Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Corrompido e SSD em estado crítico (?)


Posts recomendados

Pra contextualizar: tenho 2 discos, um SSD de 120GB com uns 3 meses de existencia e um HD de 320GB 5400rpm que uso faz uns 10 anos

Bom, ontem eu fui tentar ligar meu HD, e como meu pc anda dando choque por falta de aterramento, eu não meti logo a mão pra conectar o cabo de alimentação SATA, então ele ficou só no meio caminho, dando como se fosse um mau contato e fazendo o HD ficar naquele liga-desliga até eu calçar um chinelo e botar o cabo todo no encaixe

Quando eu botei, percebi que demorou um pouco mais do que o normal pro windows reconhecer, então tentei abrir ele no explorador de arquivos e ele carregou mais do que o normal, resolvi baixar uns jogos pra ver o que dava, e me deparei com o erro "disco corrompido"


image.thumb.png.3d203549b5d9fc647b6d07f71c6fb911.png

 

Logo após, abri o crystal disk info, ele demorou um pouco pra abrir, o que já indica problema, e o crystaldisk info me indicou estado de alerta ( ignorem aquele em estado crítico por enquanto, foco no toshiba )

 

image.png.d3fa0ced9ec1a2a11c352341175431fe.png 

 

Antes desse acontecido, o HD tinha erro só no 05 "Reallocated Sectors Count", o que não é um problema deveras sério, afeta só alguns setores e de fato eu usei o HD normalmente por uns 7 anos com esse erro sem ter nenhum problema, mas depois desse acontecido tive erro também no C5 "Current Pending Sectors Count", e não faço ideia do que pode ser... O HD ainda funciona, mas quando se faz uma leitura ela atinge 200mb/s as vezes ( ??? é um HD 5400rpm ) e depois cai pra 0b/s, alguém tem ideia de como solucionar esse problema? só queria resolver esse erro porque meu SSD tem 120GB e eu montei meu PC agora pra jogar gta 5 e não dá pra instalar no SSD por causa do espaço que ele ocupa, uma vez vi um programa que ocupa esses espaços com bad block com alguns arquivos vazios, mas não sei qual o nome e nem se resolveria meu problema

 

Eu também tentei formatar o HD do 0, sem a opção "formatação rápida" ativada

 

Quando eu conecto o HD ele fica assim por uns 10 segundos até ficar normal, mostrando o espaço ocupado e etc... eu também não consigo criar um teste pelo crystal disk mark, ele não consegue alocar os arquivos de teste...
 

image.png.530f2d3181f253982618a591d9484c13.png

 

Esse é o 1o problema, agora o problema 2...

Eu não sei se de fato é um problema, mas quando abri o crystal disk info tive aquele alerta do meu SSD em estado crítico, mas quando vi os atributos vi que estava tudo OK, e quando fiz o teste no crystal disk mark deu a velocidade que eu esperava, então isso de fato é um problema?...

 

image.png.c77232f9423641651b29b81294481ca6.png

image.png.25a30fa0de8c700fe1ac4fb82783003d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleiton2040 Se o SSD for algum desses SSD chineses é bem possível que esteja para morrer também. Eles param de funcionar do nada, as vezes duram anos e as vezes deixam de funcionar em dias.

 

A vida útil de um SSD é calculada através da TBW - Terabyte Written ou Terabytes Escritos no bom português. E não por necessariamente um SSD ter passado dessa quantia que ele ira deixar de funcionar.

 

Enquanto o HD em alerta as vezes pode durar anos também, mas podem deixar de funcionar a qualquer momento dependendo do problema que ele tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleiton2040

 

Rapaz não se conectam os cabos dos HDs com o PC ligado, não faça isso novamente que você pode acabar com eles.

 

Esse C5 do HD se refere a setores pendentes com dificuldade de leitura/gravação. São esses setores que devem estar causando a tal lentidão e etc pois o firmeware do HD fica tentando recuperar. Dá pra tentar corrigir isso com o gratuito HDAT2 que vem no Hiren's CD na função " wipe " ou então tentar uma formatação longa de todo ele.

 

O que acontece no SSD é que o programa não está conseguindo ler corretamente o SMART e por isso acusa o estado " crítico ". Tente com outro programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!