu desconectando e conectando novamente.

Depois de algumas tentativas, ele ligou e ficou funcionando normalmente. Aproveitei e fiz uma limpeza nos arquivos, e fiz uma analise do HD e arquivos do W10, que estão perfeitamente normais, atualizei tudo que tinha que atualizar... então ontem funcionou bem o dia todo depois disso.

Porém, hoje quando eu fui ligar ele novamente, aconteceu o mesmo problema.

Então abri o gabinete, limpei as memórias e a placa-mãe. Notei que preciso trocar a pasta térmica, mas nada urgente, então acredito que não seja isso... Enfim, depois da limpeza, liguei ele novamente e estava tudo funcionando perfeitamente, até que do nada ele congela e eu tive que forçar o desligamento.

Meu PC é assim:

Intel Core i7-7700

GTX 1060 6gb GDDR5

RAM 16gb DDR4

Enfim, alguém tem alguma ideia do que pode estar causando isso? E como consertar?

Eu preciso do PC para trabalhar e já estou um pouco desesperada de ficar sem ele... Porque sem o PC não consigo dinheiro para consertar ele mesmo kkkk

Bem, é isso!

Desde já agradeço a atenção.

Postado

@Vanessa June Use o HWMonitor para verificar a temperatura do PC.

Use o CrystalDiskInfo para verificar a saúde do HD ou o HDTunes para um error scan.

O memtest86 para verificar se há erros na memória. E supondo que são 2 pentes de 8gb de memória testaria também se o mesmo ocorre quando somente um pente está conectado.

E qual é a sua fonte? Marca e modelo.

Postado

@MrNobody Olá!

Está bem, vou usar esses programas para fazer uma analise do pc.

Sim são 2 pentes de 8 gb. Depois da analise, vou testar com apenas 1 deles para ver se persiste esse problema.

Sobre a fonte, eu não sei te informar exatamente, pois é um "PC pronto", o Acer GX 783 BR13, então não fiz a escolha. Mas vou colocar em anexo um foto dela... espero que isso ajude a você saber qual a fonte.

Obrigada!

20220507_111320.jpg

Postado

@Tiberio Eu não conheço ninguém com um pc que poderia me emprestar uma fonte... então esse teste não poderei fazer

Bem, atualizando aqui...

@MrNobody Fiz todos esses testes e tudo estava normal, temperatura, HD e as memórias.

Só que durante a verificação, eu tinha notado que estava dizendo que tinha apenas 8 gb de Ram e não 16. Pensei então que realmente um pente estava ruim... Mas não. Ambos estão bons.

A besta aqui não conectou um pente de ram direito depois que fiz a limpeza hoje cedo 😑

Depois que notei isso, fiz o teste com o Memtest86 e constatou que está tudo normal com as memórias...

Enfim, estou com o PC ligado há algum tempo e vendo se ele vai dar o problema novamente. Poderia ser poeira antes, e depois pode ter sido por incapacidade minha kkk

Agora, só vou esperar para ver o que vai acontecer. Depois atualizo aqui sobre o que aconteceu!

Agradeço muito a vocês dois pela paciência e pela ajuda!

Postado

@Tiberio @MrNobody

Bem, ontem o PC voltou a congelar como antes, então desliguei e desisti...

Hoje, dei uma olhada na fonte, tentei ver se tinha algum cheiro de queimado ou algo do tipo, e acho que tem sim.

Depois disso, tentei ligar o PC e ele não ligou mais 😔

Acredito que seja a fonte mesmo, já que todos os outros componentes estão normais, como pude constatar nos testes de ontem.

Enfim, irei comprar outra fonte (Vocês indicam alguma, de pelo menos 500w?)

Depois que eu colocar a fonte nova, vou vim aqui falar se deu certo ou não.

Obrigada novamente e desculpa o incomodo!

Postado

@Vanessa June só fiquei em dúvida se esse modelo de fonte é do tamanho ATX, mas pelo que vi pelo Google é para ser e tem os cabos normais de uma fonte. Não parece ser como um Dell que tem cabeamento próprio. 

A recomendação de uma boa fonte De entrada é a XPG Pylon 550w. Existem alguns outros modelos como Pichau Nidus 500w. A Corsair CX500 ainda é um bom modelo, mas costuma ser mais caro aqui no Brasil. As fontes da Seasonic também costumam ser boas só que uma disponibilidade menor aqui no Brasil.

Postado

@MrNobody Pelo que vejo, essa fonte aqui é como qualquer outra... tem um monte de cabo "sobrando" nela, todos arrumados em um canto do gabinete. Não acho que seja uma fonte personalizada.

Ok! Vou procurar por essas fontes ai!

Obrigada ^-^

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!