Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando na tela da BIOS


Posts recomendados

Como ninguém respondeu e eu tive um caso parecido vou tentar ajudar.

Mas que fique claro que não trabalho com informática, apenas há mais de 20 anos sempre dei um jeito de configurar minhas máquinas sozinho usando tentativa e erro e ajuda na internet. Mas depois acabo esquecendo como foi e os detalhes até porque tenho várias máquinas com vários Windows diferentes e estou ficando velho kkk.

Há alguns meses peguei um Note também Dual Core de uma sub-marca da Positivo (acho que NEO PC) de um amigo que ele recomprou, já tinha sido dele. O Windows tava “bichado”, dava pau na hora de entrar então com muito custo consegui fazer um pendrive com instalador do Windows 7 usando o Rufus. Como não trabalho com isso prefiro fazer da maneira antiga, com um CD ou DVD de instalação mas ele não tinha nenhum virgem. Depois de instalar o Windows começou a fazer praticamente a mesma coisa que esse, a diferença é que ele exibia um código dos “USBs” que ele encontrava e congelava. A pilha também estava gasta mas por ser um note não tive paciência pra trocar. A bateria estava estragada também. Um amigo nosso deu o conselho de entrar no Setup e selecionar “carregar as configurações de fábrica” ou “load factory defaults” em inglês. Também deu a dica de usar o Driver booster para instalar os drivers já que não encontrei nada sobre esse note na internet. A dica das configurações de fábrica não deu certo e o Setup tinha pouquíssimas opções. Eu não lembro direito como mas com tentativa e erro eu conseguia fazer ele entrar no Windows. Se eu não me engano ele mantinha o setup com a fonte ligada então o truque era dar uma desconectada na fonte. Aí na inicialização vinha a mensagem do tipo “erro no cmos aperte F (1 ou 2, não lembro) para Setup e outra opção para continuar” e aí ele entrava no Windows. Mas se entrasse no Setup dava zebra. Quando entrava no Windows a primeira coisa, obvio, era acertar a data e fui instalando os programas. Mas acho que ao reiniciar ele congelava  e tinha que fazer o truque de novo. Até que ele navegava bem na internet principalmente usando o navegador Brave que tem adblock e com isso não baixa nem roda os anúncios. Mas um programa de gravação antigo de 1998 que usamos muito e roda em qualquer máquina com qualquer Windows, do 95 ao 10 rodou uma vez meio “torto” e não rodou mais principalmente porque o driver da placa de som apesar de funcionar na internet não era o certo e não permitia o acesso as configurações de reprodução e gravação. Foi aí que resolvi instalar o tal Driver Booster, a versão grátis mesmo e atualizar os drivers. Nessa o problema na inicialização sumiu. Provavelmente o problema estava relacionado ao tipo de formatação/partição da HD que devo ter selecionado GPT na hora de instalar o Windows e faltavam os drivers pra acessar a HD corretamente. Eu vi na sua foto que a HD esta configurada como 4th master, eu na minha ignorância acho que seria melhor colocar como 1th master. E se for pra rodar o Windows 7 só 1 Giga vai ser uma carroça, se der pra instalar pelo menos 2 gigas fica bem melhor. Claro que se o cliente quiser fazer um outro uso e não acessar a internet aí dá, tenho um Pentium IV com uma placa lisa Intel, uma Gforce de 64 megas, meio giga de memória e Windows XP só pra edição de áudio, sem rede, sem wifi e com o Avast 4 (rsrs). Dá boot em 30 segundos e roda liso que nem um quiabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!