Ir ao conteúdo

Minha fonte de bancada está com defeito

Ir à solução Resolvido por Danilo Namitala,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com fonte de bancada Icel PS-4001 que deu algum defeito nas saidas, o painel de tensão mostra a tensão e varia normalmente quando mexo no potenciometro, mas o painel de corrente mostra corrente constantemente, como se eu estivesse com alguma coisa conectada ou dando curto nos terminais da saida.

Ja dei uma avaliada e de cara não achei nada, logo de cara fui pelo mais intuitivo de ver se as saídas estavam com curto mas não estavam. Vi alguns videos na internet de pessoas relatando problemas em um transistor de alta potencia em uma fonte de um modelo um pouco diferente. A minha não tem esse mesmo transistor mostrado (um do tipo TO-3), mas sim, dois MOSFETS que eu testei e estão funcionando normalmente.

Eu sei que é muito difícil saber sem tantos detalhes, e sem realmente ver a placa, mas alguém ja viu algum problema parecido com o que eu relatei e talvez tenha alguma ideia que possa me direcionar para o problema? Por que eu não entendo muito desse tipo de circuito e não estou encontrando nada semelhante e nem manual de manutenção do equipamento.

Postado
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por que não dar esses passos?

Quais passos? Se estiver se referindo ao "sem tantos detalhes" que eu disse é que são detalhes que não tenho, sobre a eletronica da fonte ou problema que ela tem. Eu só sei dizer sobre ela o que ja esta ai no post.

• Membro VIP
Postado

O mostrador de corrente pode ter algum ajuste a ser feito... tipo um trimpot. Também pode ter pifado algum resistor shunt ou ampop ou circuito que vai pro display. Publique fotos, esquemas, desenhos e etc.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, .if disse:

O mostrador de corrente pode ter algum ajuste a ser feito... tipo um trimpot. Também pode ter pifado algum resistor shunt ou ampop ou circuito que vai pro display. Publique fotos, esquemas, desenhos e etc.

Não estou com ela em mãos agora, quando tiver trago fotos, mas ja adiantando, o problema não é somente no circuito do display por que ela não sai tensão, a tensão é mostrada no display e quando mexo no potenciometro ela muda, porém quando eu meço a saida com o multimetro não tem tensão nas saídas, como se tivesse em curto mesmo. Em outras palavras o display parece mostrar tudo "certo" mas as saídas não funcionam. 

A questão do ampop pode ser, ela ja foi mexida e tem um resistor jumpeando uma tensão de alimentação em um dos ampop's, esse jumper ainda ta funcionando pro proposito que ele foi colocaro la (que é alimentar o ampop) mas não sei identificar se tem algum defeito nele, se tiver alguma dica sobre...

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...