Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela congelando e Stuttering


Posts recomendados

Placa-mãe: Gigabyte b460m Aorus Elite
CPU: i5 10600k 
Cooler: Hiperx Dph
memória RAM: Kllisre 2666mhz 16GB
Fonte: EVGA 700W bronze 
Discos:HDD 2tb Seagate
GPU: Rx 6700XT

Overclock CPU/RAM: nenhum

Onde o PC está ligado: Clumper
Rede elétrica aterrada: Sis

Sistema operacional: windows 11 e 10

Versão windows: 21H2
Versão BIOS: F5 (mais recente)

Problema: todos os jogos estão travando até os jogos leves (csgo, valorant, lol), é bem sútil porém em jogos pesados é um inferno, além do mais as vezes quando estou jogando a tela congela completamente.

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?: Desde que eu montei meu pc

O que eu já fiz:

Já atualizei todo o chipset

Troquei o plano de energia

Reinstalei os drivers da AMD 

Undervolt na placa 

Desliguei os C-states

Desliguei o XMP

Overclockei todos os componentes 

Desativei o HPET

Desativei ULPS

Desativei o RezBar

Realizei um teste de stress na cpu, memória RAM, disco. (Todos sem problema algum)

Downgrade de driver.

Troquei a fonte.

Alterei o TDP da placa e vídeo.

Unica coisa que deu uma mudada, foi quando eu instalei o morepowertool quando eu seto além do limite possível pelo driver da amd, o problema para, porém ele trava à 500mhz minha placa. 

 

É em todos os jogos a mesmo tipo de stutter. Do nada começa a cair e eu tenho que alterar a resolução pra voltar ao normal. Mas não dura 2 minutos, começa a travar dnv.

  •  

16597470784488838846612120396647.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Azevedo Certeza que é a memória Killsre em dual channel.


Tem 3 relatos aqui no forum dessa memória dando problemas com configurações Intel mais novas - não lembro se era a 10 ou 11ª geração - em 3 configurações diferentes. E

 

A memória funcionava perfeitamente em Intel mais velhos ou em plataforma AMD. E funcionava bem com apenas um módulo instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Gui GC disse:

@Bruno_Azevedo Certeza que é a memória Killsre em dual channel.


Tem 3 relatos aqui no forum dessa memória dando problemas com configurações Intel mais novas - não lembro se era a 10 ou 11ª geração - em 3 configurações diferentes. E

 

A memória funcionava perfeitamente em Intel mais velhos ou em plataforma AMD. E funcionava bem com apenas um módulo instalado.

Ainda não troquei a ram, mas os dois módulos mesmo em single channel, dão exatamente o mesmo problema, ja troquei em todos os slots.

48 minutos atrás, Shinku disse:

@Bruno_Azevedo

Já tentou usar outra fonte? essas EVGA são conhecidas por ocasionarem muitos problemas.

A última foi uma antiga que eu tinha de 650W da corsair 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gui GC disse:

@Bruno_Azevedo Quando você diz single é só um modulo por vez ou eles instalados de uma maneira que continua em single channel?

Eu coloquei 1 pente em todos os slots.Não mudou nada. Peguei a outra e tentei aplicar em cada slot, da mesma forma, não funcionou, coloquei a1;b1, a2;b2 também a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Bruno_Azevedo

 

Diminui um pouco o clock dessas memórias no BIOS e testa

Coloquei em 2133 MHz (mínima) mas nada mudou 

2 horas atrás, Gui GC disse:

@Bruno_Azevedo Certo, se não há mudanças alterando a memória. 

 

Poderia ser algum problema de driver.

 

Poderia tentar marcar a opção ULPS no MSI Afterburner para verificar se há melhora.

Não acontece nada, e além do mais, jogos meio antigos, que eu testei, ficam com o clock travado em 500mhz da gpu e com fps muito ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Bruno_Azevedo disse:

Placa-mãe: Gigabyte b460m Aorus Elite
CPU: i5 10600k 
Cooler: Hiperx Dph
memória RAM: Kllisre 2666mhz 16GB
Fonte: EVGA 700W bronze 
Discos:HDD 2tb Seagate
GPU: Rx 6700XT

Overclock CPU/RAM: nenhum

Onde o PC está ligado: Clumper
Rede elétrica aterrada: Sis

Sistema operacional: windows 11 e 10

Versão windows: 21H2
Versão BIOS: F5 (mais recente)

Problema: todos os jogos estão travando até os jogos leves (csgo, valorant, lol), é bem sútil porém em jogos pesados é um inferno, além do mais as vezes quando estou jogando a tela congela completamente.

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?: Desde que eu montei meu pc

O que eu já fiz:

Já atualizei todo o chipset

Troquei o plano de energia

Reinstalei os drivers da AMD 

Undervolt na placa 

Desliguei os C-states

Desliguei o XMP

Overclockei todos os componentes 

Desativei o HPET

Desativei ULPS

Desativei o RezBar

Realizei um teste de stress na cpu, memória RAM, disco. (Todos sem problema algum)

Downgrade de driver.

Troquei a fonte.

Alterei o TDP da placa e vídeo.

Unica coisa que deu uma mudada, foi quando eu instalei o morepowertool quando eu seto além do limite possível pelo driver da amd, o problema para, porém ele trava à 500mhz minha placa. 

 

É em todos os jogos a mesmo tipo de stutter. Do nada começa a cair e eu tenho que alterar a resolução pra voltar ao normal. Mas não dura 2 minutos, começa a travar dnv.

  •  

16597470784488838846612120396647.jpg

 

Não vi nenhum SSD na sua config. 

Pode ser que os travamentos estejam ocorrendo por conta do HD, ainda mais se ele não estiver com uma partição reservada exclusivamente ao sistema operacional. Rodar sistema operacional em HD em pleno 2022 é fria, deixando o PC mais suscetível a erros, travamentos, etc., vide o erro do disco 100% no Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

Não vi nenhum SSD na sua config. 

Pode ser que os travamentos estejam ocorrendo por conta do HD, ainda mais se ele não estiver com uma partição reservada exclusivamente ao sistema operacional. Rodar sistema operacional em HD em pleno 2022 é fria, deixando o PC mais suscetível a erros, travamentos, etc., vide o erro do disco 100% no Windows 10.

Desculpa não ter mencionado, mas é um SSD de 500gb e um hdd de 2Tb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Bruno_Azevedo disse:

Desculpa não ter mencionado, mas é um SSD de 500gb e um hdd de 2Tb 

 

Ok. Neste caso pode ser também o superaquecimento do processador, que pode provocar congelamentos. No caso do I5-10600K, a temperatura limite é 100°C, mas eu recomendaria manter as máximas de temperatura dele no máximo a 75°C em estresse máximo. Recomendo trocar a pasta térmica dele (aqui recomendamos a Cooler Master Gel, com condutividade térmica de 11 w/mK) e/ou limpar os coolers. Caso não saiba fazer isso, recomendo levar a um profissional.

 

Essas mexidas no TDP da GPU também podem ter sido a causa do problema. Em uso intenso, a placa de vídeo pode não ter tido energia suficiente para manter-se funcionando, e causado o "desarmamento".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Bruno_Azevedo

 

Qual é o monitor ?

KG241Q P da ACER

11 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

Ok. Neste caso pode ser também o superaquecimento do processador, que pode provocar congelamentos. No caso do I5-10600K, a temperatura limite é 100°C, mas eu recomendaria manter as máximas de temperatura dele no máximo a 75°C em estresse máximo. Recomendo trocar a pasta térmica dele (aqui recomendamos a Cooler Master Gel, com condutividade térmica de 11 w/mK) e/ou limpar os coolers. Caso não saiba fazer isso, recomendo levar a um profissional.

 

Essas mexidas no TDP da GPU também podem ter sido a causa do problema. Em uso intenso, a placa de vídeo pode não ter tido energia suficiente para manter-se funcionando, e causado o "desarmamento".

Então tem um vídeo que eu postei dois dias atrás, la em cima, a temp do processador 45 - 50, e eu só mexi no TDP porque estava dando este problema, não ao contrário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/08/2022 às 01:59, Bruno_Azevedo disse:

KG241Q P da ACER

Então tem um vídeo que eu postei dois dias atrás, la em cima, a temp do processador 45 - 50, e eu só mexi no TDP porque estava dando este problema, não ao contrário

 

Essa mexida no TDP pode ter sido a causa do problema, principalmente se você aumentou ou diminuiu muito a tensão original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!