Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

meu pc tem essa seguinte configuração
Ryzen 5 3350G
8 GB de Ram
SSD 120GB LEXA
Windows 10
O problema é o seguinte o meu pc congela a tela ai dps eu reinicio mais dps ele apresenta tela embaçada além do audio também está desativado e não  tem como ativar de novo e eu so consigo resolver esse problema desistalando os drives e reinstalando dnv para ele voltar ao normal mais eu faço isso sempre tem uma maneira de consertar esse erro?

• 3 semanas depois...
Postado

Bom Dia, mano no seu caso aparenta ser necessário uma atualização de BIOS e Drivers. Há também algumas atualizações feitas pelo Windows Update, tanto de drivers quantos de sistema que podem impactar negativamente de alguma maneira, o mesmo para alguns aplicativos como o Driver Booster.

Quando sua máquina congela, se você clica no CapsLock ou NumLock, a luz no teclado acende ? Porque se sim, possa ser que seja relacionado ao SO, mas se não está acendendo, possa ser que seja um congelamento relacionado a Hardware. Por exemplo, tive um problema que persistiu por meses, onde minha máquina independentemente da tarefa que estivesse sendo realizada ela congelava, aí eu:

- Mexi em opções específicas no Plano de Energia.

- Atualizei todos os Drivers, inclusive da Placa de Vídeo.

- Atualizei a BIOS.

- Desinstalei versões do Windows 10 e fui para outras.

- Formatei o PC, instalando o Windows 10 novamente e excluindo as partições existentes.

- Limpei os Slots das Mémorias RAMs, passei a famosa borracha aliás.

- Desinstalei e limpei todos os resquícios de Drivers de Vídeos e baixei Drivers específicos.

- Usei Windows 10 em outro HD. 

E vários outros processos ...

Aí, eu descobri que o problema não era SO, pois acabou que a máquina congelou até na tela da BIOS e percebi que meus periféricos paravam de dar resposta seguido do desligamento total da máquina, aí já dava para perceber que era Hardware. Fiz teste em cada Hardware específico:

- Troquei as Memórias RAMs e fiz Diagnóstico pelo Windows.

- Testei sem GPU Dedicada, usei direto pela Placa Gráfica Integrada.

- Troquei a CPU por uma igual que tinha aqui.

- Troquei Fonte, fiz as medições necessárias e estava tudo normal.

- Testei HDs e um SSD diferente(s).

No final, o congelamento continuou, então eu resolvi realizar a troca da Placa-Mãe e trocar para Windows 11.

Eu verifiquei minha Placa-Mãe anterior, mas não havia nenhum Capacitor Estufado ou algo do tipo. A Placa já era antiga também, provavelmente algum problema no Soquete do Processador, Chipset, algum desgaste pelo tempo e calor.

Agora se o problema for o SO, tenta fazer uma Instalação Limpa do Windows, excluindo todas as Partições existentes e tal.

Meu conhecimento é bem superficial, mas espero ter dados alguns caminhos para resolução do problema. 😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!