Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, todos bem?

Venho tendo perda de desempenho no meu PC e tô investigando e resolvendo os problemas que acho, até que me deparo com esse:

Galera, meu i5 8400 está dando picos de uso de CPU por volta de 95% à 100% mesmo quando não tenho nada aberto. Mas em menos de um segundo normaliza. Só que isso me incomoda porque quando jogo me atrapalha

Vocês sabem como resolver isso? Ou todo processador é assim e meu problema pode ser outro?

Postado
2 minutos atrás, katheus gaming disse:

@uuhKayo isso n e certeza mais pode ser o processador superaquecendo tente olhar a temperatura se tiver em 50 graus acima sem nada aberto isso não e normal pode ser algo aberto em segundo plano

Acabei de checar, fica numa média de 50, até passa as vezes.

Como assim segundo plano, seria um vírus? Tô pesquisando no youtube e desativando alguns processos mas até agora não mudou nada.

Qual temperatura ideal se não tiver com nada aberto?

Postado
agora, katheus gaming disse:

@uuhKayo a temperatura  ideal e uns 40 sem nada aberto se ta passando de 50 ai pode ser pasta térmica ressecada

Não é a pasta térmica, troquei recentemente, coloquei até uma top.

Todavia, meu air flow é horrível, vou abrir a tampa pra ver se os picos diminuem.

Postado
3 horas atrás, katheus gaming disse:

@uuhKayo assim num e virus pode ser um programa pesado aberto em segundo plano

@uuhKayo hum se o gabinete e todo fechado isso e um probema

Tirei o gabinete e meus picos menores diminuiram, mas os maiores continuaram. Então eu prestei atenção nos serviços que mais consumiam e pesquisei como desativar..

Também rodei um antivirus por garantia e desabilitei alguns outros serviços

Meus picos abaixaram pra 60-70 de uso (bem rápido e volta ao normal)

Sinal que ainda tem coisa errada.. Mas não sei como achar mais kk

Postado

Aconteceu comigo de maneira semelhante depois de trocar a pasta térmica.

Na verdade eu coloquei uma pasta muito melhor que a anterior, mas de maneira incorreta. Uso aircooler da risemode e pra fixa-lo foi bem complicado. De tão apertado, ficava destravando o suporte da placa-mãe lambuzando toda a pasta que já tinha aplicado sob o CPU. No fim, foi resolvido após constatar que a pasta térmica não tinha coberto toda a superfície do processador.

No seu caso, me parece algum processo em segundo plano. Verifique na aba detalhes do gerenciador de tarefas um à um.

Postado
6 horas atrás, PedraX disse:

A placa de vídeo é onboard?

Não, uso a GTX 1660 Super

5 horas atrás, mullbite disse:

Aconteceu comigo de maneira semelhante depois de trocar a pasta térmica.

Na verdade eu coloquei uma pasta muito melhor que a anterior, mas de maneira incorreta. Uso aircooler da risemode e pra fixa-lo foi bem complicado. De tão apertado, ficava destravando o suporte da placa-mãe lambuzando toda a pasta que já tinha aplicado sob o CPU. No fim, foi resolvido após constatar que a pasta térmica não tinha coberto toda a superfície do processador.

No seu caso, me parece algum processo em segundo plano. Verifique na aba detalhes do gerenciador de tarefas um à um.

Cara, eu não passei pasta térmica no processador inteiro porque vi em alguns vídeos que não era o certo a se fazer, só na GPU que eu passei em tudo. Só que a temperatura da CPU tá normalizada, e mesmo quando eu ligo o PC só pra monitorar ele continua dando picos, sem nem chegar a usar nada pra aquecer ele.

Eu tô olhando no gerenciador de tarefas, mas parece que toda vez que resolvo em um, o problema vai pra outro, ou o problema sempre foi em vários, não sei..

Postado

@uuhKayo Já tive problemas com CPU indo a 100% devido a instabilidade na memória RAM quando dois pentes iguais estavam juntos. A solução no meu caso, foi ir na BIOS e carregar as configurações otimizadas de BIOS.

No seu caso dependendo do quão novo é seu PC poderia ser causado pelo perfil XMP.

Se usa o Windows 11 poderia ser uma instabilidade do próprio OS.

Postado
6 horas atrás, uuhKayo disse:

Não, uso a GTX 1660 Super

Boa tarde, é o que eu suspeitava. Como a 1660 está tendo bottleneck(gargalou a VGA) nos games, a CPU acaba ficando sobrecarregada, aliás, se eu entendí você foi trocar a pasta térmica da placa gráfica? Mas ela estava tendo sintomas de superaquecimento, mesmo com gargalo?(ela nunca chegará no m[áximo devido ao gargalo provocado pela CPU).

Aliás, tem que corrigir a refrigeração, porque provoca duplo problema, na CPU e na VGA.

Outra possibilidade, na parte do sistema, é ter algum malware, mas para ver se resolve, só formatando o HD.

Postado
Em 30/06/2022 às 10:58, MrNobody disse:

@uuhKayo Já tive problemas com CPU indo a 100% devido a instabilidade na memória RAM quando dois pentes iguais estavam juntos. A solução no meu caso, foi ir na BIOS e carregar as configurações otimizadas de BIOS.

No seu caso dependendo do quão novo é seu PC poderia ser causado pelo perfil XMP.

Se usa o Windows 11 poderia ser uma instabilidade do próprio OS.

Consegui resolver meu problema! Mas de todo mundo vou pesquisar pra melhorar minhas configurações da BIOS, cheguei a ativar o vt d porque você tinha falado da BIOS.

23 horas atrás, PedraX disse:

Boa tarde, é o que eu suspeitava. Como a 1660 está tendo bottleneck(gargalou a VGA) nos games, a CPU acaba ficando sobrecarregada, aliás, se eu entendí você foi trocar a pasta térmica da placa gráfica? Mas ela estava tendo sintomas de superaquecimento, mesmo com gargalo?(ela nunca chegará no m[áximo devido ao gargalo provocado pela CPU).

Aliás, tem que corrigir a refrigeração, porque provoca duplo problema, na CPU e na VGA.

Outra possibilidade, na parte do sistema, é ter algum malware, mas para ver se resolve, só formatando o HD.

Você estava certo, tinha um vírus e removi ele (foi parte do problema)

Quanto a refrigeração, acabei de comprar um gabinete gamer smash, e jaja vou comprar 2 kit fan, agora meu air flow vai ficar top

Dps que eu pagar, vou fzr upgrade de cpu pra i7-9700K e pegar o air cooler odin

Postado

por acaso fizesse alguma vez as atualizações do windows update? se você nunca fez ou faz tempo que fez ele fica em segundo plano trabalhando e é uma chatisse.

Recomendo fazer tudo o que tiver la se já não fez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...