Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Recentemente eu adquiri uma Ryzen 3 4100 e agora tô atrás de uma placa-mãe que seja boa. E eu escolhi a MSI B550 PRO DASH.

Só que eu sou leigo no que diz respeito a qual memória RAM pegar(modelo, frequência etc). Pois eu queria pegar uma com frequência de 3000mhz e lá nas especificações dela (placa-mãe) tem a seguinte informação (Suporta DDR4 1866/ 2133/ 2400/ 2667/ 2800/ 2933 MHz por JEDEC)

E outra coisa, meu primo está me enchendo o saco para eu verificar a compatibilidade da RAM. É difícil achar uma ram compatível com essa placa-mãe?

E mais um ponto: Uma galera me indicou umas memórias RAM. Vou coloca-las aqui em baixo. E gostaria de saber se, de fato, elas são compatíveis com essa placa-mãe. Porque o meu medo é comprar e não ser compatível.. conto com ajuda de vocês. valeu

https://www.kabum.com.br/produto/133506/memória-crucial-ballistix-8gb-DDR4-3000-MHz-cl15-branco-bl8g30c15u4w

https://www.kabum.com.br/produto/176682/memória-crucial-ballistix-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preta-bl8g32c16u4b

• Curtir 1
Postado

Essas memórias tem mais frequência do que o permitido pela placa-mãe, você pode até comprar mas ela não trabalhará nos 3200/3000MHz e sim 2933, eu encontrei essas na Terabyte caso queira dar uma olhada

Memória DDR4 Oloy Cardinal, 8GB, 2666MHz, Black, ND4U0826190BB1SB (terabyteshop.com.br)

e também uma da Corsair porém com preço maior

Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 2666MHz, CMK8GX4M1A2666C16 (terabyteshop.com.br)

• Obrigado 1
Postado

@Lucas Ximenes amigo, essas velocidades aí se referem apenas ao padrão JEDEC, as memórias que você compra por aí não anunciam velocidade em JEDEC e sim em XMP. O problema é que você fez uma escolha errada de placa-mãe, esse modelo não possui suporte a XMP, coisa que 99% das placas-mãe para Ryzen suportam, e você escolheu justo uma dentro dos 1% que não suportam. Eu sei porque quase comprei ela e descobri o motivo de ser tão barata, é uma placa capada via BIOS. Mas você ainda poderia usar tranquilamente frequências mais altas via overclock manual, pois o XMP nada mais é que um "overclock certificado pelo fabricante".

As memórias que você comprar de 3000MHz, 3200MHz ou 3600MHz, por exemplo, só vai suportar via JEDEC 2133MHz, 2400MHz ou 2666MHz, a única forma de pegar os 3000/3200/3600MHz seria ativando o XMP (que sua placa não suporta) ou fazendo o overclock manualmente (que dá mais trabalho). Minhas memórias são XMP de 3600MHz, nativamente elas só suportam 2133MHz via JEDEC. Se eu colocar elas em qualquer PC e iniciar pela primeira vez, elas vão começar rodando a 2133MHz e só vão subir acima disso com overclock manual ou ativando o XMP para 3600MHz.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Entendo! No caso ali, eu acabei escrevendo "escolhi" como se tivesse adquirido essa placa-mãe, mas não, não comprei ainda.

Outro ponto: Eu não sou de ficar fazendo OC.

Qual placa-mãe você me recomendaria? 

Meu processador é esse Ryzen 3 4100 + 1050ti.

Postado
8 horas atrás, Lucas Ximenes disse:

Outro ponto: Eu não sou de ficar fazendo OC.

Então pegue uma A520m, não tem porque gastar numa placa-mãe mais cara se não vai fazer overclock.

Essa A520m da Gigabyte suporta memórias DDR4 de até 5000Mhz e esta por 449 reais na Kabum.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Lucas Ximenes
Realmente as todas as A520m são PCIe 3.0 então se voce pretende colocar uma RX 6500XT acho valeria a pena pegar aquela B550...
Pelo que li dessa placa da MSI, é possível instalar nela uma outra BIOS mais completa(BIOS de outra placa que eu não lembro qual é)

Obs: Esse Ryzen 4100 que voce esta comprando possui suporte apenas ao PCIe 3.0 então de qualquer forma voce não teria disponível a maior largura de banda do 4.0

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Aham, entendi. Outro ponto que eu tinha lido dela, é que ela funciona com quase todos os Ryzen. Sejam os atuais e os futuros. Então caso eu quisesse dar um UP num Ryzen mais avançado, eu não teria que gastar com outra placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!