Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Freesync ou Gsync não funcionando acima do FPS do monitor


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Boa tarde.
Meu monitor é 29UM69G e minha placa de vídeo uma RTX 2060 OC gigabyte.

No teste da NVDIA G-SYNC Pendulum Demo se o fps fica acima 75fps do monitor acontecem stutterings. Em jogos a mesma coisa.

O freesync não tem a função de deixar o fps liberado e isso não acontecer? Pelo que eu sei só deveria acontecer se o FPS caisse muito.

image.png.3994d8c50fe2be574b5b27d8ac37dcdc.png image.png.86ed53264797b3adb58e7ba5d53ebe87.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, amigo. FreeSync e G-Sync são apenas um V-Sync melhorado. Enquanto V-Sync funciona em uma taxa fixa (75Hz, 60Hz, etc.) as outras duas tecnologias trabalham com taxas de atualização vairáveis adaptativas dentro de uma faxa definida, onde a taxa padrão da tela é o valor máximo. A maioria dos monitores que suportam FreeSync, por exemplo, trabalham com uma taxa de atualização mínima de 48Hz, então se seu monitor é 75Hz, você terá o FreeSync funcionando entre 48-75Hz, mas pra isso você terá que ativar o V-Sync nas configurações do jogo e ter o G-Sync ativado no Painel da NVIDIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, IchioArt disse:

@GuilhermeGB Entendi amigo, mas no caso se eu ativo vsync não ira puxar um pouco mais da placa? teria alguma forma de limitar o fps de todos os jogos até 75hz, sem eu precisar ativar o vsync?

V-Sync não puxa mais desempenho da placa, pelo contrário, se sua placa consegue produzir mais FPS do que os 75 que está sendo limitada, o V-Sync faz a placa passar mais tempo sem fazer nada, porque ela fica obrigada a produzir FPS num rítimo mais constante e em sincronia com o monitor em vez de sair "cuspindo" FPS na tela como faria sem o V-Sync. E é por isso que esse tipo de tecnologia gera mais input lag, o que não seria um problema para jogos de campanha, mas para alguns jogos competitivos pode ser sim.

 

Você pode limitar manualmente o FPS do jogo pelo painel da NVIDIA ou através de programas de terceiros, como o Riva Tuner. Mas fazendo isso você ainda estará sujeito a ter o efeito tearing na tela, porque não haverá uma sincronização entre a taxa de atualização do monitor e a taxa de FPS produzida pela placa de vídeo. O ponto positivo de limitar o FPS manualmente assim é que você não terá o input lag adicional gerado pelo V-Sync.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!