Ir ao conteúdo

Freesync ou Gsync não funcionando acima do FPS do monitor

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.
Meu monitor é 29UM69G e minha placa de vídeo uma RTX 2060 OC gigabyte.

No teste da NVDIA G-SYNC Pendulum Demo se o fps fica acima 75fps do monitor acontecem stutterings. Em jogos a mesma coisa.

O freesync não tem a função de deixar o fps liberado e isso não acontecer? Pelo que eu sei só deveria acontecer se o FPS caisse muito.

image.png.3994d8c50fe2be574b5b27d8ac37dcdc.png image.png.86ed53264797b3adb58e7ba5d53ebe87.png

Postado

Não, amigo. FreeSync e G-Sync são apenas um V-Sync melhorado. Enquanto V-Sync funciona em uma taxa fixa (75Hz, 60Hz, etc.) as outras duas tecnologias trabalham com taxas de atualização vairáveis adaptativas dentro de uma faxa definida, onde a taxa padrão da tela é o valor máximo. A maioria dos monitores que suportam FreeSync, por exemplo, trabalham com uma taxa de atualização mínima de 48Hz, então se seu monitor é 75Hz, você terá o FreeSync funcionando entre 48-75Hz, mas pra isso você terá que ativar o V-Sync nas configurações do jogo e ter o G-Sync ativado no Painel da NVIDIA.

Postado

@GuilhermeGB Entendi amigo, mas no caso se eu ativo vsync não ira puxar um pouco mais da placa? teria alguma forma de limitar o fps de todos os jogos até 75hz, sem eu precisar ativar o vsync?

• Solução
Postado
7 minutos atrás, IchioArt disse:

@GuilhermeGB Entendi amigo, mas no caso se eu ativo vsync não ira puxar um pouco mais da placa? teria alguma forma de limitar o fps de todos os jogos até 75hz, sem eu precisar ativar o vsync?

V-Sync não puxa mais desempenho da placa, pelo contrário, se sua placa consegue produzir mais FPS do que os 75 que está sendo limitada, o V-Sync faz a placa passar mais tempo sem fazer nada, porque ela fica obrigada a produzir FPS num rítimo mais constante e em sincronia com o monitor em vez de sair "cuspindo" FPS na tela como faria sem o V-Sync. E é por isso que esse tipo de tecnologia gera mais input lag, o que não seria um problema para jogos de campanha, mas para alguns jogos competitivos pode ser sim.

Você pode limitar manualmente o FPS do jogo pelo painel da NVIDIA ou através de programas de terceiros, como o Riva Tuner. Mas fazendo isso você ainda estará sujeito a ter o efeito tearing na tela, porque não haverá uma sincronização entre a taxa de atualização do monitor e a taxa de FPS produzida pela placa de vídeo. O ponto positivo de limitar o FPS manualmente assim é que você não terá o input lag adicional gerado pelo V-Sync.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...