Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um pc que é praticamente novo de fabrica, Montei ele no inicio do ano com peças todas novas. Durante os três primeiros meses de uso o computador era uma beleza, desligava rápido, ligava rápido e nunca deu nenhum problema relacionado a falta de Energia ou reiniciamento por consumo excessivo de energia ou Sobreaquecimento (Não que esse seja o problema) Mas logo agora em Abril eu comecei a notar que meu computador do nada simplesmente não tá mais querendo cooperar comigo.
Ele começou a dar problemas para ligar, Ficava reiniciando logo após entrar na logo do Windows quando ligava e sempre me deixava em um Loop infinito de Reparo automático, Vez ou outra eu conseguia fazer ele funcionar e conseguia jogar um pouco ou assistir alguns vídeos antes dele desligar novamente do nada e Começar toda aquela dor de cabeça com Reiniciamento novamente...

Eu até pensei que o problema poderia ser a fonte então eu comprei uma nova que por sinal ainda está para chegar e acreditava que isso seria o que resolveria meu problema, Mas como eu sou curioso eu fui descobrir hoje enquanto mexia na minha memória RAM que o meu pc está se recusando a ligar em Dual channel, Eu já testei e ele liga com ambas as memórias (Ou seja elas não estão corrompidas ou queimadas) e também liga com ambos os Slots (Ou seja nenhum dos meus dois slots Estão queimados ou com poeira/sujos) A questão que me resta é.... qual seria o problema? Porque se ambas as memórias e ambos os Slots funcionam perfeitamente eu não sei qual pode ser o problema do meu computador, Alguém me ajuda pelo amor de deus eu estou com esse problema já faz um Mês inteiro e nem Formatar o computador (Coisa que eu fiz umas 5 vezes pensando que isso era problema do Sistema operacional) resolveu.

Minhas memórias são duas de 8GB da Husky gaming 2666mhz
E minha placa-mãe é uma GA-A320M-s2h

OBS:. Uma informação extra para caso isso ajude a decifrar esse enigma do meu computador aqui, Meu computador tem problema com aterramento elétrico ou seja eu preciso de um cabo de aço ou arame que conecte o meu gabinete a parede ou chão da minha casa para ajudar a dissipar um pequeno vazamento de eletricidade que afeta meu Setup, Ele não dá choque ou afeta meus componentes ou monitor mas deixa meu teclado bugado a ponto de eu precisar deixar meu pé encostado no Gabinete para dissipar essa eletricidade no meu corpo e ele funcionar corretamente.

Postado

@TFZera Como está checando o dual channel?

Já tentou resetar a BIOS ou carregar as configurações otimizadas da BIOS entrando na própria BIOS? Em algumas placas mães o atalho dentro da BIOS é o F9.

E poderia ser até um problema de pino torto no processador.

Postado
1 hora atrás, MrNobody disse:

@TFZera Como está checando o dual channel?

Já tentou resetar a BIOS ou carregar as configurações otimizadas da BIOS entrando na própria BIOS? Em algumas placas mães o atalho dentro da BIOS é o F9.

E poderia ser até um problema de pino torto no processador.

Eu to checando se o dual channel está funcionando através do CPU-Z.

Cara pino torto no processador é provável que não seja, Pois eu fiz a instalação correta dele e não mexi nele desde o dia que eu montei o computador.

agora resetar a BIOS? como que faz isso?

Ah e Obs:. Eu acabei de ligar o PC em single channel mexi um pouco nele, desliguei e coloquei os dois slots de memória Ram novamente e ele decidiu funcionar.

Postado

@TFZera Poderia ser só sujeira no slot e uma limpeza com um pincel resolveria. Ou até limpar os contatos das memórias com álcool isopropilico, limpa contatos ou borracha branca.

Se o PC ligar é só ir na BIOS e procurar pela opção de resetar a BIOS.

Se o PC não ligar é retirar da tomada e retirar a bateria da placa-mãe por alguns minutos.

Postado
1 hora atrás, MrNobody disse:

@TFZera Poderia ser só sujeira no slot e uma limpeza com um pincel resolveria. Ou até limpar os contatos das memórias com álcool isopropilico, limpa contatos ou borracha branca.

Se o PC ligar é só ir na BIOS e procurar pela opção de resetar a BIOS.

Se o PC não ligar é retirar da tomada e retirar a bateria da placa-mãe por alguns minutos.

Certo... Nesse caso eu vou esperar minha Fonte nova chegar e Instalar ela, Eu já tentei limpar a memória RAM com borracha branca escolar, a borracha sempre ficava um pouco pretinha depois de passar na memória mas não aparentou resolver em nada então também vou comprar um pouco de álcool isopropilico e um pincel para limpar os slots e a memória RAM também.

Enquanto isso eu uso o computador em Single-channel caso ele não queira ligar com Dual-channel

O Pc sim liga, Eu até consigo acessar a BIOS livremente porém quando se trata de carregar o Windows ele entra em um Loop de Reinicio quando aparece a Logo do Windows 10, as vezes ele nem deixa o Computador finalizar o Processo de reparo automático e já reinicia.

Postado

Vamos lá minha gente, Passando aqui para dar aquela atualizadinha Básica na situação para caso alguém tenha o mesmo problema que eu possa resolver.

Eu fiz o seguinte, Por precaução eu removi meu cooler e limpei ele, também removi o Processador e chequei pino por pino para ver se não tinha nenhum torto (Realmente não tinha pino torto), Então eu só coloquei ele de volta na placa-mãe e reapliquei a pasta térmica assim montando novamente o Cooler

Eu também removi os meus dois pentes de memória RAM e limpei os contatos deles com uma borracha branca escolar nova que eu comprei no bazar hoje de tarde, limpei o resto de borracha dos contatos com um pincel de escola mesmo (Aqueles que tem os pelos bem suaves e molinhos para não danificar o contato) e deixei de lado no meu quarto para montar depois.

Logo após eu aproveitei que meus irmãos trabalham em um Lavador de carros e fui lá para usar o Compressor de ar deles para poder limpar meu computador de qualquer poeira, Eu passei um pouco de ar na fonte para tirar a poeira dela, dos coolers laterais e então esperei a poeira abaixar antes de passar ar na placa-mãe e nos Slots de memória RAM de uma distancia segura para não danificar nada já que Compressores industriais podem ser bem potentes.

Depois eu só voltei para casa coloquei as duas memórias em dual channel e tentei ligar o Pc.

Quando o pc estava ligando ele mostrou umas linhas de código branco (O que demonstra que o processador está ligando o computador, comprovando que ele não está com problemas) e Logo após isso o Windows carregou e abriu!

Conclusão: talvez era apenas sujeira na minha placa-mãe que estava afetando alguma ligação elétrica ou nos meus slots de memória RAM, Mas de qualquer forma eu não irei comemorar ainda já que tem a chance do computador voltar a dar esse mesmo problema logo após eu reiniciar ele, De qualquer forma parece ter funcionado e resolvido.

Manterei esse tópico atualizado caso isso aconteça e eu descubra outro problema, mas por agora é isso!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!