Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3200mhz ou 3600mhz para Ryzen 5 5600x, a diferença é gritante ?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Bom estou com dúvida em qual memória ram adquirir, no momento tenho 2x8 2666mhz Ballistix, comprei um Ryzen 5 5600x faz alguns dias, ( o meu atual é um 3400g ), vejo muito comentários na internet falando que uma

de 3600mhz seria o ideal para apu, mas agora que estou saindo de uma apu para cpu estou meio indeciso se vale a pena investir um dinheiro em umas frequências a mais. Sou meio leigo na nessa área por isso vim aqui

esclarecer minhas dúvidas.

 

Setup atual

placa-mãe : Prime a320m 

memória Ram: ballistix 2666mhz 2x8

Placa de vídeo: Rx 570 4gb pcyes

 

Futuro setup

placa-mãe : Aorus b450 m 

memória ram: 3200mhz ou 3600 2x16 ou 8gb

Placa de vídeo : rx 6600xt 8gb sapphire ( Já comprada ta pra chegar.)

Fonte redragon 500w 80 plus bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para APU até compensa investir um pouco mais em RAM porque o vídeo integrado do processador não tem memória própria igual as placas de vídeo, usam parte da RAM como memória de vídeo. A memória RAM do PC é muito mais lenta que a memória de uma placa de vídeo dedicada, e a memória de vídeo é bastante importante para transferência de dados em alta velocidade entre o processador do PC e o chip gráfico. Então acaba que o desempenho do gráfico integrado fica um pouco limitado por conta da velocidade da memória RAM, e por isso as pessoas recomendam investir tanto em memórias um pouco mais rápidas como também usar dual-channel, pois o dual-channel sozinho já dobra a largura de banda da memória RAM.

 

Na minha opinião pra você aí nem valeria tanto a pena você trocar de RAM. O desempenho do processador pode sim melhorar um pouco com RAMs mais rápidas, mas você só conseguiria ver isso em situações onde quem está limitando o desempenho do PC é o processador, ou seja, situações de gargalo. O ganho também seria coisa de 10% no melhor dos casos. Também não é só a frequência que importa, as latências para processadores Ryzen fazem boa diferença. Se você tentar, pode ser até que consiga fazer overclock nas suas memórias atuais para pelo menos 3000MHz, talvez até consiga 3200MHz, o que já seria bom o suficiente.

 

Se mesmo assim quiser trocar de RAM, então invista logo em 3600MHz, pelo menos haveria uma diferença mais significativa de 2666 para 3600. Recomendo o modelo XPG D45G de 3600MHz:

 

https://www.kabum.com.br/produto/194492/memória-xpg-spectrix-d45g-RGB-8gb-3600mhz-DDR4-cl18-preta-ax4u36008g18i-cbkd45g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi amigo, as duas que tenho aqui estão rodando em 2800 dual channel, só consegui até essa frequência pois acima disso o pc começou a reiniciar ou a não dar vídeo, não mexi nas tensões só subi a frequência de pouco em pouco até chegar em 2800 que foi até onde deu.

 

Estava pesquisando uma da mesma marca que você me indicou só que 3200mhz cl16 da xpg, to meio apertado e só quero ter que subir para 3600mhz se realmente não for fazer falta.

Tô naquela de pegar uma 3200mhz e depois me arrepender de não ter pego uma de 3600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Yury S disse:

@GuilhermeGB Entendi amigo, as duas que tenho aqui estão rodando em 2800 dual channel, só consegui até essa frequência pois acima disso o pc começou a reiniciar ou a não dar vídeo, não mexi nas tensões só subi a frequência de pouco em pouco até chegar em 2800 que foi até onde deu.

 

Estava pesquisando uma da mesma marca que você me indicou só que 3200mhz cl16 da xpg, to meio apertado e só quero ter que subir para 3600mhz se realmente não for fazer falta.

Tô naquela de pegar uma 3200mhz e depois me arrepender de não ter pego uma de 3600.

Se suas memórias estiverem rodando a 1.2V ainda, pode subir para 1.35V que você deve conseguir bem mais que isso (se o chip da sua memória conseguir escalar bem a frequência). A tensão de 1.35V é a o que a maior parte das memórias usa no perfil XMP, então é uma tensão que costuma ser segura.

 

Na minha opinião não vale muito sair de 2666MHz para 3200MHz, se o ganho já não vai ser tão grande indo para 3600MHz (isso nas situações onde você realmente perceber ganho), indo para 3200MHz vai ser ainda menor. Mas a escolha é sua, não faça algo que vá se arrepender depois.

 

Um detalhe sobre essas memórias, tanto a de 3200MHz quanto a de 3600MHz, quando você instalar elas no seu PC precisará ir na BIOS e habilitar o XMP, caso contrário elas rodarão a 2666MHz, que seria o padrão de segurança delas via JEDEC. O XMP é um perfil de overclock certificado pelo fabricante que vem gravado no chip, e as configurações utilizadas não são compatíveis com 100% dos PC's (sempre tem aquele 1% vag*bundo rsrs), por isso não vem ativado por padrão. Mas também é muito comum você conseguir refinir a memória além do XMP, seja melhorar os timings como também subir mais a frequência, mas o conjunto de placa-mãe + processador também precisa ajudar.

 

Agora vou de dar mais algumas dicas fora das memórias, você está cogitando um processador 5600X, mas eu recomendo você olhar o 5600, versão sem "X". O 5600 é uma versão mais nova do 5600X lançada esse ano, ele custa mais barato, tem clocks levemente menores, mas em jogos o desempenho deles é identico, até porque o 5600 é um pouco mais "otimizado" por ser mais novo.

 

Vi que você também está querendo pegar uma B450, eu realmente não recomendo você fazer isso. As placas B450 só valem a pena quando você quer economizar, e se for pra fazer isso é melhor você manter essa sua A320 mesmo. Você quase não teria vantagens trocando a placa-mãe também, mas se quiser fazer isso vá de B550, pois assim você conseguirá aproveitar melhor o que o processador terá a oferecer, como por exemplo a compatibilidade com PCI-Express 4.0, tanto para placas de vídeo como para SSD NVMe, nessas situações as placas B450 ficam limitadas no PCI-Express 3.0.

 

E se você também ainda não pegou a fonte da Redragon, também recomendo dar uma olhada em opções melhores, pois essa fonte é bem de entrada, e você já está mexendo com uma configuração mais pro lado do nível intermediário. Se você já tem ela, pode até manter, mas deixo a dica de upgrade futuro. Fonte é um componente bastante importante no PC, enquanto melhor for a fonte, maior será a chance das suas peças terem uma longa vida útil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi, vou pensar direitinho em relação as memórias, e no caso da placa-mãe e da fonte eu já tenho elas em mãos, comprei em promoções, processador ta pra chegar vi bastante usuários com esse setup por isso comprei igual e também porque era o que estava dando no orçamento. mais pra frente vou ver se consigo anunciar ela e trocar para uma b550.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, aproveitando o ensejo.

Comprei um processador amd Ryzen 5600x, placa-mãe aorus b450 e 2x memórias rams (Memória DDR4 XPG Spectrix D60, 8GB (1x8GB), 4133Mhz), no entanto, mesmo escolhendo o perfil 1 do xmp (p/ 4133mhz), aparentemente está limitadno em 2667mhz (aquela do profile 1), como posso desbloquear isso?

Obrigado desde já!

WhatsApp Image 2022-06-29 at 13.17.53 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-29 at 13.17.53.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@mattzinvlw tente colocar manualmente o Infinity Fabric do processador em 2066MHz, ative junto com o XMP.

 

Olá, obrigado pela resposta.
Não funcionou, continua "bloqueada". Engraçado que a tensão também.

Por acaso existe alguma outra alternativa?

 

WhatsApp Image 2022-06-29 at 13.32.50.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-29 at 13.32.49.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattzinvlw mas é normal continuar mostrando 2667MHz ali embaixo do multiplicador 41.33, aquele valor só altera depois que você aplica o XMP e reinicia o PC. Todos os vídeos que já vi ensinando a ativar o XMP em placas da Gigabyte é assim. Caso de forma alguma o XMP não funcione, mesmo com a última versão da BIOS instalada, aí você vai ter que começar a tentar overclock manual sem ativar o XMP, pode tentar na frequência da memória mesmo ou valores mais baixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...