Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas a todos, gostaria de importar um pack de 10 LEDs ultravioleta de longo comprimento de onda para os utilizar todos numa lanterna poderosa. Para a construção, estava a pensar soldar-los em série e para a alimentação estava a pensar umas quantas pilhas 18650 que consegui de baterias de lítio antigas (já descartei as pilhas "más"). Olhando para as especificações, cada LED 3,2 a 3,4V de tensão e 600-700 Ma de corrente o que dava, ligando-os em série, 32 a 34V. Acontece que não consigo achar nenhum booster que consiga chegar aos 38V e os que chegam são bastante grandes e vão até às muitas dezenas/centenas de Volt. Conhecem algum step up converter que possa ligar a um BMS e conseguir alimentar todos os LEDs? Será que posso meter dois MT3608 em série para obter a tensão desejada?

Obrigado a todos,

cumprimentos.

Postado

Por que você não monta dois grupos com 5 LEDs em série e depois alimenta os dois em paralelo? Assim você só precisaria de uma tensão entre 16-17V, dentro da faixa do MT3608. Nesse caso, eu sugiro utilizar um MT3608 para cada grupo.

• Curtir 2
Postado

Leds ultravioleta numa lanterna? Com qual propósito? Ultravioleta se utiliza em aplicações técnicas tais como cura de polímeros e desinfecção. São caros e possuem vida curta pela degradação das lentes (cerca de 1000 horas).

• Curtir 1
Postado

Boas tardes aos dois, antes de mais gostaria de agradecer a ambos os comentários e ao moderador BCP pelo facto de ter corrigido o título. Sérgio, os LEDs vão ser para "brincar" com alguns minerais fluorescentes, como disse anteriormente em outro tópico, sou geólogo e, portanto, tenho um grande gosto por minerais principalmente por aqueles com propriedades interessantes como a radioatividade e a fluorescência. Guilherme, gostei muito da sua ideia e acho que será o que irei fazer, porém achei LEDs de 5w pelo um preço também aceitável só que consomem 6-7V cada um, a minha questão é: será que posso ligar as mesmas 18650 ao mesmo MT3608? Acham que necessitaria de ventilação para os LEDs?

Obrigado a todos.

Postado

@Tiago Catita obrigado  pelos esclarecimentos. Sabendo o propósito fica  mais fácil.

Sobre o uso do Ultra-violeta:

Vou começar pela segurança. Já notou como o sol queima a  pele? A luz emitida contém muitas  frequências, entre elas o UV, é quem provoca a queima.Ter incidência direta ou indireta a esse tipo de luz te queima a vista. A máscara de soldador é escura pelo mesmo propósito, o  arco voltaico emite muito UV. Juntamente com o led UV coloque um led comum  voltado para o operador. Ao notar que o led comum está aceso saberá que o led UV também está.  Isso evitará  que o usuário olhe para o led UV na dúvida deste estar ou não aceso.

Sobre a montagem: Não se deve tocar a lâmpada ou o led UV. A gordura da pele torna a superfície opaca para o UV.

Sobre a potência: Note o quanto uma lâmpada led de apenas 6w consegue iluminar o ambiente. Se a rocha a ser observada vai estar a poucos centímetros dessa lanterna creio que 1/2W ou no máximo 1W seja mais do que o suficiente. Para até 1W um disco de 3cm de diâmetro de cobre nú te dará a dissipação de calor necessária. Nessa medida para apenas 1W nem precisa ser placa de alumínio, dá para  usar a de fenolite.

Sobre a seleção  do led: lâmpada de descarga UV (são parecida com a fluorescentes) emitem todo o espectro de frequências UV. Os leds são especializados. Vai encontrar desde 280nm até 800nm, este último usado para secagem de esmaltes de unha UV. Então terá que saber qual destes utilizar ou montar um mix de frequências.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Boas tardes Sérgio, eu tenho andado desaparecido pois tenho um outro projecto muito divertido com o contador de Geiger e tem consumido muito do meu tempo. Em relação à segurança, eu sei o perigo que é o ultravioleta e irei ter todo o cuidado sobre o manuseio da lanterna e sobre a potência, tem toda a razão, apesar de eu querer a utilizar para encontrar alguns minerais florescentes em minas, razão pela qual de precisar de alguns Watt's, mas agora é esperar que as peças cheguem e, assim que chegar, talvez vou precisar de uma ajudinha na componente eléctrica, apesar que a ideia do @GuilhermeGB ser muito boa e ser essa que vou usar.

Obrigado a todos que leram e bom fim de semana :)!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...