Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar o brilho dos leds?


Posts recomendados

Boa dia, boa tarde ou boa noite a todos.

 

Sou meio leigo quanto a eletrônica, mas sei de algumas coisas.

Minha dúvida vai lá no fim do post, mas se tiver um tempinho, veja a minha dúvida, e me corrijam se eu falar besteira.

Tenho esses leds (pisca-pisca de natal), que tem apenas um resistor (acho que é um resistor) e esse componente esquentava tanto que certa hora era impossível de encostar.

O cordão de led possui 50 lâmpadas, ligado a 3 pilhas de 1,5v.

Eu, muito inteligente, resolvi "descartar" esse resistor ligando um fio de uma ponta a outra (criando uma ponte) então, os 3 primeiros leds acenderam, o 4° ficou mais fraco, o 5° mais fraco ainda e do 6° em diante nem acendia. Então aumentei a tensão, colocando + uma pilha de 1,5v, totalizando 6v, o primeiro led ficou mais claro, os 3 próximos com potência normal, o 5° mais fraco, o 6° quase apagado e o restante não acendia.

 

Minha conclusão: eu tenho que aumentar a corrente ao invés da tensão. É isso? E como eu sei qual transistor eu devo usar pra aumentar o brilho dos leds?

 

Nessa foto, tem o esquema de um cordão de led que eu comprei, mas diferente de outros modelos, o brilho do led é extremamente fraco, eu acho que é porque o transistor limita a corrente. Aumentei a tensão de 1,5v para 3,7 e a corrente de 600mAh para 2400mAh. Mas não houve mudança nenhuma no brilho, e o transistor nem aquece (e o teste foi rápido). Eu sei que podia ter queimado o transistor e que os leds poderiam queimar, mas esse pisca eu comprei pra fazer uns testes. 

Alguma ideia, ou esquema pra aumentar o brilho? Estou indo no caminho certo ou devo me aposentar antes de perder um dedo? Kkkkkk obrigado a todos que responderem.

E uma ótima semana.

IMG_20220712_192617_765.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josa Alves    esse cordão não é de  LEDs ,   e sim de lâmpadas ,   por isso esquenta ,  e os leds tem o brilho de acordo com seu tipo ,  existe os de alto brilho , e os difusos , que são bem fracos ,  e também eles não aguentam nem muita tensão nem corrente ,  assim o máximo de corrente elétrica que se pode conectar neles é de 4 volts e 30 miliamperes ,  ou pode ser miores mas precisa de resistores para que fiquem nesse limite , e assim se quer muito brilho , escolha os de alto brilho ,  

http://leds

 

leds.jpg.344176350c5a3ba5923402da92389f02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A foto não esclarece o que você tem aí. Uma boa foto, ou desenhos corretos, economizaria muitas palavras.

 

2 horas atrás, Josa Alves disse:

O cordão de LEDs [ou de lâmpadas] possui 50 unidades, [e é] ligado a 3 pilhas de 1,5v.

 

Esse arranjo funcionava? E por que quer mudá-lo?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Josa Alves disse:

apenas um resistor (acho que é um resistor)

Não é.

11 horas atrás, Josa Alves disse:

muito inteligente, resolvi "descartar" esse resistor ligando um fio de uma ponta a outra

De fato não foi muito. Aquilo não é resistor e sim indutor. Sua função é fazer parceria com uma corrente ac pra controlar a tensão (ou corrente) pelo efeito eletromagnético o que um resistor e muito menos um fio possui.

E se ele esquentava é porque tem defeito na fita, está em curto ou algo do gênero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if é isso mesmo. Quando ele entrou em curto, os leds não acendiam mais, por isso eu aproveitei pra aprender mais sobre eletrônica fazendo uns testes. Está aí uma coisa que eu não sabia, achei que todas os componentes que possuía esses risquinhos seria um resistor e agora que você explicou entendi a diferença entre resistor e indutor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm eu vou colocar fotos melhores pra ficar mais fácil o entendimento.

Eu quero aumentar o brilho, pois no anúncio eles usam esse cordão como parte da iluminação externa, mas ao chegar no Brasil, eu liguei e é capaz de você tropeçar no cordão com ele ligado de tão fraco. Por isso a tentativa de aumentar o brilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!