Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

Me chamo João, trabalho com edição de vídeo no meu pc e atualmente eu tenho um desempenho legal nas edições mas quero fazer um upgrade grande.

MInha config é essa

CPU: AMD Ryzen™ 3 3200G 3.6GHz
Placa de vídeo: RX 570 4GB
RAM: 16GB 
FONTE: 500W 80PLUS
placa-mãe: ASUS Prime B450M Gaming

SSD Kingston A400, 480GB

Tenho um orçamento de 2.000,00 mas caso seja necessário posso gastar mais.

Desde já, muito obrigado a todo que ajudaram 

Postado

@Jão Eletricista bom dia, não precisa dizer seu nome, é até uma boa prática não dizer na internet. Bom dia também não, você não sabe que horas vão ver esse post.

acredito que um SSD ou HD de 1 tera seja a melhor coisa no momento para armazenar dados e deixar o de 480 para o S.O.

de resto uma placa de vídeo mais atual eu acreditaria ser melhor. mas não sou expert.

• Curtir 1
Postado

Primeiramente troca o processador, um Ryzen 5600 ficaria muito bom aí.
Depois num segundo momento voce pode trocar a placa de vídeo. Vai te sobrar uns 900 reais com a troca do processador, então voce pode tentar vender o seu Ryzen 3200g e a RX570, e com uns 2.500 reais talvez consiga comprar uma RX 6600 que deve quase dobrar a sua performance nos jogos.
Obs: o Ryzen 5600 não possui vídeo integrado, então no momento que vender a sua RX 570 voce já vai precisar estar com a RX 6600 pronta pra comprar para não ficar muitos dias sem computador...

• Curtir 2
Postado

@Jão Eletricista como dito pelo colega, o upgrade para o Ryzen 5 5600 seria um grande salto de desempenho no processador. Mas antes você precisará atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a última versão para ser compatível com o processador.

Futuramente, na hora de trocar a placa de vídeo, recomendo que você mude para NVIDIA, pois além de ter um driver bem mais estável que a AMD (o que está sendo um grande problema nas placas RX 5000 e RX 6000), as placas NVIDIA também possuem codecs de vídeo muito melhores em desempenho e compatibilidade com programas.

• Curtir 2
Postado
Em 25/07/2022 às 09:58, GuilhermeGB disse:

@Jão Eletricista como dito pelo colega, o upgrade para o Ryzen 5 5600 seria um grande salto de desempenho no processador. Mas antes você precisará atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a última versão para ser compatível com o processador.

Futuramente, na hora de trocar a placa de vídeo, recomendo que você mude para NVIDIA, pois além de ter um driver bem mais estável que a AMD (o que está sendo um grande problema nas placas RX 5000 e RX 6000), as placas NVIDIA também possuem codecs de vídeo muito melhores em desempenho e compatibilidade com programas.

Show demais,

Decidi que vou ficar com o Ryzen 5 5600 mesmo então.
No caso você mencionou a placa de vídeo da NVIDIA, teria alguma sugestão de qual comprar? 

• Solução
Postado
8 minutos atrás, Jão Eletricista disse:

Show demais,

Decidi que vou ficar com o Ryzen 5 5600 mesmo então.
No caso você mencionou a placa de vídeo da NVIDIA, teria alguma sugestão de qual comprar? 

Como seu PC é usado apenas para edição de vídeo, comprar uma placa super rápida para jogos não fará diferença pra você. A NVIDIA usa o mesmo hardware de codificação que tem nas placas topo de linha da série mainstream (RTX/GTX) também nas placas intermediárias e alguns modelos de entrada também. Por exemplo, uma GTX 1660 tem o mesmo codec que uma RTX 2080 Ti, ambas fazem parte da mesma arquitetura. Na geração RTX 3000 não houve melhoria significativa nos desempenho para codificação de vídeo em relação a geração anterior, tem até um teste no Youtube comparando lado a lado uma GTX 1660 e uma RTX 3070 numa renderização em 8K 60 FPS, as duas levaram praticamente o mesmo tempo (vídeo no fim do post).

Se você for fazer o upgrade mais pro ano que vem, pode esperar as placas RTX 4000, talvez elas ofereçam algum ganho de desempenho em relação as atuais, e é bem provável que sejam as primeiras placas da NVIDIA a suportarem codificação AV1 via hardware, pois as RTX 3000 suportam apenas a decodificação AV1 via hardware (uma pequena vantagem sobre a série RTX 2000 e GTX 1600). Para codificação AV1, por enquanto apenas a nova placa da Intel, a ARC A380 tem suporte, porém é esperado que as concorrentes implememtem isso nas suas novas placas que vão sair no fim do ano e ano que vem.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Como seu PC é usado apenas para edição de vídeo, comprar uma placa super rápida para jogos não fará diferença pra você. A NVIDIA usa o mesmo hardware de codificação que tem nas placas topo de linha da série mainstream (RTX/GTX) também nas placas intermediárias e alguns modelos de entrada também. Por exemplo, uma GTX 1660 tem o mesmo codec que uma RTX 2080 Ti, ambas fazem parte da mesma arquitetura. Na geração RTX 3000 não houve melhoria significativa nos desempenho para codificação de vídeo em relação a geração anterior, tem até um teste no Youtube comparando lado a lado uma GTX 1660 e uma RTX 3070 numa renderização em 8K 60 FPS, as duas levaram praticamente o mesmo tempo (vídeo no fim do post).

Se você for fazer o upgrade mais pro ano que vem, pode esperar as placas RTX 4000, talvez elas ofereçam algum ganho de desempenho em relação as atuais, e é bem provável que sejam as primeiras placas da NVIDIA a suportarem codificação AV1 via hardware, pois as RTX 3000 suportam apenas a decodificação AV1 via hardware (uma pequena vantagem sobre a série RTX 2000 e GTX 1600). Para codificação AV1, por enquanto apenas a nova placa da Intel, a ARC A380 tem suporte, porém é esperado que as concorrentes implememtem isso nas suas novas placas que vão sair no fim do ano e ano que vem.

Brabo demais, não sei como te agradecer cara, obrigado de verdade pelas sugestões.
Já tenho uma noção do que fazer agora.
Grato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!