Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema que possivelmente foi ocasionado pela atualização da última versão da BIOS da minha placa-mãe (versão F12) porém não consigo voltar para nenhuma versão anterior, aparentemente existe alguma trava que me impede de fazer o downgrade, alguma sugestão de como consigo fazer esse procedimento? Já tentei fazer pelo pendrive, já tentei pelo aplicativo @BIOS que baixamos diretamente do site APP Center e sempre dá erro. Tentei também remover a bateria de lítio e esperei por 5 minutos e a BIOS resetou porém continuou na versão F12.

No site da gigabyte diretamente na aba da minha placa-mãe informa que não é possível reverter mas acredito que há alguma maneira.

Postado

@Ricardov Você sabe me dizer como eu faço para dar o boot dual BIOS? Pois estou pesquisando aqui no manual está falando e a minha placa não está me dando opção de bootar com as 2 BIOS e vi outros vídeos também de pessoas fechando curto na placa mas acredito que há outros caminhos

Postado

@RS Faria Após atualizar a BIOS estou sem áudio no computador através das saídas P2. O Windows instala o driver de áudio, o mixer de volume entende que está sendo reproduzido mas o áudio não sai. Fiz um outro post sobre isso também através do título: Computador não funciona o áudio nas entradas P2 após atualizar drivers - Equipamentos de som e home theaters - Clube do Hardware .

Após fazer vários teste só me resta a BIOS para ter certeza de que o problema veio após atualizar para última versão.
Por meio externo como seria?

Postado

@Bruno De Marco

Eu acho meio meio estranho atualização de BIOS, criar bug no chipset de áudio, porém, placa da Gigabyte.. Coisas estranhas acontecem.. Veja se não é alguma opção na BIOS, que veio desligada, se tiver alguma..

O "meio externo" é tirar o chip de BIOS da placa e usar uma gravadora pra tal..

Postado

@RS Faria Eu resetei a BIOS removendo a bateria de lítio e aguardando 5 minutos na intenção de que a versão da BIOS fosse resetado de fábrica e não tive sucesso. O mais estranho do meu problema com áudio é que o Windows instala os drivers e "reproduz áudio normalmente" sem reproduzir. Quando eu altero o áudio para o meu monitor através do cabo Display Port funciona normalmente. Aparentemente a atualização na BIOS ferrou com meus áudios P2 pois são nas duas entradas. 

Acredito então, que seria melhor trocar o chip de BIOS se não conseguir voltar a versão que eu utilizava. Mas gostaria que fosse minha última opção.

Postado
2 minutos atrás, Bruno De Marco disse:

Eu resetei a BIOS removendo a bateria de lítio e aguardando 5 minutos na intenção de que a versão da BIOS fosse resetado de fábrica e não tive sucesso.

Pra esclarecimento, em uma atualização de BIOS, o software anterior é apagado e regravado o novo.. Esse procedimento que fez, apenas reseta as mudanças que você fez na BIOS..

6 minutos atrás, Bruno De Marco disse:

O mais estranho do meu problema com áudio é que o Windows instala os drivers e "reproduz áudio normalmente" sem reproduzir. Quando eu altero o áudio para o meu monitor através do cabo Display Port funciona normalmente. Aparentemente a atualização na BIOS ferrou com meus áudios P2 pois são nas duas entradas. 

Vou dar uma olhada na BIOS da minha placa, ver se tem algo.. Se instala o driver, reconhece o chipset de áudio, tudo certinho, tem mais cara de alguma configuração de software, do que problema físico..

A coisa do Display Port é que imensa maioria das GPUs, tem um chip de áudio embutido nela..

14 minutos atrás, Bruno De Marco disse:

Acredito então, que seria melhor trocar o chip de BIOS se não conseguir voltar a versão que eu utilizava. Mas gostaria que fosse minha última opção.

É muito provável, que seja a única..

Postado
13 minutos atrás, RS Faria disse:

Pra esclarecimento, em uma atualização de BIOS, o software anterior é apagado e regravado o novo.. Esse procedimento que fez, apenas reseta as mudanças que você fez na BIOS..

Agradeço pelo esclarecimento. Se eu soubesse não teria feito pois ainda tive o trabalho de formatar o computador novamente.

20 minutos atrás, RS Faria disse:

Vou dar uma olhada na BIOS da minha placa, ver se tem algo.. Se instala o driver, reconhece o chipset de áudio, tudo certinho, tem mais cara de alguma configuração de software, do que problema físico..

A coisa do Display Port é que imensa maioria das GPUs, tem um chip de áudio embutido nela..

Exatamente por este motivo que também acredito que minha placa-mãe não tenha queimado ou danificado a placa de som. Pois se tivesse acontecido algo do tipo os drivers não instalariam e o Windows acusaria alguma coisa.

21 minutos atrás, RS Faria disse:

É muito provável, que seja a única..

O meu medo também é fazer isso e não ser a BIOS a causadora do meu problema de áudio e sim outra coisa que ainda não identifiquei mesmo fazendo vários testes.

- TESTES JÁ FEITOS

1) já reinstalei os drivers de áudio (incluindo versões anteriores)

2) já testei meu headset e o mesmo não está com defeito

3) já testei as duas entradas e saídas de áudio e ao plugar os cabos do headset a placa-mãe reconhece, indica reprodução de áudio mas não funciona

4) já tentei atualizar o driver pelo Windows e também não obtive sucesso

5) formatei para o windows 10 novamente para ver se o problema era windows 11 pois vi bastante vídeos na internet indicando que o mesmo apresenta problemas com áudios e também não resolveu

Detalhe foi que, eu fiz todas essas atualizações pois troquei recentemente a placa de vídeo e ao chegar eu utilizei o DDU para remover os drivers da antiga e os registros e instalei a nova e estava tudo funcionando perfeitamente. Fui inventar de formatar e instalar todos os drivers incluindo BIOS mais recente e estou sem áudio desde então. O meu palpite maior que seja a BIOS o causador do problema é que antes eu usava o Windows 10 como descrevi ali, e não tinha problemas e formatei para o 11 e tive o problema de som e o meu primeiro palpite foi o Windows 11 ainda não ser compatível talvez com alguma coisa da minha placa-mãe e ao retornar para o Windows 10 o problema persistiu sendo que estava normal.

Postado
51 minutos atrás, Bruno De Marco disse:

3) já testei as duas entradas e saídas de áudio e ao plugar os cabos do headset a placa-mãe reconhece, indica reprodução de áudio mas não funciona

Por acaso, não seria alguma configuração do próprio Windows?? Se a placa reconhece o driver e os fones, e o Windows não indica nenhuma falha, eu meio que descartaria hardware e focaria em alguma bizarrice de software..

Aliás, na BIOS só tem a opção de ativar ou não, o áudio onboard.. Pelo menos é o que aparece aqui.. Olha na BIOS da sua placa.. E vire o Windows do avesso, nessa questão de som..

Postado
15 minutos atrás, RS Faria disse:

Por acaso, não seria alguma configuração do próprio Windows?? Se a placa reconhece o driver e os fones, e o Windows não indica nenhuma falha, eu meio que descartaria hardware e focaria em alguma bizarrice de software..

Pois eu já revirei esse Windows todo e não encontro nada de anormal. Já fiz vários testes. A única coisa que me resta é voltar a BIOS, sinceramente não sei mais o que fazer.

16 minutos atrás, RS Faria disse:

Aliás, na BIOS só tem a opção de ativar ou não, o áudio onboard.. Pelo menos é o que aparece aqui.. Olha na BIOS da sua placa.. E vire o Windows do avesso, nessa questão de som..

e revirei a minha BIOS assim que li sua resposta e não encontrei nenhuma opção sobre áudio. Tem ideia onde possa estar?  Vou olhar também no manual.

14 minutos atrás, Bruno De Marco disse:

Pois eu já revirei esse Windows todo e não encontro nada de anormal. Já fiz vários testes. A única coisa que me resta é voltar a BIOS, sinceramente não sei mais o que fazer.

e revirei a minha BIOS assim que li sua resposta e não encontrei nenhuma opção sobre áudio. Tem ideia onde possa estar?  Vou olhar também no manual.

Minha BIOS é exatamente como esta e não me dá opção de acessar o CHIPSET para verificar o áudio =( 

Captura de tela 2022-06-12 224606.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!