Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fotos DeepCool DA500 por dentro


Posts recomendados

Já se foi 1 ano e meio de uso, mesmo com 5 anos de garantia resolvi abrir pois vendi para meu irmão que praticamente não usa o computador mas precisa de um de reserva, então resolvi abrir para ver como ela é.


Acho que o indutor "extra" é para neutro-terra não tenho certeza. Já tinha visto em outra fonte mas não lembro qual. Acho que foi uma Thermaltake. Em relação aos capacitores, infelizmente não são dos melhores. Principalmente poderiam melhorar o da primária.

Na foto não dá para ver direito mas o primário é Capxon 400V 85C 270uF 

No secundário tudo ChengX e 1 Nippon ChemiCon

 

P.S: tem termistor e varistor

https://imgur.com/a/1g5G3yB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, donzmaker disse:

Acho que o indutor "extra" é para neutro-terra não tenho certeza.

 

Os dois indutores que as fontes de alimentação geralmente possuem na etapa de filtragem eletromagnética integram um filtro de modo comum e são construídos com duas ou mais bobinas enroladas em um mesmo núcleo, no mesmo sentido, gerando um campo magnético que limita um aumento na corrente de modo comum através do aumento da impedância do circuito, assim suprimindo ruídos de modo comum (ou assimétrico).

 

No entanto, existem também ruídos de modo diferencial. Estes ruídos não podem ser filtrados utilizando os indutores citados anteriormente. Posto isso, também existem indutores construídos para filtros de modo diferencial. Estes não apenas podem filtrar ruídos de modo diferencial, como também ruídos de modo comum, mas como desvantagem, eles acabam sendo saturados muito facilmente. Portanto, adota-se uma regra de dimensionamento em que sua indutância deve ser multiplicada pela corrente elevada ao quadrado.

 

Com isso, eles podem acabar sendo muito caros e não estritamente necessários em fontes de alimentação, pois não são os únicos responsáveis pela filtragem deste tipo de ruído, afinal, os capacitores X também são utilizados para filtragem deste tipo de ruído, enquanto os capacitores Y são utilizados para filtragem de ruído de modo comum.

 

5 horas atrás, donzmaker disse:

Em relação aos capacitores, infelizmente não são dos melhores. Principalmente poderiam melhorar o da primária.

Na foto não dá para ver direito, mas o primário é CapXon [LP] 400V 85C 270uF 

No secundário tudo ChengX e 1 Nippon Chemi-Con

 

Particularmente não acho uma boa seleção de capacitores.

 

Se me permite uma opinião, um bulk capacitor com tensão máxima de 450V, capacitância maior ou igual a 375μF e temperatura operacional máxima de 105°C seria mais interessante, pois permitiria ao modelo elevar a tensão de trabalho neste circuito, elevando seu tempo de sustentação, além de sua capacitância permitir uma resposta adequada aos picos de consumo de um sistema mais exigente, mas sem comprometimento de sua eficiência (ou de sua supressão de corrente de partida).

 

Este capacitor da Chemi-Con integra o circuito de +5VSB, servindo como material publicitário.

 

Os filtering capacitors ChengX GR (2.000h) não são particularmente duráveis, podendo ser substituídos pelos modelos das séries ChengX AL (5.000h ~ 6.000h) e ChengX HL (5.000h ~ 10.000h) ou modelos das séries CapXon KF (2.000h ~ 5.000h) e Jun-Fu WL (2.000h ~ 5.000h), que integram o inventário da fabricante. Seriam alternativas interessantes, desde que fossem bem dimensionados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Phynsx disse:

 

Os dois indutores que as fontes de alimentação geralmente possuem na etapa de filtragem eletromagnética integram um filtro de modo comum e são construídos com duas ou mais bobinas enroladas em um mesmo núcleo, no mesmo sentido, gerando um campo magnético que limita um aumento na corrente de modo comum através do aumento da impedância do circuito, assim suprimindo ruídos de modo comum (ou assimétrico).

 

No entanto, existem também ruídos de modo diferencial. Estes ruídos não podem ser filtrados utilizando os indutores citados anteriormente. Posto isso, também existem indutores construídos para filtros de modo diferencial. Estes não apenas podem filtrar ruídos de modo diferencial, como também ruídos de modo comum, mas como desvantagem, eles acabam sendo saturados muito facilmente. Portanto, adota-se uma regra de dimensionamento em que sua indutância deve ser multiplicada pela corrente elevada ao quadrado.

 

Com isso, eles podem acabar sendo muito caros e não estritamente necessários em fontes de alimentação, pois não são os únicos responsáveis pela filtragem deste tipo de ruído, afinal, os capacitores X também são utilizados para filtragem deste tipo de ruído, enquanto os capacitores Y são utilizados para filtragem de ruído de modo comum.

 

 

Particularmente não acho uma boa seleção de capacitores.

 

Se me permite uma opinião, um bulk capacitor com tensão máxima de 450V, capacitância maior ou igual a 375μF e temperatura operacional máxima de 105°C seria mais interessante, pois permitiria ao modelo elevar a tensão de trabalho neste circuito, elevando seu tempo de sustentação, além de sua capacitância permitir uma resposta adequada aos picos de consumo de um sistema mais exigente, mas sem comprometimento de sua eficiência (ou de sua supressão de corrente de partida).

 

Este capacitor da Chemi-Con integra o circuito de +5VSB, servindo como material publicitário.

 

Os filtering capacitors ChengX GR (2.000h) não são particularmente duráveis, podendo ser substituídos pelos modelos das séries ChengX AL (5.000h ~ 6.000h) e ChengX HL (5.000h ~ 10.000h) ou modelos das séries CapXon KF (2.000h ~ 5.000h) e Jun-Fu WL (2.000h ~ 5.000h), que integram o inventário da fabricante. Seriam alternativas interessantes, desde que fossem bem dimensionados.

Seus comentários são sempre uma aula

Muito obrigado por dispor do seu tempo a nos ensinar!

 

P.S: Essa DA500 me fez lembrar a Superframe que o Teclab abriu

Ali na DA500 na secundária tem 3 núcleos de ferrite, coisa que não consegui ver na Superframe citada


DA500:

kr79h8c.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, donzmaker disse:

P.S: Essa DA500 me fez lembrar a Superframe que o Teclab abriu

Ali na DA500 na secundária tem 3 núcleos de ferrite, coisa que não consegui ver na Superframe citada.

 

São duas plataformas distintas, mas bastante similares.

 

Entenda esta plataforma GPT como uma revisão de baixo custo da plataforma GPM (utilizada pelo modelo da Super Frame), que também é uma plataforma de baixo custo. É possível diferenciar ambas, pois a GPT utiliza apenas um switcher no estágio de power factor correction e apenas dois optocouplers comunicando o estágio primário com o estágio secundário.

 

Estes pequenos indutores, em conjunto com os filtering capacitors, formam pequenos π filters, que são filtros que atuam como retificadores e também servem como low-pass filters. Cada filtro deste consiste de dois capacitores e um indutor em um formato que se assemelha a letra grega "π". Estes filtros acabam sendo muito eficientes na filtragem de ripple voltage, portanto são bastante utilizados em fontes de alimentação.

 

Mesmo o modelo da Super Frame também os possui:

 

image.png.095b52948d3605b3a2f3fe7a9ef20a5e.png

Créditos da imagem: TecLab

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phynsx disse:

 

São duas plataformas distintas, mas bastante similares.

 

Entenda esta plataforma GPT como uma revisão de baixo custo da plataforma GPM (utilizada pelo modelo da Super Frame), que também é uma plataforma de baixo custo. É possível diferenciar ambas, pois a GPT utiliza apenas um switcher no estágio de power factor correction e apenas dois optocouplers comunicando o estágio primário com o estágio secundário.

 

Estes pequenos indutores, em conjunto com os filtering capacitors, formam pequenos π filters, que são filtros que atuam como retificadores e também servem como low-pass filters. Cada filtro deste consiste de dois capacitores e um indutor em um formato que se assemelha a letra grega "π". Estes filtros acabam sendo muito eficientes na filtragem de ripple voltage, portanto são bastante utilizados em fontes de alimentação.

 

Mesmo o modelo da Super Frame também os possui:

 

image.png.095b52948d3605b3a2f3fe7a9ef20a5e.png

Créditos da imagem: TecLab

Muito obrigado!
sem querer você respondeu uma dúvida e ainda me deu mais uma informação que eu não sabia

Esses famosos filtro "pi" sempre me dão confusão como ele é aplicado na prática

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agora com mais calma (estava fazendo 100 coisas ao mesmo tempo). Que vergonha eu não ter visto os indutores (três total) no vídeo da Superframe

 

Esse projeto da Superframe me pareceu interessante. Lembro que vi na época que lançou e gostei, mas estava a procura de algo com mais de 1 ano de garantia

Porém o modelo 600W pelo menos listado pelo Cybenetics é interessante

@Phynsxqual sua conclusão da DA500 além da baixa qualidade dos capacitores usados?

Eu como leigo gostei que ela é silenciosa e funcionou bem esse tempo que esteve comigo, mas agora olhando com mais calma o projeto, não gostei de não ter dissipador no retificador(acho que o modelo 600W tem), nem o fato das bobinas indutoras do secundário (é correto dizer assim?) serem fracas. Tem outros defeitos que eu esqueci, cheguei guardar na época um arquivo com as conclusões dela mas não estou achando


Eu não recomendaria essa DA500 a não ser que não tenha nada no mercado melhor. Não é bomba, mas.... 

 

Das fontes com projetos 'mais antigos', díriamos que a Nidus 500W e Masterwatt 450W continuam sendo as "menos piores"? qual sua análise mais "in depth" delas e em relação a Mancer, Super Frame e DA500? A Cougar VTK é uma incógnita e a Be Quiet U9 400 e 500W faz muitos meses que não vejo para venda no Brasil
A 1st player  DK 5.0 e 6.0 e Montech Beta Bronze de entrada não achei review, pelo menos que eu lembre agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, donzmaker disse:

Esse projeto da Super Frame me pareceu interessante.

 

As plataformas com topologia group regulation da Channel Well Technology não me agradam. Seu desempenho em balanced loads (em carga elevada) e cross-loads sempre é medíocre, mesmo que tenha uma construção decente. Uma empresa mais competente desenvolvendo plataformas como essa é a Compucase.

 

13 horas atrás, donzmaker disse:

Qual sua conclusão da DA 500W além da baixa qualidade dos capacitores usados?

 

Eu como leigo gostei que ela é silenciosa e funcionou bem esse tempo que esteve comigo, mas agora olhando com mais calma o projeto, não gostei de não ter dissipador no retificador (acho que o modelo 600W tem), nem o fato das bobinas indutoras do secundário (é correto dizer assim?) serem fracas. Tem outros defeitos que eu esqueci, cheguei guardar na época um arquivo com as conclusões dela mas não estou achando


Eu não recomendaria essa DA 500W a não ser que não tenha nada no mercado melhor. Não é bomba, mas...

 

Cabem as mesmas críticas realizadas à NIDUS, que utiliza a mesma plataforma.

 

Estágio Primário

 

Além do mencionado sobre o bulk capacitor:

  • Apenas um switcher no estágio de power factor correction.
  • Dissipador de calor ausente na bridge rectifier.
  • Main switchers de baixa qualidade.

 

Estágio Secundário

 

Além do mencionado sobre os filtering capacitors:

  • Dimensionamento inferior dos retificadores das trilhas periféricas.
  • Implementação fraca da topologia group regulation.
  • Configuração incorreta do supervisor.

 

Circuito de Standby

 

  • Conversor subdimensionado.

 

Outros

 

  • Mecanismo sleeve bearing no fan.

 

Isso apenas referente a sua construção, seu desempenho condiz a todas essas falhas:

  • Ripple voltage elevada antes do acionamento da over current protection da trilha principal.
  • Line regulation péssima na trilha principal em balanced loads (em carga elevada), cross-loads e dynamic loads.¹²

¹ Não foi publicada uma avaliação do modelo, mas a informação em relação às dynamic loads pode ser verificada nesta análise.

² Seus resultados são inferiores à NIDUS nestes aspectos.

 

15 horas atrás, donzmaker disse:

Das fontes com projetos "mais antigos", diríamos que a Nidus 500W e MasterWatt 450W continuam sendo as "menos piores"?

 

Prefiro excluir a NIDUS desta listagem.

 

Mesmo com bons capacitores e um fan decente, seu desempenho não é satisfatório.

 

15 horas atrás, donzmaker disse:

A 1st player DK 5.0 e 6.0 e Montech Beta Bronze de entrada não achei review, pelo menos que eu lembre agora.

 

Há uma excelente análise da DK 500W. Também havia uma análise da BETA 550W, mas aparentemente acabou sendo excluída pelo portal que a publicou. Essencialmente, como todas as outras fontes de alimentação da Montech, trata-se de uma plataforma da Channel Well Technology.

 

Uma curiosidade interessante é que a Super Frame utiliza a Montech como uma pesquisa de consumo. Essa BETA, que utiliza a plataforma GPM, serviu como base para o lançamento do modelo da empresa.

 

Há um tempo estavam interessados em lançar um modelo baseado na plataforma GPX, que utiliza uma topologia full-bridge + resonant converter.

 

15 horas atrás, donzmaker disse:

A Cougar VTK é uma incógnita e a Be Quiet U9 400W e 500W faz muitos meses que não vejo para venda no Brasil.

 

Se o fato da Cougar ser uma empresa da Compucase garantisse que esta fosse sua única fabricante, eu teria boas expectativas para um modelo de entrada como este. Creio que este modelo da Be Quiet! não tenha feito sucesso no país em razão de seu custo elevado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PhynsxMuito obrigado mais uma vez por sua resposta e disposição 

Em relação ao documento com a review, você que fez? 

 

  • Em relação a Montech Beta, ela é baseado na plataforma GPM inferior correto? A Super Frame é a plataforma GPM ou GPT?
  • Em relação ao modelo da 1st player, qual sua análise sobre ela? Por que nela temos muitos resistores na PCB?
  • A Super Frame 600W seria superior a Nidus fora a marca/modelo dos capacitores? 


Eu consegui achar umas fotos da Montech por dentro mas nem todas as fotos carregam

http://web.archive.org/web/20190309154801/http://coolpc.com.tw/phpBB2/viewtopic.php?f=69&t=256816

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, donzmaker disse:

Em relação ao documento com a review, você que fez?

 

Foi escrito pelos colegas da Shared Team.

 

2 horas atrás, donzmaker disse:
  • Em relação a Montech, ela é baseado na plataforma GPM inferior correto? A Super Frame é a plataforma GPM ou GPT?

 

É baseada na GPM, sem modificações. O modelo da Super Frame utiliza a plataforma GPM, mas realiza algumas modificações (como a utilização de um dissipador de calor na bridge rectifier).

 

2 horas atrás, donzmaker disse:
  • Em relação ao modelo da 1st player, qual sua análise sobre ela? Por que nela temos muitos resistores na PCB?

 

Podes notar diversos componentes de montagem superficial por uma razão simples: redução de custos. A Helly Technology é um fabricante que economiza em diversos pontos e não seria diferente com a placa de circuitos, que trata-se de um modelo de face única.

 

Em um comentário breve: faz o contrário de todas as fontes de alimentação de baixo custo, acertando onde estes erram e errando onde acertam.

 

Em relação a sua construção, apenas seu bulk capacitor não recebe críticas negativas.

 

Estágio Primário

 

  • Apenas um switcher no estágio de power factor correction
  • Dissipador de calor ausente na bridge rectifier.
  • Switching controller de baixo desempenho.
  • Main switchers de baixa qualidade.

¹ Ao menos utiliza-se um modelo com case JEDEC TO-247, mais resistente à temperatura em relação ao case JEDEC TO-220F.

 

Estágio Secundário

 

  • Dimensionamento inferior dos retificadores de todas as trilhas.
  • Implementação fraca da topologia group regulation.
  • Filtering capacitors de baixa vida útil.
  • Supervisor integrated circuit limitado.

 

Conforme esperado, temos:

  • Power factor baixo em redes de alta tensão.
  • Load regulation péssima em todas as trilhas.
  • Ripple voltage elevada nas trilhas de +5V e +5VSB.
  • Line regulation péssima nas trilhas de +5V e +3,3V em balanced loads e nas trilhas de +12V e +3,3V em cross-loads.

 

2 horas atrás, donzmaker disse:
  • A Super Frame 600W seria superior a Nidus fora a marca/modelo dos capacitores?

 

A marca dos capacitores é irrelevante, mesmo em relação a estes componentes, o modelo da Super Frame é superior. Apesar de utilizar um switching controller inferior, este é devidamente implementado, portanto não causando prejuízos ao modelo. Fora isto, ainda cabe uma crítica ao supervisor integrated circuit do modelo, que não fornece over current protection, diferentemente do utilizado pela NIDUS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Phynsx disse:

 

Foi escrito pelos colegas da Shared Team.

 

 

É baseada na GPM, sem modificações. O modelo da Super Frame utiliza a plataforma GPM, mas realiza algumas modificações (como a utilização de um dissipador de calor na bridge rectifier).

 

 

Podes notar diversos componentes de montagem superficial por uma razão simples: redução de custos. A Helly Technology é um fabricante que economiza em diversos pontos e não seria diferente que a placa de circuitos, que trata-se de um modelo de face única.

 

Em um comentário breve: faz o contrário de todas as fontes de alimentação de baixo custo, acertando onde estes erram e errando onde acertam.

 

Em relação a sua construção, apenas seu bulk capacitor não recebe críticas negativas.

 

Estágio Primário

 

  • Apenas um switcher no estágio de power factor correction
  • Dissipador de calor ausente na bridge rectifier.
  • Switching controller de baixo desempenho.
  • Main switchers de baixa qualidade.

¹ Ao menos utiliza-se um modelo com case JEDEC TO-247, mais resistente à temperatura em relação ao case JEDEC TO-220F.

 

Estágio Secundário

 

  • Dimensionamento inferior dos retificadores de todas as trilhas.
  • Implementação fraca da topologia group regulation.
  • Filtering capacitors de baixa vida útil.
  • Supervisor integrated circuit limitado.

 

Conforme esperado, temos:

  • Power factor baixo em redes de alta tensão.
  • Load regulation péssima em todas as trilhas.
  • Ripple voltage elevada nas trilhas de +5V e +5VSB.
  • Line regulation péssima nas trilhas de +5V e +3,3V em balanced loads e nas trilhas de +12V e +3,3V em cross-loads.

 

 

A marca dos capacitores é irrelevante, mesmo em relação a estes componentes, o modelo da Super Frame é superior. Apesar de utilizar um switching controller inferior, este é devidamente implementado, portanto não causando prejuízos ao modelo. Fora isto, ainda cabe uma crítica ao supervisor integrated circuit do modelo, que não fornece over current protection, diferentemente do utilizado pela NIDUS.

Muito obrigado

Você já teve oportunidade de testar ou ter uma opinião da Hyrax da Motospeed? Fiquei curioso para saber se é uma plataforma da CWT ou da HEC e se ela tem alguma coisa a oferecer ao usuário, considerando que ela em promoção estava mais barata que a Mancer e a Nidus

 

A 1st player DK é melhor que a DA500 no geral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, donzmaker disse:

Você já teve oportunidade de testar ou ter uma opinião da Hyrax da Motospeed? Fiquei curioso para saber se é uma plataforma da CWT ou da HEC e se ela tem alguma coisa a oferecer ao usuário, considerando que ela em promoção estava mais barata que a Mancer e a Nidus.

 

Ainda não tive tempo de analisar detalhadamente o modelo. Olhando superficialmente, parece uma plataforma da Hui Cheng Electronic Technology (Jiumeng Electronic Technology).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!