Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um Ryzen 5 1600, estava pensando em pegar um Ryzen 5 3600, compensa a troca? dará uma diferença bacana?

Outra dúvida, tenho uma Gigabyte B450M DS3H, como sei se a BIOS dela está atualizada para essa série 3000?

Postado

@Shandyego você terá um ganho ainda maior pegando um Ryzen 5 5600, valeria muito mais a pena. O Ryzen 5 3600 proporcionaria alguns ganhos sim, mas o 1600AF é basicamente um 2600, de uma geração pra outra você não vê tanto ganho assim.

Verifique a versão da BIOS que está na sua placa-mãe (dá pra ver pelo CPU-Z na aba Mainboard) e siga os passos recomendados pelo fabricante para atualizar. Para funcionar com o 5600 você precisa ter no mínimo a versão F60 e para funcionar com o 3600 pelo menos a versão F40, e a última versão disponível é a F63b.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB obrigado pela dica, sobre o processador, ok, só uma dúvida, vi que tem + de um 5600 (x, g e tal) o que muda? acho que vou de 5600 mesmo então, tenho uma RX 590 creio que vá dar um up, porém ainda não notarei tanta diferença né, em jogos....

Sobre a BIOS, então, pelo CPU-Z diz que é a F41, posso ir direto para a F63b? 

Postado
3 horas atrás, Shandyego disse:

@GuilhermeGB obrigado pela dica, sobre o processador, ok, só uma dúvida, vi que tem + de um 5600 (x, g e tal) o que muda? acho que vou de 5600 mesmo então, tenho uma RX 590 creio que vá dar um up, porém ainda não notarei tanta diferença né, em jogos....

Ryzen 5 5600G é uma APU, processador + vídeo integrado no mesmo chip. A parte do processador fica bem capada, tem menos cache, perde suporte a PCI-Express 4.0, etc. A versão dele sem vídeo integrado é o Ryzen 5 5500. O desempenho deles é mais próximo do 3600 do que 5600.

O Ryzen 5 5600X é o Ryzen 5 5600 com leve overclock de fábrica, mas na prática a diferença de desempenho é quase insignificante. Se você ler os reviews do 5600, vai ver todo mundo falando que ele "matou" o 5600X por ter quase o mesmo desempenho e sendo bem mais barato.

Upgrade de CPU ajuda você a conseguir FPS mais altos em jogos mais competitivos, onde geralmente você reduz a qualidade gráfica em favor de desempenho. Nesse caso a placa de vídeo tende a trabalhar com baixa utilização enquanto o processador carrega o desempenho. Em jogos onde você puxa o máximo da placa de vídeo, dificilmente vai notar melhoria com o novo processador. Se for um jogo que puxa tanto a placa de vídeo quanto o processador, provavelmente não notará aumento no FPS, mas sim uma estabilidade maior.

3 horas atrás, Shandyego disse:

Sobre a BIOS, então, pelo CPU-Z diz que é a F41, posso ir direto para a F63b? 

Eu diria que sim, não existe nenhum alerta nas versões posteriores dizendo que você precisa de uma versão específica antes de atualizar. Pelo que diz no site, isso foi necessário para a versão F40 porque a versão F32 trouxe melhorias para o Q-Flash (farramente que faz update de BIOS), mas se você já está na F41 então já está com essas melhorias aplicadas.

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, Shandyego disse:

Pessoal, tenho um Ryzen 5 1600, estava pensando em pegar um Ryzen 5 3600, compensa a troca? dará uma diferença bacana?

Compensa porque o clock é bem maior, mas sua MB é compatível com a série 5xxx, e nesse caso acho o R5 5600X bem mais custo beneficio

23 horas atrás, Shandyego disse:

Outra dúvida, tenho uma Gigabyte B450M DS3H, como sei se a BIOS dela está atualizada para essa série 3000?

Já é nativo compatível, mas para a série 5xxx deve fazer o update da BIOS, mas atenção, só faça isso quando tiver o processador 5xxx na mão.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, PedraX disse:

Compensa porque o clock é bem maior, mas sua MB é compatível com a série 5xxx, e nesse caso acho o R5 5600X bem mais custo beneficio

Já é nativo compatível, mas para a série 5xxx deve fazer o update da BIOS, mas atenção, só faça isso quando tiver o processador 5xxx na mão.

obrigado pela dica, não sabia desse detalhe do update, já estava me preparando para fazer sem ter o processador em mãos.

e sobre o processador, então a melhor pedida é o 5600X!!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Shandyego disse:

obrigado pela dica, não sabia desse detalhe do update, já estava me preparando para fazer sem ter o processador em mãos.

Vou detalhar o processo, meu 1o processador tb era primeira geração.

Primeiro voce tem que baixar o novo BIOS p/ 5XXX no site do fabricante da placa-mãe.

Descompacte se for o caso em uma pasta bem conhecida(tipo área de trabalho,pe). Aí copie o novo BIOS em um pendrive(é o primeiro caminho q o instalador automático procura, lá dentro da BIOS). Deixe o pendrive no leitor.

Aí, com a CPU de 1a geração dentro da MB você boota(nem adianta instalar o 5xxx porque não vai ser reconhecido). você vai entrar na ferramenta de atualização na sua BIOS.

Terminada a atualização, pode até rebootar, se não tiver tela de BIOS, é normal, no meu caso, como era uma X470 o CPU antigo até funcionou.

Agora, com a BIOS atualizada, começa o processo normal de troca da CPU.

Já sabe, desliga tudo(tire cabo de força do fonte), abre gabinete e tira o processador antigo.

Um detalhe, ao tirar essa CPU Ryzen, deve ser feita com cuidado, não puxe o bloco do Cooler para cima, deve dar umas viradas de lado bem de leve antes de soltar a trava da CPU. Sentindo ele solto pode puxar. Muita gente acabou com a CPU grudada no bloco do cooler(até eu uma vez), normalmente não acontece nada, mas é bem mais complicado separar a CPU do bloco.

Aí é só montar o Ryzen 5xxx, tenha o kit de troca de CPU na mão:álcool isopropilico(não use outro tipo de solvente), e cotonete, algodão ou papel macio para tirar pasta antiga. Se a CPU for original já vem com uma almofada de pasta junto com o CoolerBOX, se nãot for o Cooler BOX tem que ter pasta termica na mão tb.

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, Shandyego disse:

e sobre o processador, então a melhor pedida é o 5600X!!

É o 5600 sem "X". A versão "X" você só paga R$300-400 a mais pra ganhar menos de 5% de desempenho, isso quando você ganha alguma coisa (em jogos geralmente eles empatam).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!