Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha configuração: 

ASUS Prime A320M-KBR AM4

Ryzen 3 2200G 3.4Ghz

8GB de RAM 2666Mhz TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU

Gigabyte RX560 4GB

Fonte KCAS 400W 80Plus White

Pretendo dar upgrade aos poucos, agora quero fazer primeiramente na fonte e na memória, no final do ano na placa de vídeo e por último no processador. Quero algo custo-benefício, bom mas não muito caro. Pretendo jogar games como Spider-Man Remastered em 1080p ou 900p.

Postado

@Carlos2022 Primeiramente, não faz sentido algum pagar mais caro em um processador que é capado, e justamente mais caro por possuir grafico integrado, se você tem GPU. Além disso, essa placa-mãe não te proporcionará praticamente nenhum upgrade decente por parte de processador, visto que é um projeto extremamente básico. Ademais, essa kcas 400w não é uma fonte de qualidade.

Qual seu orçamento? Já tem alguma peça?

Postado
19 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Qual seu orçamento? Já tem alguma peça?

Pelo o que deu a entender no post dele, ele já tem o PC pronto e quer dar um up.

Eu não sou o melhor para recomendação, mas se o seu intuito é jogar o Spider Man e os jogos novos que estão para sair em uma qualidade legal, você deve começar trocando a placa de vídeo.

Como o foco é 1080p, uma RX 6600 vai suprir legal.

Ah, e claro, colocar mais 8GB de RAM, somando 16GB.

8GB não serve mais para o padrão atual dos games.

Postado

@Carlos2022 @Carlos2022 A rx 6600 possui diversos problemas com drivers em jogos dx 11, além do imenso gargalo que sofreria com esse processador, não recomendo.

Sugiro que faça um up nesse processador e placa-mãe, se possível, memórias também. 

Essa rx 560 provavelmente vai dar conta do game em 1080, ou 900p.

Postado
2 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

A rx 6600 possui diversos problemas com drivers em jogos dx 11

Besteira mano, os games atualmente usam Vulkan / DX12.

3 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

além do imenso gargalo que sofreria com esse processador

Realmente, seria interessante ele investir em uma CPU nova, tipo um R5 3600 e manter a placa-mãe, ou trocar logo a placa-mãe e CPU (R5 5600 + B550 ou i5-12400f + B660).

Enfim, vai depender do orçamento do @Carlos2022 .

No Spider Man, que é uma game de mundo aberto, ele deve conseguir jogar em 30 quadros sem problemas com a CPU atual.

7 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Essa rx 560 provavelmente vai dar conta do game em 1080, ou 900p.

Difícil, a 560 consegue ser inferior a uma 1050ti, que já é bem fraquinha.

No mundo aberto ela deve mal pegar 30 com o gráfico no alto.

Postado

@ArturRJ Não pretendo trocar a placa-mãe, se possível eu quero apenas um processador e placa de vídeo que de conta desse jogo em pelo menos no médio em 1080p.

@Samuel_- Então, essa semana mesmo eu quero adquirir uma nova fonte, se for possível uma de até R$300. 

O que vocês acham da GTX 1650 4GB combinado com o R5 2400G ou o R5 3600 que o colega aí mencionou?

Postado
10 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Então, essa semana mesmo eu quero adquirir uma nova fonte, se for possível uma de até R$300. 

De até 300, tem a Pichau Nidus. É uma fonte boa e vai segurar, mas se for comprar a RX 6600 igual o @ArturRJ recomendou, eu optaria por uma XPG Pylon.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Carlos2022 disse:

O que vocês acham da GTX 1650 4GB combinado com o R5 2400G ou o R5 3600 que o colega aí mencionou?

Não cara.

Comprar uma GTX 1650, já tendo uma RX560 não vale.

O mínimo que eu recomendo que você compre para jogar em 1080p, é uma GTX1660 super.

4GB de VRAM é muito limitante atualmente.

Postado

@Carlos2022 Se colocar um Ryzen 5 3600 nessa placa-mãe, vai ter problemas. Não se combina um processador intermediário/ high end com placa-mãe de entrada,  ainda mais essa, que é o projeto mais básico possível. Ela ser compatível é muito diferente de suportar. 

Continuo mantendo minha recomendação,  troque a placa-mãe por uma mais potente, não vai conseguir nenhum upgrade de relevância com essa a320. Ademais, precisa trocar a fonte também. 

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Otávio Furoni disse:

Se colocar um Ryzen 5 3600 nessa placa-mãe, vai ter problemas.

Sério?? Sempre pensei que não tinha problema placa-mãe de entrada com CPU Mid.

Tenho amigos que utilizam a320 com R5 3600, e o sistema flui normalmente.

Eu utilizo um i5-10400f com uma H510-E que é super de entrada, e mesmo no teste infernal do Prime95 (Smallest FFT's), o clock não desce do boost de 4,0GHz depois de vários minutos.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@ArturRJ Pensei na GTX 1650 por causa do orçamento apertado, no máximo uns R$1400 e poucos reais pra placa de vídeo. To pensando em esperar até o final de ano pra ver se os preços abaixam, do R3 2200g é melhor ir pra R5 3600 ou R5 2400G? Encontrei os dois por um preço interessante. Mas processador é algo pro ano que vem e dependendo da situação que não acredito que fique muito boa quem sabe vai uma placa-mãe nova?! 

Postado
28 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Pensei na GTX 1650 por causa do orçamento apertado, no máximo uns R$1400 e poucos reais pra placa de vídeo.

Com esse orçamento, pra valer a pena o desempenho só comprando uma placa usada aqui no Brasil, ou importada de fora (que também é usada, geralmente pra mineração de criptomoeda o que não torna interessante). 

28 minutos atrás, Carlos2022 disse:

do R3 2200g é melhor ir pra R5 3600 ou R5 2400G?

Entre os dois, o Ryzen 5 3600 é bem melhor.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Pensei na GTX 1650 por causa do orçamento apertado, no máximo uns R$1400 e poucos reais pra placa de vídeo.

Entendi.

Eu particularmente não gosto da 1650. Pra mim é uma placa que não vale o que pedem.

Enfim, já te passei a visão nesse aspecto.

PS: Se você tiver culhões, você acha placas de vídeo melhores com esse orçamento no Ali...

To pensando em esperar até o final de ano pra ver se os preços abaixam,

Não espere, o mercado é muito louco!

Se der alguma ***** lá na china, você vai ficar chupando dedo. rsrsrs

R5 3600 ou R5 2400G

O 3600 é melhor, pode ir sem medo.

O 2400G só vale se ele estiver uns R$300 mais barato. (Coisa que não deve estar! rsrs)

4 minutos atrás, Samuel_- disse:

Com esse orçamento, pra valer a pena o desempenho só comprando uma placa usada aqui no Brasil, ou importada de fora (que também é usada, geralmente pra mineração de criptomoeda o que não torna interessante).

Pior que tá aparecendo muita placa barata e "nova" no ali.

Hoje mesmo, eu estava com o meu dedo coçando pra comprar a RX 6600M da 51RISC. kkkk

• Curtir 1
Postado

@ArturRJ O que vem de gente aqui na loja com esse kit dando problema é brincadeira.

Os problemas surgem a longo prazo, os picos de consumo desse processador compromete todo o VRM da a320, não indico, acabam tendo de trocar a placa-mãe de qualquer maneira.

É necessaria uma a520 no mínimo.

"O Barato sai Caro".

Postado
4 minutos atrás, ArturRJ disse:

Pior que tá aparecendo muita placa barata e "nova" no ali.

Hoje mesmo, eu estava com o meu dedo coçando pra comprar a RX 6600M da 51RISC. kkkk

SIMM!! kkkkk. O que eles fazem é reaproveitar o chip gráfico e colocar uma "carcaça" nova, por assim dizer. Fica muito convincente.

• Haha 1
Postado

@ArturRJ Não é se der pau, vai dar pau.

Além da placa limitar o clock do Ryzen 5 3600, em um prazo de 2/5 meses a placa vai começar a dar defeito. Sintomas Como travamentos em games e no próprio windows vão surgir.

Mas enfim, eu avisei.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado
38 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@ArturRJ Não é se der pau, vai dar pau.

Além da placa limitar o clock do Ryzen 5 3600, em um prazo de 2/5 meses a placa vai começar a dar defeito. Sintomas Como travamentos em games e no próprio windows vão surgir.

Mas enfim, eu avisei.

Isso que você está falando não faz o menor sentido cara. mds...

Entenda que Hardware não é eterno e infalível. (Eu diria que é algo nada confiável! rs)

Ele pode durar 10 anos, como pode queimar depois de 1 dia de uso sem ações externas.

Existem N (E tenha N como muitos) componentes em uma placa-mãe que podem falhar, inutilizando a funcionalidade do sistema

Então você dizer que X placa queimou por causa de X processador, não faz sentido.

Se a placa-mãe tivesse algum "vício" de queimar depois de 5 meses após instalar um 3600, a fabricante não teria lançado um update fazendo desta CPU compatível com a placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

@Otávio Furoni Pesquisei sobre o que você falou e realmente o pessoal quebra bastante a cabeça com esse assunto da A320M e o 3600, mas mesmo com uma boa refrigeração e a placa nem suporte pra OC tem ainda assim da pau? Meu gabinete possui 6 fans 2 em cima 3 na frente e 1 atrás e um aircooler.

Postado
2 horas atrás, Otávio Furoni disse:

@Carlos2022 Sim. O VRM dessa placa não é adequada, é questão de tempo até dar pau.

@ArturRJ Com todo respeito, talvez o comentário mais leigo que já vi. 

Ser compatível não significa suportar.

@Otávio Furoni É por eu ser leigo mesmo, que eu não vou contestar os caras que construíram e testaram a placa e estão dizendo que funciona! 😛

(Apesar de que colocar um 8/16 em uma placa de entrada não faz muito sentido, pois vai limitar legal o boost)

Mas com o 3600, no pior cenário cara, ele vai perder um pouco de desempenho em carga máxima (coisa que os jogos não chegam nem perto).

Agora você vem com essa conversa de que o PC dele vai estragar. É viagem! (fruto da tua cabeça)

Tu me lembrou o meu tio que vinha com aqueles papos de que Etanol em carro flex estraga o motor. rsrsrs

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...