Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do fórum, queria que vocês me ajudassem a tentar achar uma solução para o problema do meu pc. Vou explicar o que houve com detalhes...

Ontem a noite consegui terminar de montar o meu tão sonhado pc, e então quando fui fazer as configurações iniciais na BIOS (seguindo um vídeo do youtuber tito) liguei o xmp das memórias, salvei e sair, até aqui tudo bem... consegui entrar na BIOS novamente após isso, e dando continuidade desabilitei o CSM e ativei o Secure Boot como o próprio tito fez no seu vídeo... Mas pará ativar o Secure Boot era preciso reiniciar o pc e foi quando o computador reiniciou que ele não voltou mas a entrar na BIOS, e apenas apareceu uma mensagem que fica se movendo pela tela: "input Not Supported". Agora sempre que ligo o pc aparece essa mensagem e não entra na BIOS nem nada, já tentei fazer o reset da mesma mas não resolveu, tentei também ligar utilizando o mínimo de peças possível e nada... Percebi que quando ligo o pc as luzes do painel indicativo ficam alternando por um certo momento (primeiro acende a DRAM, depois VGA e logo após isso da um beep e em seguinte acende a de BOOT) não sei se isso é normal/padrão, se for peço para que me falem. Enfim irei deixar as especificações do PC ai abaixo para que vocês possam analisar e quem sabe conseguir me dizer como posso solucionar o problema! Agradeço se me ajudarem pois não sei mais o que fazer...

placa-mãe B450 Aorus M

Processador Ryzen 5 Pro 4650G

Memórias Ram Xpg Spectrix D60g 2x8gb

Fonte Super Frame SF-B600FL (600w)

Monitor Acer Sa230 23"

Postado

@DanielStifler Na hora de tentar resetar as configurações da BIOS, lembrou de desligar o pc totalmente de qualquer tipo de alimentação ?

Tente novamente se não tiver feito como falei.

E  apenas ative o XMP na BIOS, não fique mudando coisas se o pc já funciona corretamente, pare de seguir tutoriais para mexer em coisas que não precisa.

7 minutos atrás, DanielStifler disse:

por um certo momento (primeiro acende a dram, depois VGA e logo após isso da um beep e em seguinte acende a de boot) não sei se isso é normal, se for peço para que me digam.

EZ Debug da placa-mãe, normal, são verificações.

E faltou as configurações do pc, lembrando que fonte faz parte e precisa da marca e modelo.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@DanielStifler Na hora de tentar resetar as configurações da BIOS, lembrou de desligar o pc totalmente de qualquer tipo de alimentação ?

Sim, retirei o cabo de força da fonte e até a tomada do campler da energia, e até tentei de diferentes formas resetar a BIOS retirando a bateria, mas continuou do mesmo jeito

15 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@DanielStiflerapenas ative o XMP na BIOS, não fique mudando coisas se o pc já funciona corretamente, pare de seguir tutoriais para mexer em coisas que não precisa.

EZ Debug da placa-mãe, normal, são verificações.

E faltou as configurações do pc, lembrando que fonte faz parte e precisa da marca e modelo.

Poise, vacilei em querer fazer mais do que ativar o xmp, é que tinha visto em algum lugar que fazer isso melhorava o desempenho, me arrependo muito disso...

Sobre as configurações do pc eu acabei esquecendo de colocar antes de postar o tópico haha, mas já editei e está tudo lá acredito eu...

• Curtir 1
Postado

@DanielStifler Perfeito.

Tente os passos do artigo que o amigo @Gabriel Torres apresentou.

Sim, eu recomendo tentar de novo o reset de BIOS, mas de uma forma um pouco diferente, você vai sim desligar tudo e tirar a bateria da BIOS, inclusive, desligue até o cabo de vídeo que estiver usando entre o monitor e pc.

Feito isso, aperte o botão power do gabinete por um tempo, para eliminar qualquer carga de energia que ainda estiver em capacitores.

1 hora atrás, DanielStifler disse:

é que tinha visto em algum lugar que fazer isso melhorava o desempenho, me arrependo muito disso...

Não existe milagre para obter desempenho.

Quem quer melhorar desempenho, tem de melhorar o pc, nada mais que isso irá resolver.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth ok tentarei novamente fazer o reset da BIOS como você disse e também utilizando o método pelo jumper caso o seu não funcione... Voltarei aqui e direi se funcionou ou não.

52 minutos atrás, SeuChiquinho disse:

@DanielStifler Faça o reset pela bateria da placa-mãe removendo-a, se não funcionar, faça o reset via jumper da sua placa-mãe.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000025368/processors.html

• Curtir 2
Postado

@Elder Nauvirth @SeuChiquinhoAcabei de realizar os testes e como imaginei não funcionou, até tentei fazer o procedimento de dual BIOS que vi outras pessoas fazerem em relatos parecidos (ligar o pc segurando o botão power até que ele desligue novamente, e então persistir sergurando por mais uns 5s, soltando e apertando o botão power novamente, para fazer meio que um backup da BIOS) mas não deu certo e tudo continua como antes, talvez eu teria que fazer um teste com outro monitor para saber se é o meu monitor que está causando isso ou não, mas também vi outras pessoas fazendo esse procedimento de backup com o dual BIOS de forma manual na placa-mãe (da pra fazer colocando as pontas de um clip nos pinos 1 e 6 de um dos chips da BIOS, não lembro se é o B ou M, mas é na BIOS secundária se não me engano, ai você aperta o botão power para ligar e meio que faz o backup, +/- assim) e esse método pareceu resolver os casos dessas pessoas que eu achei pesquisando... Também vi relatos de pessoas que precisaram regravar a BIOS. Mas não sei se seria a melhor alternativa arriscar fazer essas coisas, estou começando a desanimar com tudo...

• 4 meses depois...
Postado

@DanielStifler

2 horas atrás, ratão disse:

@DanielStifler Eaí cara, conseguiu alguma coisa aí?
Fiz a mesma coisa que você kkkkkkkkkk
E como tem mala aqui hein, sempre tem os devotos da fonte corsair e que raramente ajudam em algo.

image.png.1768b71dcfb42d67cb7907d48a1f9db5.png

Então, ao que vi até o momento, seria por minha placa de vídeo não suportar vbios uefi (bem ali embaixo do logo da amd). Não sei se seria seu caso. Vou tentar procurar saber se é mesmo não suportada ou se tem como atualizar essa BIOS.

Postado

@ratão

Em 03/02/2023 às 17:32, ratão disse:

@DanielStifler Eaí cara, conseguiu alguma coisa aí?
Fiz a mesma coisa que você kkkkkkkkkk
E como tem mala aqui hein, sempre tem os devotos da fonte corsair e que raramente ajudam em algo.

Eai cara, então alguns meses se passaram e finalmente consegui resolver o problema, que por acaso era uma coisa boba e que já desconfiava desde o princípio. Para resumir a história, depois do post que fiz aqui pedindo ajuda, comecei a suspeitar que o problema estava na porta HDMI da placa-mãe resolvi comprar uma placa de vídeo e continuou não dando imagem, então acionei o rma da placa para testarem e verem se era problema nela, e não era. Depois disso, passei a achar que o problema era o processador e acabei comprando outro, então instalei o novo processador para testar e o problema persistiu (obs: antes de tudo isso eu já estava desconfiando que o pc estava ligando normalmente, só não estava mostrando imagem pelo fato de eu ter desabilitado o CSM support na BIOS, porém eu não tinha muita ideia de como resolver, mas tinha visto relatos de pessoas dizendo que era preciso apenas conectar o cabo HDMI em outro monitor ou tv) então após todas essas tentativas e erros acabei vendo um outro vídeo do tito em que ele dizia que ao desabilitar o CSM pode ser que o monitor pare de dar imagem pois essa configuração está relacionada a resolução de imagem e que para resolver bastava conectar o HDMI em uma tv que voltava a dar imagem normalmente. E foi ai que as minhas desconfianças passaram a fazer sentido e nesse momento eu já tinha certeza que se eu fizesse isso iria resolver o problema e adivinha só? RESOLVEU! KKKKK chega ser até engraçado como algo tão simples pode tornar as coisas tão complicado, enfim, pelo menos serviu de experiência e aprendizado...

Em 04/09/2022 às 18:47, DanielStifler disse:

@Elder Nauvirth @SeuChiquinhoAcabei de realizar os testes e como imaginei não funcionou, até tentei fazer o procedimento de dual BIOS que vi outras pessoas fazerem em relatos parecidos (ligar o pc segurando o botão power até que ele desligue novamente, e então persistir sergurando por mais uns 5s, soltando e apertando o botão power novamente, para fazer meio que um backup da BIOS) mas não deu certo e tudo continua como antes, talvez eu teria que fazer um teste com outro monitor para saber se é o meu monitor que está causando isso ou não, mas também vi outras pessoas fazendo esse procedimento de backup com o dual BIOS de forma manual na placa-mãe (da pra fazer colocando as pontas de um clip nos pinos 1 e 6 de um dos chips da BIOS, não lembro se é o B ou M, mas é na BIOS secundária se não me engano, ai você aperta o botão power para ligar e meio que faz o backup, +/- assim) e esse método pareceu resolver os casos dessas pessoas que eu achei pesquisando... Também vi relatos de pessoas que precisaram regravar a BIOS. Mas não sei se seria a melhor alternativa arriscar fazer essas coisas, estou começando a desanimar com tudo...

AVISO IMPORTANTE: Se você que está lendo isso teve uma experiência igual ou parecida com a minha relatada aqui, DESCONSIDERE tudo que falei nesse comentário ou anteriormente! consegui resolver o problema simplesmente conectando o cabo de imagem (HDMI no meu caso) em uma tv velha do meu irmão (também pode ser um monitor como citei no comentário que fiz anterior a esse) ao fazer isso conseguir ter imagem novamente, entrei na tela de BIOS para Habilitar o CSM Support de novo, e pronto! Problema resolvido! Meu monitor voltou a mostrar imagem novamente.

• Curtir 1
Postado

Salve mano @DanielStifler
Que top que conseguiu resolver! E não tinha nada a ver com a fonte né, que coisa? Tomar fumada de aleatório na internet por besteira é pra acabar.

Geralmente os problemas são mais simples do que aparentam ser. 
Aqui resolvi atualizando a versão da BIOS da minha placa de vídeo.
Como eu tinha outra placa antiga que por incrível que pareça suportava uefi tudo rolava normal. Então só bastou um pouco de coragem e fui atualizar a BIOS. Peguei uma versão que correspondia com os clocks e vram e deu tudo certo. Tem uns vídeos bons mostrando como fazer.

Agora ta tudo funcionando certinho igual o tito mostrou lá. Com csm desativado, fast boot e tudo mais. Tá ligando mais rápido o pc que o driver de rede.

Aviso: Se você não tem familiaridade com manutenção nem coragem, não faça. Pode acabar arranjando um problema muito maior. Eu recomendaria tentar só se tivesse outra placa de backup. Mas é muito legal porque num futuro isso não vai te pegar mais. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...