Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Slackware 14.2x64 Boot UEFI(Legacy) - MBZ270X Gaming K5 Kernel(Modules)


MbR2XgD
Ir à solução Resolvido por MbR2XgD,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu instalei o Slackware 14.2x64 completo, boot uefi, tudo OK. Mas não encontro meu Driver  "Qualcomm Atheros Killer E2500". 
 

06:00.0 Ethernet controller [0200]: Qualcomm Atheros Device [1969:e0b1] (rev 10)
	Subsystem: Gigabyte Technology Co., Ltd Device [1458:e000]

Eu já compilei uma vez o Kernel com esse driver e funcionou, mas queria apenas instalar os modules sem compilar um novo
kernel do zero, apenas criar os modules e instalar no meu atual Kernel. Achei uma documentação(kbuild) para compilar módulos. 
Isso pode dar errado? Não quero instalar o módulos e gerar um monte erro durante o processo do boot. Eu teria que instalar o
Slackware do zero de novo. 
a4TNHFrh.jpg

 

GjG7yBTh.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcos FRM

filename:       /lib/modules/4.4.14/kernel/drivers/net/ethernet/atheros/alx/alx.ko
license:        GPL
description:    Qualcomm Atheros(R) AR816x/AR817x PCI-E Ethernet Network Driver
author:         Qualcomm Corporation, <[email protected]>
author:         Johannes Berg <[email protected]>
alias:          pci:v00001969d000010A0sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d000010A1sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d00001090sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d0000E0A1sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d0000E091sv*SD*bc*sc*i*
alias:          pci:v00001969d00001091sv*SD*bc*sc*i*
depends:        mdio
intree:         Y
vermagic:       4.4.14 SMP mod_unload 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O módulo está no seu sistema e provavelmente o udev o carregará automaticamente quando receber o uevent do kernel de que o adaptador foi detectado. lsmod confirmará. Na saída de dmesg, deve ter alguma mensagem dizendo que o módulo foi carregado.

 

Edit: @MbR2XgD  Esquece... o problema é outro. Esse PCI ID (1969:e0b1) passou a ser suportado a partir do kernel 4.8:

 

https://github.com/torvalds/linux/commit/b99b43bb4bdf1d361f7487cf03d803082bbf9101

 

Kernel 4.4.x não tem suporte. Coloque o Slackware 15.0 (kernel 5.15.x) que funcionará automaticamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marcos FRM funcionou! resolveu meu problema, instalei o Slackware 15, placa de rede funcionando!
Não sei se sou azarado com Slackware ou se faço parte do 2% que não funciona. Sempre instalei uma versão
anterior, como foi o caso do 14.2 que fica estável, já o 15 pode ter vários bugs. Quando sair por exemplo o 16,
o 15 passa a funcionar perfeitamente no meu Hardware. Tenho muito medo da versão "current" do Slackware. 

Consegui configurar minha placa de rede, mas falhou com minha placa de vídeo. Após o update, o sistema quebra. 

Tenho crash no sistema e no boot. Após o "slackpkg update" (usando um "mirror"). O sistema quebra. Agora na 
versão 14.2, a placa de vídeo funcionou beleza, tanto usando "vesa" como "nvidia" e o próprio driver da nvidia. 
Tenho que esperar sair uma versão nova do Slackware (Que é rapidinho), pra usar a versão 15. Testei as 2 formas
usando o "old" e "new" config com "slackpkg", o sistema quebra totalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Marcos FRM Slackware é voltado mais pra Hardware simples. Funciona muito bem em outros tipos de Hardware,
Mas não gostou do meu Hardware. No meu caso vou ter que usar a Distro Fedora e/ou Xubuntu no lugar do Slackware.
É a distro que eu mais gosto, mas não vou poder usar mais, por enquanto. 
 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/07/2022 às 17:23, MbR2XgD disse:

@Marcos FRM Slackware é voltado mais pra Hardware simples. Funciona muito bem em outros tipos de Hardware,
Mas não gostou do meu Hardware. No meu caso vou ter que usar a Distro Fedora e/ou Xubuntu no lugar do Slackware.
É a distro que eu mais gosto, mas não vou poder usar mais, por enquanto. 
 

Instalei no meu Dell e funciona tudo, quando sai uma versão é porque está lisinha, é difícil ter bugs, mas claro que nada é perfeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Denis Bopp Está funcionando tudo, por que seu Hardware é simples, eu tenho laptop antigo da dell aqui também, eu sei que vai funcionar
se eu instalar o Slackware no meu laptop. No meu PC não, por que é Hardware que quase ninguém compra, por ser muito caro em 2016,
2017, hoje não vale nada. Até mesmo outras distro vão falhar na configuração, mesmo o Kernel com todos os drivers. É Hardware voltado mais
pra games, com recursos exclusivos para o Windows somente. 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!