Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu quero trocar meu processador atual (i5 3 genl) pelo xeon e5 2620 v3 mas não sei se a placa-mãe é compatível com ele e se não for vale a pena trocar a placa-mãe já que o intuito é um up com baixo custo 

• Membro VIP
Postado

Olá, incrivelmente este xeon ainda está em fabricação, seu LGA é FCLGA2011-3. Você pode encontrar kits com esse xeon + placa-mãe + memória RAM por volta de 600 a 700 reais. Então sim, seria um bom investimento. Agora sobre o desempenho contra seu i5 de 3 geração, teria um ganho de 60%. 

Agora que percebi ser algo de baixo custo, o melhor xeon que se encaixa no seu atual soquete LGA1155 é o Intel Xeon E3-1290 v2 ----> Possívelmente não encontrará kits com este processador, então sugiro dar uma olhada nesta lista: https://www.cpu-world.com/CPUs/Xeon/Intel-Xeon E3-1290 v2.html / Ela contém todos os processadores que seu atual soquete suporta

• Coordenador
Postado

@Luan muller 09 Não é compatível. Você teria que trocar a placa-mãe e, possivelmente, as memórias.

Com relação a compensar, eu não sou fã das "marmotas" do AliExpress. Os caras colocam, naqueles kits vendidos por lá, placas-mãe "frankenstein", criadas a partir de chipsets antigos extraídos de outras placas e usando gambiarras para adaptar RAM DDR4 (que a plataforma nunca foi projetada para receber). Não confio na durabilidade dessas placas e, quando dão problema, assistência quase nenhuma pega para reparar.

Pode ser que você dê sorte e seja feliz com o kit por muito tempo, gastando pouco. Pode ser que não dure. Pessoalmente, eu não arriscaria. É bastante atrativo sim, mas não existe almoço grátis. E lembre-se do possível imposto a pagar quando a mercadoria chegar ao Brasil.

É mais fácil simplesmente procurar um Xeon (abaixo dos R$ 200,00) para seu kit atual, como sugerido por @TanTalus Ska Drin, se o objetivo é gastar pouco. Aí no futuro você troca a plataforma toda se desejar, mas por algo que não seja arriscado como esses kits do Ali.

Um Xeon E3 1270v2, por exemplo, seria mais rápido que o E5 2620v3 no desempenho por núcleo e perderia por pouco no desempenho ao usar todos os núcleos. O E5 impressiona pela quantidade de núcleos, mas a frequência alcançada por ele é bem baixa.

Caso opte por um Xeon compatível com seu kit atual, é necessário verificar se o modelo exato da sua placa-mãe suporta, porque nem todas as placas com esse socket suportam processadores Xeon.

4 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

Olá, incrivelmente este xeon ainda está em fabricação, seu LGA é FCLGA2011-3. Você pode encontrar kits com esse xeon + placa-mãe + memória RAM por volta de 600 a 700 reais. Então sim, seria um bom investimento. Agora sobre o desempenho contra seu i5 de 3 geração, teria um ganho de 60%.

Na realidade esse processador já deixou de ser fabricado há muito tempo. Os processadores vendidos nos kits do Ali são usados e retirados, em grande número, de servidores antigos que as empresas de lá não querem mais. Por isso são tão baratos.

Com relação à comparação que você fez, tomando por base um i5 3330, o Xeon E5 2620v3 teria desempenho semelhante por núcleo, mas mais do dobro de desempenho (mais de 100% de ganho) usando todos os núcleos (o que ainda não é tão impressionante assim).

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...