Ir ao conteúdo

Posso conectar uma ventoinha RGB de 3 pinos em conector de 4 pinos?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

comprei um cpu cooler (pichau sage v2 RGB)e quero muito saber se eu posso conectar ele na entrada 4 pinos da minha placa-mãe (ele é 3 pinos), e se eu posso conectar o conector RGB 5v aura no outro conector 4 pinos

(ele vem com dois conectores um 3 pinos 12v e outro aura5v) não liguei ainda com medo de queimar alguma coisa devido a diferenca de tensão

• Membro VIP
Postado

@fontes.zs Tarde, bem vindo.

Se o conector da placa-mãe for 3 pinos e o fio do cooler for 4 pinos, ou vice versa, não tem problema, porque o mesmo só encaixa de uma forma.

Conector-ventilador-1.jpg?x=480&y=375&qu

Se não me engano, quando o cooler vem com 4 fios, um é "Negativo, 12 volts, sensor de rotação, e o ultimo para controlar a rotação do cooler".

Se o fio que controla a rotação se não estiver ligado, o cooler vai sempre rodar no seu máximo desempenho.

velocidade_02.jpg

Agora caso tenha receio mande uma foto do conector e do conector da placa-mãe.

• Solução
Postado
1 hora atrás, fontes.zs disse:

e se eu posso conectar o conector RGB 5v aura no outro conector 4 pinos

Não, e nem tente! O RGB 4 pinos trabalha com tensão 12V e o A-RGB 3 pinos com 5V.

Postado

@fontes.zs Se você conseguiu identificar para quê é cada conector, então ligue só o que é de 3 Pinos e que vai fazer o fan girar.

O de RGB deixa desconectado.

O padrão aRGB trabalha com 5V apenas, e não 12V como é o padrão RGB com 4 Pinos.

O conector que faz o fan girar não muda a tensão, é 12V mesmo se só tiver 3 pinos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...