Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa semana chegou o processador que comprei da Aliexpress (Xeon e3 1270) e ao instalar percebi q as temperaturas estão um poucos mais altas do que o processador anterior (i5 3330), sei que por conta do Xeon ser um processador de servidor deve trabalhar em temperaturas mais altas que processadores comuns.

Xeon: 50-55°C em iddle e aproximadamente 78-83ºC em jogos. as vezes chegando até em 85, dependendo da demanda
Fiquei um pouco em dúvida se usar o processador nessas temperaturas seria recomendado, eu pessoalmente achei arriscado ficar usando por horas a essas temperaturas.

Atualmente um cooler um pouco melhor do que aquele padrão da intel

Setup:

Processador: Xeon e3 1270

placa-mãe: GA H61M-S1 2.2
Memórias: 2x4gb Kingston 1333

Fonte: PCEYES ELECTRO V2 500w

Placa de Vídeo: GTX 960 2gb

• Coordenador
Postado

@WindSoares Está superaquecendo.

Você limpou a pasta térmica antiga com álcool isopropílico e aplicou outra ao realizar a troca do processador e fixar novamente o cooler? Qual pasta térmica aplicou? Qual é o modelo exato do cooler?

Postado

Não cheguei a usar o álcool isopropílico, pois como ele chegou novo eu creio q eles já deviam ter higienizado antes de enviar. Apliquei uma pasta térmica Implastec Silver, que eu tinha comprado a algum tempo e ainda tinha sobrando. Sobre o cooler, é um Deepcool bem parecido com esse da foto

cooler-processador-deepcool-gamma-archer-amd-intel-dp-mcal-ga-1588259098222_350x350+fill_ffffff.jpeg

• Coordenador
Postado

@WindSoares Você saberia informar o modelo exato do cooler?

É possível que não esteja bem fixado.

Como está a circulação de ar dentro do seu gabinete? Qual é o modelo dele e quantas ventoinhas estão instaladas?

Postado

O processador a 85°c durante a jogatina é normal, seria perigoso entre 95°c ou pior 100°c.

Mas se quiser reduzir ainda mais a temperatura do CPU, aplique um pasta térmica melhorzinha, deixe o gabinete bem ventilado, se necessário compre mais fans para melhorar a circulação de ar dentro do gabinete e no ultimo caso compre um Cooler superior.

Postado

O modelo exato eu não consigo identificar pra lhe falar, mas é bem parecido com o anexo que enviei. Vou checar realmente se está bem fixado mesmo, atualmente não tenho nenhum cooler pelo gabinete porque ele é um pouco pequeno, inclusive vai ser um dos upgrades q vou fazer mais pra frente. 

Acho que trocar a pasta térmica não faça tão diferença assim, por conta da pasta térmica atual não ser horrível, mas sobre a circulação de ar dentro do gabinete e um cooler superior vou ver depois.

Achei que nessas temperaturas que eu falei seria um pouco alto demais, achei q seria preciso, a curto prazo, fazer pelo menos um underclock no processador até pegar um cooler melhor. Mas vcs poderiam me informar se realmente os processadores Xeon esquentam mais? Ou é apenas impressão

• Coordenador
Postado
8 minutos atrás, WindSoares disse:

...atualmente não tenho nenhum cooler pelo gabinete porque ele é um pouco pequeno, inclusive vai ser um dos upgrades q vou fazer mais pra frente.

Tente adquirir pelo menos uma ventoinha para posicionar na parte traseira, como exaustor.

Acho que trocar a pasta térmica não faça tão diferença assim, por conta da pasta térmica atual não ser horrível...

Na realidade a Implastec Silver é considerada uma pasta bem ruim, além de não valer, nem de longe, o que custa (há pastas mais baratas e bem superiores). Mas, já que você comprou e não usará para fazer overclock, pode manter.

Mas vcs poderiam me informar se realmente os processadores Xeon esquentam mais? Ou é apenas impressão

Esse processador tem arquitetura de 32 nm e TDP de 80W. Não esquenta demais, mas também não deixa de demandar algum cuidado com a refrigeração.

A temperatura de 85ºC já seria bastante elevada para esse processador. Definitivamente não é interessante deixar operando dessa forma. Só está alcançando essa temperatura porque há um problema na refrigeração do seu computador, seja ele cooler mal encaixado, cooler insuficiente ou falta de circulação de ar no gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...