Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe liga sem memória?


Ir à solução Resolvido por cleiton2040,

Posts recomendados

Bom, eu tô montando o meu PC para programar, 5 meses atrás peguei uma a320mh e deixei ela guardada e fui comprando umas peças, até chegar o ponto de hoje em que falta só a memória RAM, com isso, tive a ideia de logo montar o PC, pra que quando tivesse a memória, só plugar e usar, então assim fiz.

 

tudo montado, ai testei ligar o PC só pra ver se o cooler girava, e acontece que não girou nem o da placa-mãe e nem da fonte, então imaginei que seria a memória 

 

A fonte está Ok, testei 4 dias atrás e ligou o PC de teste, além de ser uma boa fonte com certificação.

O processador (Athlon 3000g) está ok, comprei ele anteontem usado e a moça testou ele

 

Só o que está plugado além da fonte e processador é um driver de dvd, porque vi que a fonte tem 3 cabos SATA de alimentação e pensei que podia usar algo além do SSD e hdd, mas mesmo desplugado ele não liga, e no meu pc antigo ligava com esse driver plugado, então desconsidero que ele seja o problema

 

Também testei com e sem a bateria, nenhum dos 2 modos liga

 

Pensei que poderia ser o power sw, mas tirei e liguei diretamente e também não funcionou.

 

Não sei se conectar um speaker de debug iria ajudar, primeiro que não tenho, e segundo que nem a fonte gira o cooler, então ela não leva carga ao PC, provavelmente não recebe o sinal de power, pois funciona.

 

A placa-mãe é nova, tem até cheiro de nova e a caixa, então não penso que ela pode ser o problema, mas o PC simplesmente não dá nenhum sinal de vida, então só o que me resta pensar é que o problema esteja na placa-mãe, talvez esteja defeituosa ou tenha alguma proteção em que não liga sem memória (o que acho difícil), mas queria perguntar aos mais experientes se tem essa proteção, e se não tiver, qual seria o possível problema.

 

Fonte: Bluecase BLU 500 PFC

Processador: AMD Athlon 3000g

Placa-mãe: Biostar A320MH

 

Gabinete e driver de dvd genéricos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleiton2040 Bluecase não faz boas fontes..... A certificação não garante isto, teste novamente a fonte. E sim, a placa-mãe deveria ligar sem a memória, portanto a fonte deve ser o problema atual, já que ela nem mesmo ligou.

Fazendo uma pesquisa rápida poderias ter achado a resposta da placa-mãe ligar ou não:

image.png.c6e02630a6b8e690c3f4ecec100704a9.png

Porém, feliz por requisitar nossa ajuda, tenha uma boa noite e atualize-nos com novos informações do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

hehe sinto até vergonha em falar isso mas também sinto um alívio

 

fui fazer um último teste com a fonte e fui trocar por uma fonte minha antiga de 350W, quando tava tirando os cabos percebi que o 4pin do processador tava conectado errado 😳 testei com a 350w porque ja tava quase toda conectada e ligou, troquei pela de 500W e ligou normalmente, então o problema não era peça, o problema era eu mesmo que montei o pc no "escuro" e não vi que conectei o 4pin ao contrário, esperava que o formato do encaixe fosse me ajudar

 

Queria pedir desculpas e agradecer a quem se prontificou a ajudar, devo pegar a memória no próximo mês ou até mesmo esse mês quando um reembolso do Aliexpress cair, mandem boas energias 😁

 

aliás, o cheirinho de novo da placa é muito bom, é simples e pouco mas eu amo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleiton2040 Checa a montagem da placa-mãe no gabinete, vê se não deixou nenhum espaçador metálico a mais encostando onde não deve, ou algum parafuso preso embaixo da placa, ou remova a placa-mãe e tente liga-la fora do gabinete, pode ser que algo no gabinete esteja encostando onde não deve e fechando curto.

 

Cheque também o conector EPS de 8 pinos que vai na placa-mãe próximo do CPU, veja se não ligou por engano um PCI-e 8 pinos ai, nesse caso também fecharia curto na fonte e a fonte se recusaria a ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!