Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
9 minutos atrás, RichardHeineken disse:

Já tentei, mas diz que falta um driver de disco rígido, dvd ou usb, porém quando tento colocar os drivers nenhum dá certo 

Minha sugestão é fazer o que comentei há alguns posts e que o @Marcos FRM chamou de uso avançado: aplicar a imagem à partir do arquivo \sources\install.esd. Não é tão dufícil assim. Qual a edição do Windows? Vai querer uma partição de dados no NVMe? Confira pelo Gerenciamento de Disco qual o número de cada disco.

• Membro VIP
Postado

Será que não está iniciando via CSM? (sim, sim, é Windows 11, mas vá lá saber...)

Antes vale uma tentativa com o Rufus colocando o pendrive em GPT para tirar a dúvida.

Postado
3 minutos atrás, RichardHeineken disse:

Com o programa que cria pendrive bootavel da Microsoft 

Isso já faria criar o pendrive no próprio sistema do sistema instalado.

Postado

Minha sugestão:

Baixe o Rufus 3.17

Baixe a ISO do Windows direto do site da Microsoft

Retire o SSD e outros HD(pelo menos o cabo lógico)

Precisa de um PENDRIVE de 8GB(preferivel ter 16GB)

Deixe só o SSD NVMe

Aí rode o Rufus. Essa versão 3.17 permite a escolha do tipo de formatação e particionamento, escolha GPT e UEFI certamente !

Pegue a ISO do Windows

Pela descrição feita até agora, na  placa-mãe deve ter a TPM 2.0, mas tem que configurar na BIOS .

Aí e só bootar e instalar

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, PedraX disse:

Baixe o Rufus 3.17

3.19 é a última versão. 💖

13 minutos atrás, PedraX disse:

Baixe a ISO do Windows direto do site da Microsoft

O arquivo ISO que o Rufus baixa usando o botão "BAIXAR" da interface é direto dos servidores da Microsoft. Se comparar a soma de verificação de ambos, será a mesma.

Postado

Eu recomendo baixar a ISO, deixar ela gravadinha e sempre que precisar estará à disposição, por exemplo, sem internet.

Postado
30 minutos atrás, Marcos FRM disse:

3.19 é a última versão. 

É que a 3.17 tem esse recurso de escolher o sistema de arquivos(pelo menos não ví em outras), instalei o W11 em um note velhinho usando a 3.17

• Membro VIP
Postado

Nada mudou nessa parte. A 3.19 comporta-se da mesma maneira.

Versões anteriores não são recomendadas, não só pelos bugs. Desde a versão 3.17, o UEFI:NTFS -- bootloader próprio usado pelo Rufus para permitir inicialização em UEFI a partir de NTFS[1] quando não suportado pelo BIOS (cenário comum) -- é assinado pela Microsoft. Na versão 3.19, saiu uma nova versão do driver EFI NTFS embarcado, que, novamente, foi assinado. Pete pediu à Microsoft que revogasse a assinatura da versão anterior (embutida na 3.17 e 3.18):

https://github.com/pbatard/rufus/commit/a9a97b6f102a71a9d713821eb889e5e1bb30f870

Esse processo demora... até o banco DBX chegar a nós pode demorar anos, seja via atualizações de BIOS ou talvez Windows Update (não tenho bem certeza como os sistemas operacionais fazem isso, se é que fazem). Contudo, em princípio, pendrives gerados por versões anteriores podem não inicializar com erro "Security Violation" quando Secure Boot estiver ativo. Por isso, sempre é recomendável usar a última versão do programa.

--

[1] NTFS é mandatório quando a mídia tem arquivo maior do que 4 GiB, como é o caso da mídia com múltiplas edições desde o Windows 10 20H2, cujo sources\install.wim é maior. Existe uma alternativa, que é quebrar o .wim em vários pedaços, porém é uma operação custosa, que tornaria o programa mais lento e o conteúdo do pendrive não seria mais idêntico à mídia. Pete, como grande programador que é, decidiu implementar um bootloader e drivers EFI, tudo open source, para evitar isso. Agora que conseguiu que a Microsoft assinasse os binários (3.17 e superiores), tendo suporte ao Secure Boot, ficou uma solução elegante.

Postado

@Marcos FRM não é bem assim, as mídias usadas pelo Media Creation Tool não usam mais imagem WIM, mas ESD e todas são menores de 4 GiB, inclusive a múltipla, que vem com uma imagem para cada arquitetura em pastas separadas.

Postado
12 horas atrás, Marcos FRM disse:

Pete pediu à Microsoft

Por curiosidade, quem é Pete? É produtor do Rufus? Quanto ao resto, banco DBX, etc não entendí bulhufas, se puder explicar a tese tintin por tintin...

Quanto á versão, testei e funcionou bem. Obrigado pelo toque.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Catelan disse:

@Marcos FRM não é bem assim, as mídias usadas pelo Media Creation Tool não usam mais imagem WIM, mas ESD e todas são menores de 4 GiB, inclusive a múltipla, que vem com uma imagem para cada arquitetura em pastas separadas.

Ok, não conheço exatamente os detalhes da imagem usada pelo Media Creation Tool. De alguma forma, a Microsoft consegue fazer a imagem ser menor... por que não adotar o mesmo nos ISOs "genéricos"... sei lá. Caso saiba dos detalhes, ilumine o tópico. 😇

1 hora atrás, PedraX disse:

Por curiosidade, quem é Pete? É produtor do Rufus?

Sim: https://github.com/pbatard

1 hora atrás, PedraX disse:

Quanto ao resto, banco DBX, etc não entendí bulhufas, se puder explicar a tese tintin por tintin...

DBX, ou "Secure Boot Forbidden Signature Database", é uma lista mantida pelo fórum UEFI, que congrega várias empresas e organizações que colaboram no desenvolvimento da especificação, contendo lista de somas de verificação e assinaturas revogadas. Todo binário que estiver nessa lista não será mais aceito pelo firmware (BIOS) como válido ao inicializar com Secure Boot ativo. Atualizações de BIOS, principalmente de máquinas de grife, tendem a incorporar novas versões dessa lista e acho que o firmware possui API para os sistemas operacionais atualizarem por conta também (a conferir). Ou seja, o driver EFI NTFS do Rufus 3.17 daqui a pouco estará na lista DBX; portanto, quando os BIOS dos usuários tiverem a lista atualizada, não será mais possível inicializar com Secure Boot ativo usando essa versão. Será necessário recriar o pendrive com o Rufus 3.19 para funcionar, já que possui a versão mais nova do driver, que não foi revogada. Isso pode se repetir no futuro, por isso a recomendação é sempre usar a última versão.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Ok, não conheço exatamente os detalhes da imagem usada pelo Media Creation Tool. De alguma forma, a Microsoft consegue fazer a imagem ser menor... por que não adotar o mesmo nos ISOs "genéricos"... sei lá. Caso saiba dos detalhes, ilumine o tópico. 😇

As ISOs iniciais do Windows 10 64-bit ocupavam menos de 4 GiB (o 1507 tinha 3,74). Hoje um Windows 10 21H2 baseado em imagem WIM ocupa 5,2 GiB (cerca de 4,3 no install.wim), logicamente impedindo a criação dum pendrive em FAT32 para UEFI. As placas mais antigas suportam os novos drivers EFI.

A compactação pelo DISM permite 3 graus de compressão de dados (/Compress:{max|fast|none}) mas essa compressão em WIM ainda é menos eficiente do que ESD.

• Membro VIP
Postado

Ok, é um formato diferente então.

1 minuto atrás, Catelan disse:

As placas mais antigas suportam os novos drivers EFI.

Os drivers EFI, em princípio, são compatíveis com qualquer firmware UEFI. O que tem acontecido é alguns BIOS recentes já terem suporte nativo a NTFS, sem precisar de driver algum, porém ainda é raro, pois, de acordo com a especificação, o fabricante apenas precisa implementar FAT32, todo o resto é opcional.

De qualquer forma, o UEFI:NTFS + driver EFI NTFS do Rufus é uma mão na roda. Se eu for à Irlanda dia desses, pago uma cerveja para o Pete!

Postado
21 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Todo binário que estiver nessa lista não será mais aceito pelo firmware (BIOS) como válido ao inicializar com Secure Boot ativo. Atualizações de BIOS, principalmente de máquinas de grife, tendem a incorporar novas versões dessa lista e acho que o firmware possui API para os sistemas operacionais atualizarem por conta também (a que conferir).

Sei lá, do jeito que os fabricantes de HW são desleixados com as atualizações de BIOS acho que isso é para inglês ver . Pelo menos na maioria dos casos. Só com pressão muiiito forte e se a versão do o W11 levar a sério mesmo a questão de segurança no firmware.

Postado
2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

... Os drivers EFI, em princípio, são compatíveis com qualquer firmware UEFI....

Qualquer dia vou criar um pendrive UEFI/NTFS e testar se minha placa bem velha aceita.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

Sei lá, do jeito que os fabricantes de HW são desleixados com as atualizações de BIOS acho que isso é para inglês ver . Pelo menos na maioria dos casos. Só com pressão muiiito forte e se a versão do o W11 levar a sério mesmo a questão de segurança no firmware.

Não se sabe. Contudo, máquinas com foco no mercado corporativo tendem a ser mais zelosas. Pense nos Dell OptiPlex/Precision, HP ProDesk, etc. Essas máquinas são usadas em ambientes certificados e tal, não é que nem hardware genérico da Kabum...

Postado
6 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Essas máquinas são usadas em ambientes certificados e tal, não é que nem hardware genérico da Kabum...

Aí sim ! Bom , o meu kit é da loja que explode mesmo....Pelo menos parece que a X470 teve algumas atualizações, mas mais devido aos Ryzen 5XXX.

Imagino o problema dos Intel que trocam a arquitetura a cada geração de CPU .

Mas falando sériamente, se fosse assim os Optflex 330, assim como os Vostros Latitude 13XX deveriam ter tb atualizações de BIOS mais recentes, afinal, rodam até o W10 Pro sem problema algum, mesmo usando CPUs bem antigas. Ambos eram vendidos como corporativos.

Também não entendo porque os sites desses fabricantes  não disponibilizam drivers e BIOS para rodar em versões mais recentes do Windows Pro.

A política desses fabricantes não levam em conta a longevidade dos equipamentos e até recentemente era bem comum rodar até o Windows XP em ambientes corporativos.

Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

...

Também não entendo porque os sites desses fabricantes  não disponibilizam drivers e BIOS para rodar em versões mais recentes do Windows Pro.

...

Simplesmente porque não é necessário!

Postado
10 minutos atrás, PedraX disse:

Os HW antigos não tinham TPM ? Nem os corporativos?

Estou falando de LGA775

Calma, você perguntou sobre atualizar BIOS para rodar Windows Pro. Pra mim, pode ser Windows 10. Atualização de BIOS acontece principalmente para correção de algum bug ou implementação de novas tecnologias. Qual tecnologia é exigida pelo Windows 10 que nem uma LGA775 possua???

TPM já é outra coisa e algumas máquinas dessa época até possuem esse módulo (não o atual 2.0) ou então, PIOR AINDA, um tal de IME (Intel Management Engine). Mas como atualizar uma placa bem antiga com um TPM 2.0 se precisa ainstalar um chip?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!