Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber quantos volts e amperes precisa ter a fonte que vou usar?


Lx Player
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa noite. Estou precisando de ajuda com essa dúvida, é pro meu TCC. Gostaria de entender como eu posso saber quantos volts e quantos amperes precisa ter a fonte de alimentação que vou utilizar no circuito que estou montando. Como eu sei quais são os valores de alimentação que o meu circuito precisa? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Componentes do tipo circuito integrado tem uma tensão específica de alimentação ou então uma pequena faixa de tolerância. 

Se o seu circuito tem um ou mais desses já é um começo. 

Outros componentes como relés, motores e seus derivados também tem suas tensões específicas. 

Os demais como os capacitores, transistores e diodos tem uma faixa grande de tensão que podem suportar. Mas a diferença é que não podem trabalhar no limite. 

 

Já a corrente se calcula somando todas as cargas que você tem, geralmente se começa pelas maiores. 

Motores, bobinas, lâmpadas, resistor de aquecimento e alto falantes são os mais "gastões". 

Os circuitos eletrônicos em si consomem pouco mas tem que ser considerados. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Componentes do tipo circuito integrado tem uma tensão específica de alimentação ou então uma pequena faixa de tolerância. 

Se o seu circuito tem um ou mais desses já é um começo. 

Outros componentes como relés, motores e seus derivados também tem suas tensões específicas. 

Os demais como os capacitores, transistores e diodos tem uma faixa grande de tensão que podem suportar. Mas a diferença é que não podem trabalhar no limite. 

 

Já a corrente se calcula somando todas as cargas que você tem, geralmente se começa pelas maiores. 

Motores, bobinas, lâmpadas, resistor de aquecimento e alto falantes são os mais "gastões". 

Os circuitos eletrônicos em si consomem pouco mas tem que ser considerados. 

Como eu posso fazer essa tal soma das cargas? Alguma fórmula?

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O que exatamente você está montando, amigo? As especificações de tensão e corrente depende de componente pra componente e de circuito pra circuito, geralmente cada componente tem um datasheet ou manual que detalhe esse tipo de informação.

Um alimentador de cachorro automático.

Lista de principais componentes até então:

-Servo motor simples

-Uma carga de peso em uma wheatstone bridge

-1N4007

-LM741

-Sensor ultrassônico

-Micro controlador ESP32

-Display LCD 16x4

-Bateria (tentando descobrir as especificações dessa)
-E a corrente DC (também não sei quantos volts usar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lx Player disse:

Servo motor simples

Comece por ele, descubra sua tensão em corrente. 

 

2 horas atrás, Lx Player disse:

Sensor ultrassônico

-Micro controlador ESP32

-Display LCD 16x4

Costumam trabalhar com 5V, mas não é certo ligar diretamente numa bateria, a tensão dela varia. Geralmente se usa tensão maior e um regulador para 5V, pois esses circuitos necessitam de tensão estabilizada. 

2 horas atrás, Lx Player disse:

LM741

Ele aceita um valor bem amplo de tensão, geralmente 5 e 35V. 

Mas pelo que estou entendendo, seria melhor alimentar com 5V igual o resto. 

2 horas atrás, Lx Player disse:

-E a corrente DC

Se tratando de baterias, a coisa é diferente. 

O valor de corrente marcado nelas (em Ah) está relacionado ao tempo de carga e descarga. 

As de maior corrente demoram mais tempo pra recarregar e descarregar. 

2 horas atrás, Lx Player disse:

Como eu posso fazer essa tal soma das cargas? Alguma fórmula?

É só somar mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Se tratando de baterias, a coisa é diferente. 

O valor de corrente marcado nelas (em Ah) está relacionado ao tempo de carga e descarga. 

As de maior corrente demoram mais tempo pra recarregar e descarregar.

Então não vai danificar o circuito se eu colocar uma corrente muito alta ou muito baixa, porque só tem relação com o tempo de carga, é isso?

9 horas atrás, Renato.88 disse:

É só somar mesmo. 

Poderia me dar um pequeno exemplo, por favor?

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Comece por ele, descubra sua tensão em corrente. 

 

Costumam trabalhar com 5V, mas não é certo ligar diretamente numa bateria, a tensão dela varia. Geralmente se usa tensão maior e um regulador para 5V, pois esses circuitos necessitam de tensão estabilizada. 

Ele aceita um valor bem amplo de tensão, geralmente 5 e 35V. 

Mas pelo que estou entendendo, seria melhor alimentar com 5V igual o resto. 

Se tratando de baterias, a coisa é diferente. 

O valor de corrente marcado nelas (em Ah) está relacionado ao tempo de carga e descarga. 

As de maior corrente demoram mais tempo pra recarregar e descarregar. 

É só somar mesmo. 

Tirando a parte da relação com o tempo de carga e a parte da soma eu consegui entender o resto, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 horas atrás, Lx Player disse:

Então não vai danificar o circuito se eu colocar uma corrente muito alta ou muito baixa, porque só tem relação com o tempo de carga, é isso?

Exatamente. O que faz queimar é a tensão mais alta. 

Nas baterias que fornecem corrente baixa, elas acabam rápido. As de corrente mais alta duram mais tempo. 

Um exemplo meu foi com um relógio de parede, colocava uma pilha AA (pequena) e durava 3 meses, aí coloquei aquela grande (tamanho D) e durou um ano. Com bateria é a mesma coisa. 

 

9 horas atrás, Lx Player disse:

Poderia me dar um pequeno exemplo, por favor?

Supondo que seu servo motor consuma 1A, seu ESP32 mais 500mA e o restante do circuito uns 100mA, a corrente total é de 1,6A.

Se fosse ligar com fonte de parede poderia usar uma de 2A.

Já na bateria usando por exemplo uma de 7Ah, e um circuito que consuma 1A é só dividir. A duração seria de aproximadamente 7 horas. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Servo também tem o problema de motor normais? Que  precisa tem um grande consumo de arranque?

Dependendo do tipo tem sim.

Alguns vem com um módulo de controle que facilita o trabalho em coisas prontas como Arduino ou CLP. Nesses a arrancada fica meio escondida por causa dos circuitos acoplados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...