Ir ao conteúdo

Slackware 14.2x64 Boot UEFI(Legacy) - MBZ270X Gaming K5 Kernel(Modules)

Ir à solução Resolvido por MbR2XgD,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu instalei o Slackware 14.2x64 completo, boot uefi, tudo OK. Mas não encontro meu Driver  "Qualcomm Atheros Killer E2500". 

06:00.0 Ethernet controller [0200]: Qualcomm Atheros Device [1969:e0b1] (rev 10)
	Subsystem: Gigabyte Technology Co., Ltd Device [1458:e000]

Eu já compilei uma vez o Kernel com esse driver e funcionou, mas queria apenas instalar os modules sem compilar um novo
kernel do zero, apenas criar os modules e instalar no meu atual Kernel. Achei uma documentação(kbuild) para compilar módulos. 
Isso pode dar errado? Não quero instalar o módulos e gerar um monte erro durante o processo do boot. Eu teria que instalar o
Slackware do zero de novo. 
a4TNHFrh.jpg

GjG7yBTh.jpg

• Membro VIP
Postado

@marcos FRM

filename:       /lib/modules/4.4.14/kernel/drivers/net/ethernet/atheros/alx/alx.ko
license:        GPL
description:    Qualcomm Atheros(R) AR816x/AR817x PCI-E Ethernet Network Driver
author:         Qualcomm Corporation, <[email protected]>
author:         Johannes Berg <[email protected]>
alias:          pci:v00001969d000010A0sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d000010A1sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d00001090sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d0000E0A1sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d0000E091sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d00001091sv*SD*bc*sc*i*
depends:        mdio
intree:         Y
vermagic:       4.4.14 SMP mod_unload 

• Membro VIP
Postado

O módulo está no seu sistema e provavelmente o udev o carregará automaticamente quando receber o uevent do kernel de que o adaptador foi detectado. lsmod confirmará. Na saída de dmesg, deve ter alguma mensagem dizendo que o módulo foi carregado.

Edit: @MbR2XgD  Esquece... o problema é outro. Esse PCI ID (1969:e0b1) passou a ser suportado a partir do kernel 4.8:

https://github.com/torvalds/linux/commit/b99b43bb4bdf1d361f7487cf03d803082bbf9101

Kernel 4.4.x não tem suporte. Coloque o Slackware 15.0 (kernel 5.15.x) que funcionará automaticamente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Marcos FRM funcionou! resolveu meu problema, instalei o Slackware 15, placa de rede funcionando!
Não sei se sou azarado com Slackware ou se faço parte do 2% que não funciona. Sempre instalei uma versão
anterior, como foi o caso do 14.2 que fica estável, já o 15 pode ter vários bugs. Quando sair por exemplo o 16,
o 15 passa a funcionar perfeitamente no meu Hardware. Tenho muito medo da versão "current" do Slackware. 

Consegui configurar minha placa de rede, mas falhou com minha placa de vídeo. Após o update, o sistema quebra. 

Tenho crash no sistema e no boot. Após o "slackpkg update" (usando um "mirror"). O sistema quebra. Agora na 
versão 14.2, a placa de vídeo funcionou beleza, tanto usando "vesa" como "nvidia" e o próprio driver da nvidia. 
Tenho que esperar sair uma versão nova do Slackware (Que é rapidinho), pra usar a versão 15. Testei as 2 formas
usando o "old" e "new" config com "slackpkg", o sistema quebra totalmente. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Marcos FRM Slackware é voltado mais pra Hardware simples. Funciona muito bem em outros tipos de Hardware,
Mas não gostou do meu Hardware. No meu caso vou ter que usar a Distro Fedora e/ou Xubuntu no lugar do Slackware.
É a distro que eu mais gosto, mas não vou poder usar mais, por enquanto. 

• Triste 1
Postado
Em 27/07/2022 às 17:23, MbR2XgD disse:

@Marcos FRM Slackware é voltado mais pra Hardware simples. Funciona muito bem em outros tipos de Hardware,
Mas não gostou do meu Hardware. No meu caso vou ter que usar a Distro Fedora e/ou Xubuntu no lugar do Slackware.
É a distro que eu mais gosto, mas não vou poder usar mais, por enquanto. 

Instalei no meu Dell e funciona tudo, quando sai uma versão é porque está lisinha, é difícil ter bugs, mas claro que nada é perfeito...

• Membro VIP
Postado

@Denis Bopp Está funcionando tudo, por que seu Hardware é simples, eu tenho laptop antigo da dell aqui também, eu sei que vai funcionar
se eu instalar o Slackware no meu laptop. No meu PC não, por que é Hardware que quase ninguém compra, por ser muito caro em 2016,
2017, hoje não vale nada. Até mesmo outras distro vão falhar na configuração, mesmo o Kernel com todos os drivers. É Hardware voltado mais
pra games, com recursos exclusivos para o Windows somente. 

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!