Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, peço a ajuda de todos os amigos do fórum que talvez possam me ajudar, vou relatar o que ocorre comigo.

Toda santa fonte que coloco no meu PC queima, pode dar 1 ano, uns meses, a certeza é só uma, vai queimar!

Nos últimos anos foram 6 fontes queimadas, aqui os modelos: Corsair CX430, Corsair CX450, 3x fontes Gigabyte 550W e uma genérica, ontem estava com uma reserva genérica também e do NADA apagou tudo e não ligava, então fiz o jump nos pinos e a fonte ligou, após isso, liguei tudo e voltou a ligar novamente, ou seja, ia queimar a sétima fonte (GENÉRICA RESERVA).

Aqui está minhas configurações um pouco obsoleta:

placa-mãe: ASUS h81m-a/br

2 discos rígidos

1 SSD

Processador: I5 4570S

Memórias: 2x4GB

vídeo: GTX 1060 3GB

2 Coolers 120mm para refrigeração.

Observações importantes:

Na dúvida de mau contato no gabinete, troquei o mesmo por outro e o problema persiste.

Nunca usei estabilizador, não sou adepto a este aparelho.

Tenho dois aterramentos em casa e aparentemente estão ok, não dá choque ou formigamentos em nada, nem queima outros equipamentos.

Após várias queimas, passei a usar filtro de linha da iclamper para tentar ajudar mas continua a acontecer.

Utilizo filtro de linha da iclamper no qual é conectado monitor, roteador, modem da fibra e computador, só queima a fonte.

A última que estou é essa da gigabyte, comprei ano passado e já foi pra garantia 3 vezes, a nova chegou hoje e já estou com medo de ligar porque eu sei que vai novamente queimar cedo ou tarde.

Que maus espíritos poderiam estar causando essa queima? Seria placa-mãe? Processador? Algum componente do PC?

EDIT: Ah, esqueci de informar. As fontes simplesmente "morrem" sem nenhuma explicação, as vezes até desligo o PC normal e quando vou ligar, está mortinha da Silva, a primeira dela Corsair CX430 pipocou, a primeira gigabyte 550w também pipocou, as outras simplesmente morreram sem explicação.

Postado

As fontes da Gigabyte tem essa característica de queimar depois de pouco algum tempo. Então não me surpreende as 3 terem queimado.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1534920-fonte-gigabyte-gp-p550b-550w-queimou-como-prevenir/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1479096-fonte-gigabyte-p450b-é-boa/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1491298-gigabyte-gp-p450b-450w-ou-evga-450w/

https://www.reclameaqui.com.br/kabum/fonte-gigabyte-queimou-com-1-mes-e-meio-de-uso_tZoCWziHb00Efds4/

https://dicaspc.com.br/noticias/fontes-da-gigabyte-estão-explodindo-com-menos-de-5-minutos-de-uso/

Provavelmente essa nova também vai queimar.

Uma fonte genérica pode queimar se o sistema puxar mais potência do que ela pode fornecer.

Então, a única anormalidade foram as duas Corsair terem queimado.

Acho difícil que o processador ou placa-mãe tenham provocado a queima da fonte,  mas não tenho certeza pois tenho pouco conhecimento do assunto.

Postado

@ThiBSilva e você testou as fontes ou simplesmente só as trocou?

Lembro de um outro tópico em que a pessoa disse que o computador não estava ligando com um modelo de fonte específica. E depois de um tempo tentando o computador deu vida - apesar de que não era consistente ligar e a pessoa não tinha nem certeza se a fonte antiga dela deu problema. O PC tinha funcionado em um teste com a fonte de um amigo dela.

Poderia não ser a fonte. O que você quer dizer com pipocar? Cheiro de queimado? Um estalo?

Postado

@ThiBSilva Essas fontes da Gigabyte são muito ruins, só são recomendadas para usar com vídeo integrado, torcer pra que ela também não queime sua placa de vídeo.

Eu verificaria também se o pino fase da tomada não está invertido, caso esteja anula a proteção do filtro.

Postado

@Flávio Pedroza Tudo bem quanto as gigabytes, mas quanto as corsair? Até onde vi são fontes de excelentes qualidades e duas delas queimaram do mesmo jeito, por isso não desconfio da fonte e sim do restante do hardware, então pergunto se é possível isso.

@MrNobody Testei sim, todas elas, jumpeando e ligando diretamene em outros PCs, elas simplesmente morrem. Refente ao pipoco que eu digo, explodiu, a corsair cx430 explodiu aquele capacitor maior da fonte e foi o maior fumaceiro, a cx450 parou de funcionar do nada. Sobre os pinos da tomada estão todas no padrão, direito fase, meio para CIMA terra e esquerdo neutro, inverte a ordem se o terra for para baixo.

Está difícil encontrar o problema disso.

@Flávio Pedroza Tudo bem quanto as gigabytes, mas quanto as corsair? Até onde vi são fontes de excelentes qualidades e duas delas queimaram do mesmo jeito, por isso não desconfio da fonte e sim do restante do hardware, então pergunto se é possível isso.

@MrNobody Testei sim, todas elas, jumpeando e ligando diretamene em outros PCs, elas simplesmente morrem. Refente ao pipoco que eu digo, explodiu, a corsair cx430 explodiu e a cx450 parou de funcionar do nada. Sobre os pinos da tomada estão todas no padrão, direito fase, meio para CIMA terra e esquerdo neutro, inverte a ordem se o meio for pra baixo.

Está difícil encontrar o problema disso.

@Tiberio Tudo bem, mas como falei no primeiro comentário também, e quanto as fontes da corsair? Foram duas em um prazo de menos de um ano.

Postado
8 minutos atrás, ThiBSilva disse:

Tudo bem quanto as gigabytes, mas quanto as corsair? Até onde vi são fontes de excelentes qualidades e duas delas queimaram do mesmo jeito,

A Corsair possui modelos de medíocres a excelentes, já o modelo CX são de medianas a boas, estão longe de serem excelentes.

Postado
37 minutos atrás, ThiBSilva disse:

@Flávio Pedroza mas quanto as corsair? Até onde vi são fontes de excelentes qualidades e duas delas queimaram do mesmo jeito, por isso não desconfio da fonte e sim do restante do hardware, então pergunto se é possível isso.

Sim, isso é estranho, algo raro de acontecer. Pode indicar que há algo mais acontecendo além de simplesmente fontes defeituosas...

Postado
52 minutos atrás, ThiBSilva disse:

Tudo bem quanto as Gigabyte, mas quanto as Corsair?

Caso tenha mais informações sobre a CX 430W, seria bastante simples explicar, especialmente se tratando da CX baseada na plataforma DSAII, que sofria de problemas de design, ocasionando uma sobretensão que levava à explosão do bulk capacitor. Com relação à CX 450W, a CX baseada na plataforma GW-ATX-BL sofreu problemas de fabricação há poucos anos, em que o fabricante de thermal pads forneceu materiais fabricados incorretamente e o fabricante da fonte de alimentação, ao fixar os switchers do estágio primário, aplicando o torque especificado na documentação da empresa sobre os parafusos, permitia a ocorrência de um curto entre os switchers e o dissipador de calor, levando à explosão da fonte de alimentação.

• Triste 1
Postado

@Phynsx Vixe, não sabia de todas essas informações, antes de comprar essas fontes ainda dei uma leve pesquisada e vi que eram boas, infelizmente parece que só estou pegando bombas. É o jeito esperar sair da garantia e acabar com essa atual gigabyte e partir para uma outra fonte de responsabilidade, vi relatos sobre a seasonic e zalman serem umas das melhores, então vou nelas.

Postado
33 minutos atrás, ThiBSilva disse:

Vi relatos sobre a Sea Sonic e Zalman serem umas das melhores, então vou nelas.

Temo a origem desta informação...

Quando a Zalman abandonou a venda de fontes de alimentação, seus modelos eram horríveis, especialmente aqueles pertencentes às séries de menor custo. Retornaram este ano com uma nova série, no entanto, ainda não existem avaliações completas cobrindo o modelo.

Com relação à Sea Sonic, seus modelos atuais são apenas medíocres, não destacam-se sobre os demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...