Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente alguém me ajuda resolver esse problema, sera que esse esquema eléctrico realmente funciona? porque eu montei como o diagrama pede numa placa universal soldada com estanho, funciona tudo direito so que o único problema é que o mosfet no source não bloqueia a corrente quando eu tiro a alimentação do optoacoplador. Eu já testei todos os componentes mas nem um mostra ter defeito algum a unica irregularidade é o mosfet não bloquear a corrente mesmo.DIAGRAMA_ELETRÔNICO_CKT_DRIVE_MOSFET.pdf

• 2 meses depois...
Postado

@Tiky esses drivers provavelmente até funcionam, tem a vantagem de ser simples. Mas desperdiçam energia, o transistor / mosfet esquenta porque trabalha em regime de semi condução ou seja, vira meio que um resistor variável, um "potenciômetro de alta potencia'. Um circuito um pouco mais sofisticado, um PWM simples com um CI 555 acionando um mosfet funciona bem melhor.

Você que é apaixonado por motores tinha que abrir um pouco seus horizontes e estudar também o que os controla, a eletrônica. Você mencionou num outro tópico que não tinha nem  ferro de solda.

Compra uma protoboard simples também, alguns componentes básicos, arruma algumas sucatas e assista os vídeos de eletrônica e maker do Iberê do canal 'Manual do Mundo" do YouTube.

To parecendo um p. s. do Iberê mas é que eu acho a didática dele ótima, sabe tornar as vídeo aulas interessantes e divertidas. 

Mete a cara !:tw_smiley:

• Amei 1
Postado
8 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Compra uma protoboard simples também, alguns componentes básicos, arruma algumas sucatas e assista os vídeos de eletrônica e maker do Iberê do canal 'Manual do Mundo" do YouTube.

Eu já pensei em comprar uma protoboard simples, já que nem ferro de solda precisa, para eu fazer um boost de velocidade para motores bldc, que nem esse do vídeo aqui o:  

E tambem fazer driver para motores bldc, e drivers para motor de passo, uma pergunta: se eu conectar um motor bldc com ci de controle integrado no arduino, eu posso aumentar a frequência do motor mais do que ela já é?, para aumentar a velocidade dele mais do que a máxima       

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!