Ir ao conteúdo

RAID 0 vs Single SSD NVMe

Ir à solução Resolvido por Marco Tada,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, o que é mais rápido - um SSD que lê a 7000 Mb/s ou dois ligados em RAID 0 onde cada um lê 3500 Mb/s?

Dentro do uso cotidiano (para jogos, fazer vídeos) existe um máximo de velocidade de leitura que influencie na velocidade da máquina? Faz diferença se a máquina tiver um SSD de velocidade 7000 Mb/s ou dois de 7000 Mb/s? Ela é capaz de aproveitar essa velocidade?

• Solução
Postado

Para uso cotidiano a maioria das pessoas nem vai perceber muita diferença entre um SSD SAtA e outro SSD NVMe, quanto mais dois NVMe em raid 0.

Leve em consideração que na maioria das placas mãe somente um NVMe é controlado diretamente pela CPU, usando toda a banda disponível para ele, o segundo NVMe é controlado pelo chipset, e compartilha a banda de dados com todos os dispositivos controlados pelo chipset. Então se você tiver muitos dispositivos pendurado no chipset você vai estar até prejudicando a velocidade de transferência do outro NVMe que está direto na CPU.

Se você vai usar o computador somente em casa, e ainda mais para jogar, use somente um NVMe, não perca tempo usando dois em raid - a não ser que você tenha dinheiro sobrando e queira montar uma máquina com raid. Agora se você usa sua máquina profissionalmente, em compilações de projetos pesados, ou edições de vídeos pesadas em 4K ou mais, talvez um NVMe gen 4 mais rápido ajude. Mas nem nesse caso eu perderia meu tempo com raid, pois máquina para uso profissional tem que trabalhar, dois nvmes são dois pontos de falhas, e uma máquina parada é máquina que não está dando lucro para a empresa.

Postado

@Marco Tada Então o ideal é  ter um NVMe para usar a velocidade máxima correto? E até mesmo pelo preço que hoje são quase equivalentes, qual o sentido de colocar junto um SSD Sata? Por exemplo no NVMe deixar instalado os programas mais pesados e os jogos no SSD? A diferença de velocidade de leitura é grande entre eles mas na prática o que muda? Uma vez usei um NVMe e um SSD. Medindo a temperatura do SSD ele nem esquentava  mesmo estando os jogos instalados nele.

Postado

A diferença é que a maioria das placas mãe tem de quatro a seis conectores SATA, e no máximo dois conectores NVMe. Na minha máquina eu uso dois nvmes, um para dados e outro para a instalação do sistema operacional, e mais 3 discos SSD sata para instalação de banco de dados. Eu uso meus bancos de dados apenas para testes e nada pesado rodando, então não fiz questão de usar NVMe neles. Na prática a diferença de um NVMe para SSD sata é pouco perceptível, se seu objetivo for rodar coisas leves e jogos vai no que for mais barato e conveniente para você, não se apegue a essas velocidades máximas anunciadas, essas velocidades você vai conseguir somente em situações bem específicas.

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
Postado

Excelente explicação Marco. A "vantagem" é bacana em você usar um controlador externo pra fazer esse RAID. Ou usar essas X99 da vida com 2 processadores. Terá muita pista pra ser controlada pela CPU e Chipset. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!