Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um filtro de linha da Clamper, há 4 anos de uso, e somente nesses ultimos 2 meses começaram a aparecer algumas coisas estranhas.

Primeiro, ultimamente vez ou outra ele ta fazendo um barulhinho tipo um chiado "zzzzzzz", meio baixo, por alguns minutos até parar de repente.

Segundo, as vezes o led vermelho, que indica que o filtro ta ligado, ele apaga. Depois de uns minutos, ele volta a ficar aceso normalmente.

Essas duas coisas não estão relacionadas uma com a outra, por exemplo quando o chiado "zzzz" começa, o led continua aceso normalmente. 

Quando o led apaga de repente, não há nenhum chiado em "zzz".

O filtro em si, funciona normal. Aquela luz branca de "proteção ativa" sempre fica ligado. O aparelho ta funcionando normalmente, apesar desses 2 casos que tem ocorrido.

Devo me preocupar e providenciar outro filtro da Clamper?

Postado
Em 29/08/2022 às 11:24, Ernani94 disse:

Tenho um filtro de linha da Clamper, há 4 anos de uso, e somente nesses ultimos 2 meses começaram a aparecer algumas coisas estranhas.

Primeiro, ultimamente vez ou outra ele ta fazendo um barulhinho tipo um chiado "zzzzzzz", meio baixo, por alguns minutos até parar de repente.

Segundo, as vezes o led vermelho, que indica que o filtro ta ligado, ele apaga. Depois de uns minutos, ele volta a ficar aceso normalmente.

Essas duas coisas não estão relacionadas uma com a outra, por exemplo quando o chiado "zzzz" começa, o led continua aceso normalmente. 

Quando o led apaga de repente, não há nenhum chiado em "zzz".

O filtro em si, funciona normal. Aquela luz branca de "proteção ativa" sempre fica ligado. O aparelho ta funcionando normalmente, apesar desses 2 casos que tem ocorrido.

Devo me preocupar e providenciar outro filtro da Clamper?

Em relação ao LED, isso é relativamente normal. O Led do microdisjuntor não sei se é de boa qualidade ou é bem dimensionado, mas já aconteceu comigo de um led do microdisjuntor SST-01 que é relativamente bom dar defeito em um protetor da Intelbras (famosa régua com microdisjuntor + varistor)

O barulho "zzzzzzz" provavelmente é o seu neutro não aterrado no poste de entrada do seu prédio/casa, combinado com a falta de aterramento na sua residência. Mesmo que seu neutro esteja aterrado no padrão de entrada, acredito que deve ser um aterramento onde o neutro é compartilhado, então por exemplo o neutro da cozinha onde pega o zumbido de geladeira combina com zumbido da fonte de TV da sala e do seu PC

Pode mandar videos e fotos?

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@donzmaker Entendi (aliás desculpa a demora entro muito pouco aqui kkkk)

Mas então, esse zumbido zzzzzz começou a aparecer apenas alguns meses atrás (uns 3 meses ou 2, por ai). Uso esse filtro Clamper a 4 anos, e até então nunca foi assim. (Uso nesta mesma tomada da casa, a casa não tem aterramento de fato, é uma casa antiga). Será que pode ser um sinal apenas de desgaste do uso do aparelho? As vezes eu penso em comprar um outro filtro, apenas por precaução.

Ah, no momento não estou tendo como mandar vídeo dele, infelizmente. Mas espero que apenas pela minha descrição do problema dê para se ter uma ideia, eu espero..

Postado
Em 10/09/2022 às 21:57, Ernani94 disse:

@donzmaker Entendi (aliás desculpa a demora entro muito pouco aqui kkkk)

Mas então, esse zumbido zzzzzz começou a aparecer apenas alguns meses atrás (uns 3 meses ou 2, por ai). Uso esse filtro Clamper a 4 anos, e até então nunca foi assim. (Uso nesta mesma tomada da casa, a casa não tem aterramento de fato, é uma casa antiga). Será que pode ser um sinal apenas de desgaste do uso do aparelho? As vezes eu penso em comprar um outro filtro, apenas por precaução.

Ah, no momento não estou tendo como mandar vídeo dele, infelizmente. Mas espero que apenas pela minha descrição do problema dê para se ter uma ideia, eu espero..

Provavelmente é falta de aterramento mesmo. Já que você não tem aterramento não indico o Clamper, não porque ele não seja bom, mas porque os capacitores Y dele vão "vazar" no teu neutro desnecessariamente. Isso não aconteceria se você tivesse um aterramento

Então quem sabe você pode aproveitar e trocar o teu clamper por uma régua boa Intelbras + iPocket DPS Clamper que tem varistores + fusível térmico. Ou quem sabe  Margirius + iPocket clamper 

https://www.margirius.com.br/produto/filtro-de-linha-cabo-1m-mg-3001/

Atente o fato de que o Margirius suporta 6A em 220V.

• Curtir 1
Postado

Esse zumbido pode ser causado por aqueles chuveiros eletrônicos (com controle gradual de temperatura), mesmo em chuveiro que esteja instalado na casa de vizinhos!

Eu moro em prédio e toda vez que algum vizinho liga um chuveiro desses pra tomar banho, começa a fazer um barulho de vibração no indutor do filtro da fonte do meu PC (ruído na frequência da rede, 60Hz), que é bem alto por sinal, aí alguns minutos depois quando a pessoa termina o banho o barulho pára.

Na internet eu já vi até gente reclamar que o disjuntor do chuveiro faz um zunido alto quando o chuveiro está ligado e o pessoal achando que era defeito no disjuntor, mas trocaram o disjuntor e o barulho continuou (creio que seja ainda pior nas regiões onde se precisa de circuitos bifásicos para se ter 220V, pois aí terá os dois condutores do mesmo circuito passando no disjuntor, barulho em dobro no QDC da casa, kkkk), na verdade é porque compraram aqueles chuveiros eletrônicos, a forma como eles interagem com a senóide da rede elétrica causa esses ruídos indesejáveis em todas as residências que estiverem sendo alimentadas pelo mesmo transformador lá da rua.

Talvez seja esse o seu caso...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...