Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite fórum

Comprei um computador novo (Acer Nitro 5) e passei todos os meus arquivos do meu antigo (Aspire 5) para o novo, e após terminar o processo, formatei o Aspire para os padrões de fábrica, apagando todos os arquivos antigos e limpando o disco, pois pretendo dar o aparelho. Porém, logo que o computador terminou o processo de formatação e ligou na tela de configuração inicial, aconteceu esse bug que não ocorria antes: um erro visual que aparece periodicamente cobrindo mais ou menos o espaço da barra de tarefas do windows, meio que tentando reproduzir as cores da parte de cima da tela na parte de baixo, sendo que o bug é presente em qualquer tela que apareça, desde a tela inicial com o logo ACER até as atividades na área de trabalho. Estranhamente, o bug parece fazer o mesmo movimento que fazia a barra de tarefas quando estava oculta e se passava a seta do mouse para fazê-la aparecer, não sei se tem alguma relação.

Alguém tem alguma ideia do que pode ter causado esse bug e como resolver? Meu medo é que seja um problema físico, pois colocando o notebook na TV com cabo HDMI o mesmo erro não se reproduz, ficando apenas no monitor. Mas eu não faço ideia do que teria causado um problema físico no monitor a essa altura do campeonato, justo quando ia aposentá-lo e dá-lo de presente. O aparelho nunca sofreu quedas e sempre foi relativamente bem cuidado, e o processo de transferência e formatação correu relativamente normal, se não um pouco lento, com a formatação levando aproximadamente 12 horas (talvez tenha havido falha no HD, pois o aparelho está um tanto lento pra um recém-formatado).

O aparelho em questão é o Acer Aspire A515-52G-57NL, com 1TB de HDD, 16GB memória RAM DDR4, NVIDIA GeForce MX130 com 2GB VRAM, Intel Core I5-8265U 1.6GHz com Turbo Boost até 3.9GHz

ezgif.com-gif-maker.gif

Postado

Por favor faça um passo de cada vez e vá enviando o feedback aqui no tópico: 

Passo 1: Teste do disco rígido 

Teste o disco rígido com o hdtune: https://www.hdtune.com/files/hdtunepro_575_trial.exe

Vá até a aba "Error scan" marque a opção "Quick scan" clique no botão "Start", espere preencher todos os blocos, salve o print da janela e mande aqui, depois faça novamente o teste com a opção "Quick scan" desmarcada, salve o print e mande aqui, se aparecer algum bloco em vermelho deve fazer o backup e trocar o HD pois está com defeito. 

Passo 2: Teste da memória RAM

Baixe a distribuição Linux Ubuntu: https://releases.ubuntu.com/22.04/ubuntu-22.04-desktop-amd64.iso

Grave a imagem .iso em um pendrive com o Rufus, de boot com o pendrive: https://github.com/pbatard/rufus/releases/download/v3.18/rufus-3.18p.exe

Aponte o pendrive e selecione a imagem .iso no Rufus, mantenha a opção "Esquema de partição" como GPT e "Sistema de destino" como UEFI (não CSM). 

No menu principal selecione: "Test memory"

image.png.86504a48990a28a4e3cb2ee96abe3454.png

Deixe rodando o teste durante 2h, e tire um foto com celular ou câmera e mande aqui.

Passo 3: Verificando se é o Windows com problema 

Elimine a possibilidade de ser o sistema operacional o causado do problema, siga os passos abaixo: 

Baixe a distribuição Linux Ubuntu: https://releases.ubuntu.com/22.04/ubuntu-22.04-desktop-amd64.iso

Grave a imagem .iso em um pendrive com o Rufus, de boot com o pendrive: https://github.com/pbatard/rufus/releases/download/v3.18/rufus-3.18p.exe

Aponte o pendrive e selecione a imagem .iso no Rufus, mantenha a opção "Esquema de partição" como GPT e "Sistema de destino" como UEFI (não CSM). 

No menu principal selecione: "Try or Install Ubuntu"

image.png.fd6ae8154d195131daf1cadd46b9c51b.png

Quando chegar nessa janela clique no botão "Try Ubuntu": 

image.png.667e27ef00f9f803082d884a780db840.png

Faça todos os testes necessários em todas as entradas de vídeo se possível, ligue em um monitor HDMI teste normalmente o notebook, veja um vídeo no you tube, senão aparecer esse artefato na tela então é problema no Windows, se não apareceu o artefato no Ubuntu então sigua as instruções abaixo:

Deve fazer a instalação limpa e não RESET de fábrica, instalação limpa é fazer o backup antes em um HD externo/pendrive, depois deletar todas as partições e deixar como não alocadas, clique em cima do não alocado e cria a partição. Deve se certificar se está usando um pendrive bom.

Utilize a Ferramenta para preparar a mídia de instalação do Windows: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Como fazer uma instalação limpa: https://www.microsoft.com/en-us/videoplayer/embed/RE2r3zm

Postado
1 hora atrás, Pedro Alceu disse:

Bom dia/tarde/noite fórum

Comprei um computador novo (Acer Nitro 5) e passei todos os meus arquivos do meu antigo (Aspire 5) para o novo, e após terminar o processo, formatei o Aspire para os padrões de fábrica, apagando todos os arquivos antigos e limpando o disco, pois pretendo dar o aparelho. Porém, logo que o computador terminou o processo de formatação e ligou na tela de configuração inicial, aconteceu esse bug que não ocorria antes: um erro visual que aparece periodicamente cobrindo mais ou menos o espaço da barra de tarefas do windows, meio que tentando reproduzir as cores da parte de cima da tela na parte de baixo, sendo que o bug é presente em qualquer tela que apareça, desde a tela inicial com o logo ACER até as atividades na área de trabalho. Estranhamente, o bug parece fazer o mesmo movimento que fazia a barra de tarefas quando estava oculta e se passava a seta do mouse para fazê-la aparecer, não sei se tem alguma relação.

Alguém tem alguma ideia do que pode ter causado esse bug e como resolver? Meu medo é que seja um problema físico, pois colocando o notebook na TV com cabo HDMI o mesmo erro não se reproduz, ficando apenas no monitor. Mas eu não faço ideia do que teria causado um problema físico no monitor a essa altura do campeonato, justo quando ia aposentá-lo e dá-lo de presente. O aparelho nunca sofreu quedas e sempre foi relativamente bem cuidado, e o processo de transferência e formatação correu relativamente normal, se não um pouco lento, com a formatação levando aproximadamente 12 horas (talvez tenha havido falha no HD, pois o aparelho está um tanto lento pra um recém-formatado).

O aparelho em questão é o Acer Aspire A515-52G-57NL, com 1TB de HDD, 16GB memória RAM DDR4, NVIDIA GeForce MX130 com 2GB VRAM, Intel Core I5-8265U 1.6GHz com Turbo Boost até 3.9GHz

ezgif.com-gif-maker.gif

Pode ser um problema causado por um rompimento, ainda que parcial, do cabo flat, que conecta a tela à placa-mãe. Neste caso, a melhor solução é a recolocação da peça, ou, se não resolver o problema, troca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!