Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

é possível eu criar um processador e programalo?


jgsick
Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Algum programador ai de plantão sabe me dizer se é capaz de se criar um processador em casa com os conceitos e linguagens ideais de programação? usando a linguagem de turing etc? sou aluno de engenharia da computação e se tiver ai alguém capaz de me explicar, creio que eu q seja possível mas não tão fácil, como as empresas de hardwares como processadores e AMD programam seus processadores mais potentes? 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Possível é, um processador é a construção em um só chip de milhares/milhões  de blocos lógicos.

 

A questão seria: por que fazer isso? É tipo querer reinventar a roda. Além disso a tecnologia envolvida é muito sofisticada, restrita e cara. A não ser que queira fazer um modelo didático, mas isso não faz muito sentido. Com todas as ferramentas existentes hoje é melhor aprender num equipamento já existente.

 

Existem dezenas de processadores disponíveis, os mais conhecidos do público são os usados no PC. A programação é feita em assembler e microcódigos, sendo que cada modelo de processador possui a sua linguagem específica. Para facilitar a vida é que foram desenvolvidas as linguagens de alto nível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Obrigado pela resposta. O motivo de querer criar um ''caseiro'' basicamente é para fugir dos altos preços de processadores, um i9 custa cerca de 5 mil reais, entre outros mais caros ainda mas como você disse, o preço para fazer isso seria mais elevado ainda né? criar um processador seria algo didático como você disse e interessante para estudar melhor como funciona os programas e as linguagens, enfim foi só uma ideia mirabolante da minha cabeça, agradeço pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!