Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde galera, eu sou técnico de informatica e estou tendo um problema que nunca vi antes e nem consigo resolver. 

Meu computador simplesmente desliga durante partidas de League of Legends, jogos mais pesados como Fifa 22 não apresentam nenhum problema. Resolvi então abrir a máquina trocar a pasta termica tanto do processador quanto da placa de vídeo e ainda sim nada mudou, troquei meu SSD e nada mudou. Fiz configuração em minha placa de vídeo para abaixar o o consumo de energia dela e modifiquei com quantos clocks meu processador estava trabalhando, ainda sim nada resolve. 

Foi então que decidi usar programas de benchmark para forçar meu computador ao máximo e ai veio minha surpresa, meu computador com o Aida64, 3D Mark e Unchine Heaven rodando no máximo ele simplesmente não desligou, ficou por 4horas em stress máximo normalmente. Após isso abri meu fifa 22 joguei uma partida de 10 minutos e ele permaneceu normal, então abri o lol e decidi jogar, advinhem ? Sim ele desligou completamente do nada, ele simplesmente desarma como se a fonte estivesse sendo desligada.

Processador FX - 6300 hexa core
Placa de vídeo Radeon R9 380 4GB DDR5

memória Ram 2x8 1600mhz DDR3
placa-mãe M5A78 -M LX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Precision FX mais qualquer placa-mãe que não seja do chipset 970 e 990 tem um problema já conhecido que com o tempo a placa-mãe morre. Isso se da pelo VRM dessas placas-mães não terem sido feitos para suportar a TDP de 95w ou superior.

 

Muito provavelmente o problema está em sua placa-mãe.

 

@Gustavo Precision Um underclock e undervolt do processador talvez resolva esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Precision É de fato um comportamento estranho.

 

Existem casos, menos comuns, em que o computador pode desarmar pela CPU estar recebendo uma tensão muito inferior ao necessário - e isso normalmente ocorre quando você está com uma página da internet aberta ou usando algum programa leve como o word. O que não é o caso do LoL que deve sim forçar o uso da CPU.

 

A diferença entre um teste de stress e um LoL provavelmente é que o teste de stress é mais estável e ele força a CPU a chegar no máximo. O LoL por outro lado vai ter situações que são mais estressantes ao computador um 5 vs 5 onde vai necessitar de muito mais uso devido a grande uso de skills, etc. Talvez entre o stress de situações mais pesadas e para situações mais leves do jogo a tensão da CPU esteja caindo em excesso.

 

Imagino que o Fifa seja mais estável também em questão de FPS e uso dos recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody De fato fez muito sentido o que você falou agora, inclusive fez tanto sentido que me fez lembrar um fato que aconteceu uns dias atrás, eu estava executando testes de stress durante uma hora, quando eu dei stop no teste e o uso da CPU começou a cair ele desarmou em seguida exatamente igual ao que acontece com o lol. Agora vai a minha pergunta acha que teria algo para fazer, para manter o uso da CPU estavel ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Precision É complicado, porque se é realmente a tensão isso significa que os VRMs estão desgastados e seria melhor trocar a placa-mãe.

 

Talvez um Underclock e Undervolt "resolveriam" seu problema. (O undervolt até poderia piorar o problema se for tensão muito baixa ou talvez seja justamente porque o VRM está chegando em uma tensão X que ele não esteja aguentando a queda e isso resolva o problema)

Talvez alterar os planos de energia do Windows para Alto Desempenho possa "resolver" o seu problema, a CPU se não me engano seria forçada a trabalhar em uma frequência maior.

Talvez até exista alguma outra maneira de manter a CPU em alguma frequência maior para que não ocorra essas quedas repentinas de tensão. Mas eu pessoalmente desconheço, por nunca ter me interessado em overclock e afins.

 

E resolver entre aspas devido a natureza do seu problema ser algo que já é conhecido VRM desgastado por um processador que não deveria ter sido utilizado na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Boa noite amigo, um feedback sobre a situação. Depois que você me deu essa luz eu mudei algumas configurações. 

Sempre joguei lol com os graficos no minimo e com o anti-aliasing desativado, coloquei meus graficos no ULTRA tudo que eu podia deixar em melhor qualidade eu fiz, ativei o anti-aliasing. Já joguei 7 partidas e até agora nada do PC desligar. 

Obrigado pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!