Ir ao conteúdo

Tem limite de fans conectadas uma na outra (macho e fêmea) PWM(4pin)/ARGB(3pin)?

Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Adquiri 2 fans Cooler Master Sickleflow 120 ARGB e nos vídeos que vi dela, as pessoas usam controladora, mas eu não tenho. Minha placa-mãe ASUS PRIME H610M-A D4, pelo o que eu vi, tem 3x entradas 3 pinos e 2x 4 pinos e 2x CHA_FAN (não sei pra que servem). Pretendo comprar mais 4 fans dessas.

Minha dúvida é: cada uma vindo com 1 cabo argb 3 pinos e 1 cabo pwm 4 pinos, eu posso conectar todas uma na outra pwm+pwm+pwm+pwm+pwm+pwm>placa-mãe/argb+argb+argb+argb+argb+argb+>placa-mãe ou tem limite e devo adquirir uma controladora pois não quero se não for necessário?

image.png.9f03ef0f43ce0c121c96bdb399000422.png image.png.7d5705e447a8d2f9747a5997aee1ca2a.pngimage.png.b6c8cbb8086e91589e21dbc21137d940.pngimage.png.1275ba8e7f125415729782ac05e9c694.png

Foto da placa-mãe em alta resolução

Especificações das fans:

Marca: Cooler Master

Modelo: MFX-B2DW-18NPA-R1

Tipo de rolamento da ventoinha: Rolamento de rifle

Velocidade da ventoinha: 650-1800 RPM ± 10%

Fan airflow: 62 CFM ± 10%

Pressão de ar da ventoinha: 2,5 mmH2O ± 10%

Nível de ruído da ventoinha: 8 - 27 dBA

Iluminação LED: ARGB endereçável

MTTF: 160.000 horas

Conector: ARGB de 3 pinos

Tensão nominal RGB: 5 V DC

Corrente nominal RGB: 0.21A

Tensão nominal da ventoinha: 12VDC

Corrente nominal da ventoinha: 0.15A

Corrente de segurança da ventoinha: 0,37A

Consumo de energia da ventoinha: 1.8W

Conector de alimentação da ventoinha: 4 pinos (PWM)

Dimensões da ventoinha (c x l x a): 120 x 120 x 25 mm

Obrigada! ♥

• Solução
Postado

Existe um limite de corrente por conector, e cada vez que adiciona um no mesmo conector a corrente que passa por ele vai aumentar.

Se colocar muitos ventiladores no mesmo é possível que tenha algum problema sim, mas a menos que a placa-mãe seja de muito baixa qualidade, não são 4 ventiladores no mesmo conector que vão ser um problema.

• Curtir 1
Postado

PWM serve para controlar a velocidade da FAN, assim sendo necessário conectar no CHA_FAN.

O RGB 12V (4 pinos) e ARGB 5V (3 pinos) servem para controlar os LEDs das FANS.

Lembrando que, FAN com PWM são aqueles com conector de 4 pinos… Se for apenas 3, a FAN funcionará apenas em Full Load (100% da rotação).

• Curtir 1
Postado

@Shelby_ Sim, eu consegui entender essa parte. Os fans que eu comprei tem os 2 tipos de cabo. Um de 4 pwm pra energia que vou conectar no CHA_FAN como recomendado aqui para poder controlar a velocidade e o de 3 pino vou conectar no add_gen +5v 3 pinos para poder controlar o rbg.

Postado

@Shelby_ No caso Shelby, eu queria saber exatamente isso aqui:

1 hora atrás, W46n3r disse:

Existe um limite de corrente por conector, e cada vez que adiciona um no mesmo conector a corrente que passa por ele vai aumentar.

Se colocar muitos ventiladores no mesmo é possível que tenha algum problema sim, mas a menos que a placa-mãe seja de muito baixa qualidade, não são 4 ventiladores no mesmo conector que vão ser um problema.

Aí, sabendo disso e sabendo que pretendo ter 6 fans dessas. Seria seguro e viável usar 3 fans juntas fazendo ponte dos conectores pwm/arbg e conectando no CHA_FAN1/ADD_GEN 2.1 +5V 3 pinos e usar outras 3 fans juntas fazendo o mesmo tipo de ponte mas conectando no CHA_FAN2/ADD_GEN 2.2 +5V 3 pinos? Para não correr risco de sobrecarregar nada e ficando seguro e ainda sendo possível controlar a velocidade e o rbg sem a controladora.

Postado

@Shelby_ Oi, novamente fklsajlk, Shelby, pra não precisar fazer outro post, você tiraria mais uma dúvida minha?

É que meu gabinete veio com 2x USB 3 e 1x USB 2 na frontal mas minha placa-mãe só tem 2x conectores USB 2.0 e 1x USB 3.2 segundo essa imagem do site que compre: image.png.73c20ead49ebca2f01e2640291afcf22.png

Imagem em alta resolução

O que daria para fazer para ativar esses 3 USBs frontais da melhor forma?

Postado

No painel frontal do seu gabinete, terá o cabo para ligar o USB 3.0 (Conector 19 pinos) e o USB 2.0 (Conector 9 pinos) na Placa- Mãe.

Basta conectar nas respectivas entradas na Placa-mãe.

Então conecte o Cabo USB 3.0 do Painel Frontal nesse Conector USB 3.2 Gen 1 e o Cabo do USB 2.0 basta escolher algum dos dois conectores USB 2.0 na parte inferior da sua Placa-mãe.

Não tem segredo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...