Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, mais um tópico criado, eu desmontei um ps2 fat  (o primeiro ps2) e eu tirei esse componente que parece ser uma fonte. Na placa não fala a tensão e corrente que essa "fonte" libera, mas do lado de um componente que parece ser um fuzivel, tá escrito: "125 volts, 3.15 amperes", não sei se é a tensão que o "fuzivel" suporta, ou é a tensão que a "fonte" libera. Esse componente tem um transformador, um capacitor grande, alguns diodos, dois mosfetes, e resistores. Tem uma entrada de alimentação e um botão liga e desliga, e algumas entradas. Isso é uma fonte ou algum reator? 20220624_155949.thumb.jpg.794e1141806eb8e2a1fe36704c7fc048.jpg20220624_160102.thumb.jpg.681460cea830ba8fa18d0b5d2f5eb6d7.jpg20220624_160130.thumb.jpg.49eb70ed7af51523342964bbe11a46aa.jpg20220624_160140.thumb.jpg.2ba1eefd1991961841bcfbf890ae7d20.jpg20220624_161244.thumb.jpg.204df18bc0c24738ff6bf9093adb8d26.jpg20220624_161229.thumb.jpg.ca81c648b5dd8166c6a72304ed8da9f7.jpg20220624_160036.thumb.jpg.1ed0ebdf43c2b625757387ff856ce335.jpg20220624_160113.thumb.jpg.00dac59c7cd1c8dae64e96c65ff63e71.jpg

Postado
34 minutos atrás, Tiky disse:

um fuzivel, tá escrito: "125 volts, 3.15 amperes", não sei se é a tensão que o "fuzivel" suporta, ou é a tensão que a "fonte" libera

Essa é a tensão e corrente que o fusível suporta. 

E sim, é uma fonte. 

As tensões provavelmente são várias entre valores que variam entre 3 e 12V. 

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Tiky disse:

é uma bateria de li-ion de um laptop educacional da CCE

Tem certeza?

Porque 7,2 volts é tensão nominal para pack 6 células 1,2 volts, Ni-CD ou Ni-MH.

• Membro VIP
Postado

Você já conhece a saúde dela? Pretende usar ela assim, lacrada?

31 minutos atrás, Tiky disse:

o que seria esse BMS?

Uma placa simples que existe aí dentro, gerenciando tensão e carregamento de cada célula (ou ramo) da ligação em série.

Ou suas células são fora de padrão, ou o fabricante do pack preferiu regular a tensão total de saída para menos. As células Li-On mais comuns são 3,7 volts.

Postado

@alexandre.mbm @alexandre.mbm

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

Você já conhece a saúde dela? Pretende usar ela assim, lacrada?

Um placa que existe aí dentro, gerenciando tensão e carregamento de cada célula ou ramo da ligação em série.

Ou suas células são fora de padrão, ou o fabricante preferiu regular a tensão total para menos. As células Li-On mais comuns são de 3,7 volts.

@alexandre.mbm na bateria diz que é um pack de bateria, da para entender pelo  "batery pack" que está escrito nela acho que a bateria está boa pois quando estava no laptop estava indicando que estava 77% carregada ou elas são de lítio,  ou é feita de ácido.20220624_194137.thumb.jpg.66e3c150e3a0a88adc78dca54c937df1.jpg

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Tiky disse:

na bateria diz que é um pack de células

Sempre é.

acho que a bateria está boa, pois quando estava no laptop estava indicando que estava 77% carregada

Se uma célula estiver ruim, ou o BMS, o desempenho fica prejudicado. Isso pode significar, no notebook, ela descarregar muito rápido ou não completar carga. Esses 77% isolados nada garantem.

ou elas são de lítio,  ou é feita de ácido

LiOn significa "íons de lítio".

Baterias de chumbo-ácido tem células com tensão nominal 2V e não são usadas em notebooks.

Você deve procurar saber o que vai fazer, com atenção. Baterias oferecem riscos à sua integridade física e ao seu patrimônio. No momento você não parece entender o suficiente para procedimentos seguros.

Postado

@alexandre.mbm eu vou testar ela nuns motores dc brushless e dc escovado que tenho aqui, se os motores rodarem, é porque a bateria está boa, agora se os motores não rodarem, é porque está com algum defeito, o difícil será achar o positivo e o negativo da bateria, pois ela não tem os fios como algumas baterias de notebook tem, eu sei que duas entradas são as do positivo e do negativo, agora as outras duas entradas são para carregar a bateria, na qual pretendo fazer com a fonte de 3V-12V do tópico 

@Renato.88 a é, chumbo ácido só tem em baterias de moto 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Tiky disse:

se os motores rodarem, é porque a bateria está boa, agora se os motores não rodarem, é porque está com algum defeito

Não é bem assim. Motores funcionarem apenas sinalizarão presença de energia. Se células estão ruins, a brincadeira durará menos tempo.

o difícil será achar o positivo e o negativo da bateria, pois ela não tem os fios como algumas baterias de notebook tem

Puxando a energia daí você passa pelo BMS. Ele limita a corrente de boa ou não, e motores potentes potentes podem estragá-lo.

eu sei que duas entradas são as do positivo e do negativo, agora as outras duas entradas são para carregar a bateria, na qual pretendo fazer com a fonte de 3V-12V do tópico

Pois olhando a "caixa preta" eu não faço ideia de qual seja a pinagem, seu significado. Existem ali mais de quatro pinos. Boa sorte!

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Tiky disse:

se essa bateria tiver boa mesmo, vai dar para eu usar no famoso inversor, o "ESC de 30 amperes", para eu poder ligar os meus motores AC brushless

Talvez não. Vai depender da potência de seus motores. Ainda que você desmonte o pack para usar as células diretamente. Por causa do C delas. Pode ser muito baixo.

4 minutos atrás, Tiky disse:

Também posso usar uma fonte regulável de 12 a 24v com 4 amperes de corrente.

Não entendi a afirmação.

Postado

@alexandre.mbm é que eu tenho uma fonte regulável de 12v a 24v que eu posso usar no ESC, caso se as pilhas não funcionarem. Agora sobre a potência dos motores, são aqueles motores de CD ROM do outro tópico, eles não devem consumir um amperes, então,  se a bateria estiver boa, dá para ligar com certeza. Agora me responde uma dúvida: essas "células" de ion de lítio são pilhas, ou não? 

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, Tiky disse:

essas "células" de íons de lítio são pilhas, ou não? 

Você deve estar perguntando sobre o formato físico delas, se parece com uma pilha de supermercado, cilíndrico. Nem sempre. Quando sim, o formato mais comercializado é o 18650.

Baterias de smartphones atuais são células cúbicas retangulares, LiOn ou LiPo, com dimensões diversas.

• Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, Tiky disse:

alta corrente para alimentar os equipamentos com mais exigência de corrente

Baterias para aeromodelos e carrinhos RC podem fornecer essa característica. Geralmente são packs de LiPO,  mas comercializados com a especificação (e propaganda) do C.

Os motores BLDC de um drone quadricóptero de tamanho médio podem requerer dezenas de amperes, em seu conjunto.

D1806-2280KV.jpg.afd4524970198baf36945b9e68ff1f4e.jpg

@Tiky, um único "motorzinho" desse tem a corrente de carga de 11,5 A na especificação!

• Membro VIP
Postado

Voltando à fonte de alimentação... a qual deveria ser o objeto do tópico:

@Tiky, fora os transistores nos dissipadores, e o optoacoplador que aparece de longe em pelo menos uma das fotos, não há CI na placa?

Update

Buscando por "ps2 fat power supply" vemos fotos de outras versões, inclusive que possuem algum SMD no verso (face das trilhas) da PCB.

Update 2

6 horas atrás, Renato.88 disse:

As tensões provavelmente são várias entre valores que variam entre 3 e 12V. 

Se for a fonte do esquema que estou anexando, ou compatível, as saídas são 3,5V e 8V.

sony_playstation-ps-2-generic-power-supply.pdf

Postado
53 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Se for a fonte do esquema que estou anexando, ou compatível, as saídas são 3,5V e 8V.

Portanto está dentro do meu chute. 

3 horas atrás, Tiky disse:

chumbo ácido só tem em baterias de moto 

Em qualquer veículo automotor como carros, caminhões, ônibus, barcos e trem também tem. 

Também tem em luminarias de emergência, no breaks e alguns tipos de lanternas baratas. 

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Também tem bateria de chumbo-ácido em luminárias de emergência, nobreaks e alguns tipos de lanternas baratas. 

Nesses contextos a proposta também é que elas sejam recarregadas por circuitos muito simples, até uma condição de parada envolvendo seu nível de tensão. Ali elas são chamadas acumuladores. Já encontrei acumulador de 4V em radinho chinês; num daqueles estilo "retrô", com leitor de SD e de pendrive.

Postado

@alexandre.mbm o entolamento desse motor deve ser grosso, porque quanto mais grosso o enrolamento, mais corrente e mais torque tem o motor, sendo ele escovado, brushless, e os motores de indução, que também são a mesma coisa dos motores brushless.

@alexandre.mbm o esquema e meio complicado de entender, mas provavelmente deve ser a fonte das fotos, as fonte de ps2 slim, são no máximo 8v e 5 amperes (fonte bivolt) e 7.4 volts 4 amperes (fonte pcb, que nem a das fotos), a fonte pcb do ps2 slim é bem mais pequena do essa do ps2 fat

@Renato.88 essas fontes pcb são mais perigosas do que as fontes linear e bivolt, pois elas tem um lado primário, que recebe a tensão ac, e o lado secundário que é liberado a tensão dc nas saídas 

@alexandre.mbm dei umas buscas na Internet com o termo "ps2 fat" e encontrei vários modelos de fonte, mas nenhuma me deu a especificação da tensão e a corrente que elas liberam, inclusive achei uma idêntica ao da do tópico:b0c7024e9dce0921e495f430deb6fc95.jpeg.6a35f173b0bed0dc4625c9d36b30249e.jpeg917559275_download(28).jpeg.bec5b2f3995628f3ce4fd496057d4204.jpeg1384328083_images(11).jpeg.02145b7b46ec8cafd8cf9982232c928a.jpeg

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Tiky disse:

dei umas buscas na Internet com o termo "ps2 fat" e encontrei vários modelos de fonte, mas nenhuma me deu a especificação da tensão e a corrente que elas liberam, inclusive achei uma idêntica ao da do tópico

Se são tudo para o mesmo videogame, por certo fornecem mesma tensão e corrente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...