Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Python como fazer uma soma que retorna o valor total de um número passado por input


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, recentemente meu curso de programação passou um exercício cujo o objetivo era criar um caixa eletrônico que retorna uma soma entre as cédulas disponíveis que representaria o valor total a ser sacado pelo cliente, porém estou em dúvida de como realizar tal código]

 

Segue o enunciado do problema abaixo

'

Desenvolva um programa que simule a entrega de notas quando um cliente efetuar um saque em um caixa eletrônico. 

Os requisitos básicos são os seguintes:

Entregar o menor número de notas;

É possível sacar o valor solicitado com as notas disponíveis;

Saldo do cliente infinito; Quantidade de notas infinito (pode-se colocar um valor finito de cédulas para aumentar a dificuldade do problema);

Notas disponíveis de R$ 100,00; R$ 50,00; R$ 20,00 e R$ 10,00 Exemplos:

Valor do Saque: R$ 30,00 – Resultado Esperado: Entregar 1 nota de R$20,00 e 1 nota de R$ 10,00.

Valor do Saque: R$ 80,00 – Resultado Esperado: Entregar 1 nota de R$50,00 1 nota de R$ 20,00 e 1 nota de R$ 10,00.'

 

tentei botar as cédulas em uma lista

ex

<notas = [100,50,20,10]>

 

e usar o for para acessar cada item da lista e ver se eu conseguia realizar o que estava sendo pedido, mas não tive êxito, se alguém puder me ajudar agradeço

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bils55    no enunciado não diz nada sobre criar uma função ,  mas se o que quer é isso , e o número não é passado por input , mas sim enviados por parâmetro para a função e o comando return leva o resultado de volta para onde a função foi chamada , e basta ter uma variáveL que receba esse valor retornado  ,   e se você já tiver feito um código sobre esse exercício , poste ele aqui para ajudarmos .

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@devair1010 com uma ajudinha de um amigo meu do mesmo curso, o resultado final que consegui desenvolver foi esse, está correto?

def notas(valor):
    cedulas = []

    cem = valor // 100
    resto = valor % 100
    cedulas.append(cem)
    
    cinquenta = resto // 50
    resto = resto % 50
    cedulas.append(cinquenta)

    vinte = resto // 20
    resto = resto % 20
    cedulas.append(vinte)
     
    dez = resto // 10
    cedulas.append(dez)
    
    return cedulas
    



saque = int(input("indique o valor a ser sacado: "))
cedulas = notas(saque)

print("entregar {} notas de 100, {} notas de 50, {} notas de 20 e {} notas de 10" .format(cedulas[0],cedulas[1],cedulas[2],cedulas[3])) 
#imprime pelo indice o número de notas disponiveis, depois que foi feita a condição acima

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...