Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU ocilando uso de clock e memória para o maximo e voltando ao normal


Posts recomendados

Seguinte pessoal, estou com um problema estranho na minha plava de vídeo GTX 980 founders edition, a placa conforme fotos, ocila a memória e o clock para o maximo em 1 ou 2 segundos e volta ao normal, não sei o que poderia estar causando o problema, ja instalei e reinstalei o driver, atualizei a BIOS, limpei contato, fiz a limpeza dela com troca de pasta termica, uso um extensor de pci e o problema é o mesmo com ele e sem ele (ela ligada direto no slot da placa-mãe).

Epecificadamente este problema comecou a aparecer depois de uma atualizacao de driver da NVIDIA, so que com o pc desligando do nada, ALEATORIAMENTE. fiz undervolt do processador e o problema de desligar acabou, não consegui fazer undervolt da placa de vídeo pois não aparece a opcao de grafico de tensão no MSI  (estranho também) enfim depois deste procedimento percebi que quando jogava warzone a tela congelava e eu tinha q fechar o jogo pelo gerenciador, uma vez deu tela azul tive q reiniciar. Enfim sou um pouco leigo no assunto, estendo o básico do básico. os teste no benchmark estão OK, no CSGO eu sinto umas leves travas mas acredito q seja este problema q do nada ela sobe clock e memória. 

 

cfg:
placa-mãe: AS Rock Steel Legend B450M
memórias: XPG Spectrix D41 3000mhz DDR4 16gb
Processador: Ryzen 5 3600
Wather Cooler: GamerStorm DeepCool Castle 240EX
Placa de vídeo: GeForce GTX 980 Foundes Edition
SSD: 240 Kingston
HD: Samsung 500gb
Fonte: EVGA 600W 80plus 

placa de video.jpg

placa.jpg

placa 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser um comportamento estranho, acredito que essa oscilação não influencie em nada. E você realmente não vai conseguir fazer undervolt nessa placa pelo MSI Afterburner, a NVIDIA só desbloqueou essa opção em placas GTX 1000 pra cima. O seu PC não deveria estar tendo problema com processador em stock, isso pode ser indicativo de problema em algum hardware do seu sistema, ou simplesmente um bug de BIOS, já que essas B450M Steel Legends são bastante problemáticas com BIOS. Qual versão da BIOS você está usando? E essa sua fonte, quanto tempo de uso ela tem?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB obrigado pela resposta amigo, estou usando a versão 4.30, última versão lançada da BIOS. Minha fonte tem uns 2anos e meio o cabo dos 24 pinos está com mau contato, ajustei bastante esse cabo e folguei ele da fiação, ( ele já tinha esse problema antes mas nunca foi motivo de desligamento pois ele só desligava se mexia nele.) até pensei q fosse algum fio quebrado ou que está quebrando aí quando forçava mais energia o fio esquentava e o Pc desligava ( minha teoria)  pois o problema de reinicia aleatória mente começou semana passada quando atualizei o driver antes nunca deu problema, uma obs bem importante é q em jogos e no teste do benchmark ele reiniciava logo quando começava forçar mais. Por isso minha tese de q fosse esse cabo era maior. Mas aí pensei, se ele tá forçando mais energia vou fazer undervolt, mas consegui fazer só no processador. E o problema de desligar acabou. Mas esses congelamento no warzone acredito q seja desses picos de clock e memória dela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Matos estou pra dizer que o problema aí é sua fonte, essas EVGA costumam dar muitos problema após poucos anos de uso. Mas você pode tentar algumas coisas antes, tipo desinstalar todo o driver de vídeo da placa e instalar do zero. Se for necessário use o programa DDU. Tente fazer testes de estresse no processador, RAM, na placa de vídeo você disse que o PC desliga, certo? A placa é justamente o que mais consome aí no PC. Mas pode ser até um defeito nela também.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB isso ele desligava, quando abria um jogo ou um teste no benchmark. O problema parou quando fiz undervolt no processador. Vou fazer os testes de stress nas memórias, processador. O driver eu já fiz tudo do zero, mas agora vou fazer por este programa q você me indicou. Outra dúvida que tenho aqui é q se tem como fazer undervolt na placa de vídeo de outra forma? Sem MSI? Consigo?      Volto a comentar os resultados. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Junior Matos disse:

Outra dúvida que tenho aqui é q se tem como fazer undervolt na placa de vídeo de outra forma? Sem MSI? Consigo?      Volto a comentar os resultados. 

 

Somente modificando a BIOS, mas é um processo mais arriscado, porque se você bagunçar a BIOS a placa pode até parar de funcionar e recupera-la pode dar trabalho. Modificações pelo MSI Afterburner são aplicadas apenas dentro do Windows, não modificam a BIOS da placa de vídeo, então é muito mais fácil de resolver possíveis problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes de stress no processador e memórias, não apresentaram qualquer defeito, ou reinicializacao. O teste do processador fiz pelo cpuz e continuei usando a maquina normal sem travamentos ou qualquer outro indicio de erro ou reinicializacao. O teste da memória fiz pelo diagnostico do windows com perfil padrão. resultados conforme fotos. Tudo levo a crer que o problema é FONTE ou GPU. 

memorias.jpg

processador 2.jpg

processador stress.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Junior Matos disse:

Fiz os testes de stress no processador e memórias, não apresentaram qualquer defeito, ou reinicializacao. O teste do processador fiz pelo cpuz e continuei usando a maquina normal sem travamentos ou qualquer outro indicio de erro ou reinicializacao. O teste da memória fiz pelo diagnostico do windows com perfil padrão. resultados conforme fotos. Tudo levo a crer que o problema é FONTE ou GPU. 

Sim, tudo leva a crer que pode ser problema em algum dos dois componentes. Você precisaria testar outra fonte boa no seu PC pra saber se o problema é nela mesmo, ou pedir para alguém testar sua placa de vídeo em outra configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Junior Matos disse:

Muito obrigado pelas orientaçoes, vou testar a placa de vídeo em outra cfg. Ultima dica, vou deixar um link de um provavel metodo de undervolt, se você me indicaria fazer ou não.

 

 

No momento não consigo ver o vídeo com som, mas deu pra ver que ele está fazendo o método de modificar a BIOS igual eu te disse. Eu já tentei fazer isso com minha antiga GTX 660, eu não tive muita sorte de conseguir um valor estável e voltei para a BIOS original (é importante ter um backup). Só que é como eu disse, você precisa ter muito cuidado com que altera aí porque você pode até deixar a placa inutilizável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!