Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar o RGB do cooler do processador junto com os dos fans do gabinete?


Posts recomendados

Olá!

 

Eu estou montando um PC e a placa-mãe é uma MSI B560M PRO-VDH, que possui apenas um conector RGB 12V (o outro é aRGB). Adquiri quatro fans RGB Scythe Kaze Flex 140mm RGB e um CPU tower cooler Deepcoool Gammaxx GTE V2. Além disso, comprei um HUB PWM Arctic (com entrada para 10 fans).

 

Os cabos PWM dos fans do gabinete vão todos no HUB PWM. Mas minha dúvida é: como ligar todos os cabos RGB se só tenho um header na placa-mãe e não tenho um HUB RGB e nem um splitter?
 

Comprei apenas um cabo extensor RGB (com duas pontas fêmea e adaptadores para transformar em macho).

 

Pensei no seguinte: ligar todos os fans do case entre si (daisy chain) e, usando o extensor, ligar toda essa rede no header da placa-mãe.

 

Mas tenho a seguinte questão: Posso ligar também o cabo RGB do fan do cooler do CPU em daisy chain com os cabos RGB dos fans do gabinete? (o cabo PWM do cooler do processador vai no header "CPU_FAN", como de costume)

 

Limitações

 

Alguns dados para referência:

 

- O conector RGB da placa-mãe suporta até 2 metros de fitas de LED 5050, com no máximo 3 Amperes.

- A corrente do RGB de cada um dos fans do gabinete é de 0,2 Amperes.

- A corrente do Cooler do Processador é 0,14 A (não achei a informação da corrente do fan e do RGB separadas)

 

Desde já, agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dowglas Lima Barbosa Sousa Você poderia ter pego um HUB PWM com conexão para RGB também, sim existe hub assim, e nele colocaria o conector de RGB na placa-mãe e pegaria energia também da fonte.

 

Todavia, você pode colocar um switch para a árvore de natal o RGB e não terá problema.

 

Suporte máximoa de 2 metros de fita LED 5050 a 3A, a corrente dos RGBS dos fans é 0,2A, se isso for cada, considere que tem uns 6 fans, então será 6 x 0,2A, o valor ainda não chega nos 3A.

 

Os 3 Amperes ai é 3,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth obrigado pela resposta! 

Pois é, também fiz as contas e vi que não chega nos 3A.

 

Mas será que não tem mesmo problema ligar o fan do cooler do processador "em cadeia" de RGB com os demais fans do gabinete?

 

E o que é esse switch RGB? mesma coisa do hub?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dowglas Lima Barbosa Sousa Não tem problema ligar o fan do processador junto com os demais, LEDs tem baixo consumo.

 

O Switch é mais simples, só pegaria um sinal e faria ele ir para mais lugares igual ao de entrada, quase igual ao do Hub mesmo, a diferença é que o Hub pegaria energia de algum lugar, para ajudar a alimentar o sistema.

 

Hoje em dia tem muita opção de item para usar e ligar até os LEDs.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1877242823-hub-multi-RGB-12v-4-pinos-divisor-RGB-ate-10-fans-_JM#position=5&search_layout=stack&type=pad&tracking_id=feb7c42f-a8ab-476f-b17a-f56e9e4b2d78#position=5&search_layout=stack&type=pad&tracking_id=feb7c42f-a8ab-476f-b17a-f56e9e4b2d78&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=5&ad_click_id=NDkwZDNmODgtMjNlOS00MmQ5LThhYzYtMjYwNWNjODkwNGE4

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2061708348-hub-RGB-pmw-1-para-8-fans-4-pinos-12v-led-pc-gamer-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=feb7c42f-a8ab-476f-b17a-f56e9e4b2d78

 

Eu particularmente optaria por esse segundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!