Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Placa-mãe: IQ270MS

CPU: i7 7ª geração

Cooler: Lenovo Padrão

memória RAM: 1 módulo 8gb DDR4

Fonte: AcBel PC025 80 Plus Platinum

Discos: WD5000AZLX

VGA: Lenovo Padrão

Onde o PC está ligado: tomada normal

Rede elétrica aterrada: sim

Sistema operacional: Windows 11

Boa tarde a todos. Recentemente comprei um Lenovo M710 (daqueles menores) e notei algo diferente: a alimentação do SATA vem da placa-mãe e não da fonte. São 2 SATA Power connectors (imagem em anexo, LayoutPlaca).

O computador veio com apenas com 1 cabo, então suportava somente o HDD que veio nele, impedindo que eu adicionasse meu SSD.

Perguntei alguns colegas qual o nome do tal cabo, para que eu pudesse comprar outro pela internet. Ninguém sabia. Sem muita referência, até cheguei a comprar um na internet, mas quando a encomenda chegou percebi que era maior do que o que eu precisava (vejam a diferença entre os cabos de alimentação na imagem em anexo Cabos).

Ou seja, até ontem meu problema era fácil: descobrir o modelo do cabo de alimentação SATA (circulado de vermelho) para adquirir um outro, podendo ligar dois discos (SSD e HDD) na placa-mãe.

Acontece que ontem, ao desconectar o cabo, a coisa ficou feia. Com o computador desligado, removi ele junto com o protetor, conforme a imagem. Percebendo que o protetor tinha saído, encaixei-o novamente na posição correta.

Ao ligar o PC, meu HD não estava mais sendo reconhecido. O erro:

“Error 1962 no operating system found. Boot sequence will automatically repeat”

Minha primeira reação foi pegar meu SSD e ligar no lugar do HD. Surpresa: fumaça na base do SSD + cheiro de queimado. Desliguei tudo rapidamente (o SSD continua funcionando em outro PC).

O problema é que ao levar o HDD para outro PC, ele não reconhece. E também não é reconhecido pelo Lenovo.

Desconfio que o Lenovo possa ter queimado o HDD. Mas não só: desconfio também que algo possa estar errado com a placa-mãe/conector/cabos. Então tô medo de colocar qualquer outro disco no Lenovo.

Alguma dica do que fazer? A preocupação está grande.

Desde já muito obrigada!  

LayoutPlaca.jpg

Cabos.png

ProtetorSaiu.jpg

Postado

Eu tive um problema parecido com o seu caso... Não o caso de sair fumaça, mas o mesmo caso de precisar do cabo de energia S-ATA e comprar o cabo errado hehehe. Tambem tenho um computador Lenovo só que é o modelo 910S.

Depois comprei o cabo correto... Só encontrei ele em um site gringo... Vou pegar as especificações e o link e te passo.

Quanto a essa peça que deslocou da placa-mãe, acredito que essa peça ai sim esteja com algum problema, mas não acredito que seja a placa-mãe toda que esteja com esse problema ai.

Prque quando a peça saiu da placa-mãe e voce colocou-a de volta, pode ter ficado algum mau contato nos conectores e ai tudo pode acontecer.

O que voce pode fazer é, quando estiver com o cabo de energia s-ata correto, colocar ali no outro conector que ficou intacto aquele HD que não é mais reconhecido... Só pra ver se acontece algo diferente.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigada Fause! Você sabe me dizer qual o nome desse cabo de alimentação da Lenovo?

Me conta mais do seu problema, você somente ficou sem cabo, ou teve o Erro 1962 também?

Outra dúvida que tenho é se a tensão desse cabo de alimentação da Lenovo é exatamente a mesma dos demais. Porque geralmente o cabo de alimentação SATA é 5V (vermelho) e 12V (amarelo). E esse todos os fios são pretos. 

Por fim, vamos supor que essa alimentação da placa não esteja funcionando mais (não creio que seja o caso), teria alguma chance de puxar ela da fonte, como em computadores normais?

Postado
10 minutos atrás, Marina Campos disse:

Muito obrigada Fause! Você sabe me dizer qual o nome desse cabo de alimentação da Lenovo?

Me conta mais do seu problema, você somente ficou sem cabo, ou teve o Erro 1962 também?

Outra dúvida que tenho é se a tensão desse cabo de alimentação da Lenovo é exatamente a mesma dos demais. Porque geralmente o cabo de alimentação SATA é 5V (vermelho) e 12V (amarelo). E esse todos os fios são pretos. 

Por fim, vamos supor que essa alimentação da placa não esteja funcionando mais (não creio que seja o caso), teria alguma chance de puxar ela da fonte, como em computadores normais?

Vou numerar as respostas correspondente as suas perguntas para facilitar...

1 - Quanto a especificação do cabo, eu vou conseguir te passar só que mais para o final da tarde... Mas fica tranquila que não vou esquecer heheh.

2 - No meu caso não deu erro... Eu não fiquei sem o cabo, mas eu queria colocar um segundo HD e no cabo de alimentação que veio junto com o computador, só dava pra colocar 1 HD S-ATA. Até pensei em usar o cabo de alimentação do drive de DVD, mas a conexão é diferente, então não deu certo.

3 - Quanto a tensão do cabo de alimentação... Com certeza esse cabo possui as mesmas tensões 5V e 12V, mas como esse cabo é todo preto, teria que pegar um multimetro e fazer as medições diretamente na saida do conector que fica ai na placa-mãe. Sabe esses pinos que ficaram expostos quando a capa plastica saiu? Daria pra aproveitar e fazer as medições ali mesmo para saber qual é 5V e qual é 12V.

Parece que eles fazem de tudo para ter o seu proprio padrão né? Para voce ter que comprar as peças avulsas caso queira fazer um acrescimo de HD ou qualquer outra coisa.

4 - Quanto a tensão vir direto da fonte... Não estou proximo do computador agora, mas se me lembro bem os fios que saem da fonte original são todos pretos e amarelos né? Da a entender que são os amarelos 12V e os pretos Terra ou Neutro. Então faltariam os fios 5V.

Uma gambiarra que eu já fiz numa situação parecida foi usar uma fonte externa ao gabinete... Eu ligava o computador normalmente com a fonte original dele e tudo mais... Ai um HD secundário eu usava uma outra fonte (dessas normais de PC) para ligar somente esse outro HD.

Como era uma situação temporária de algumas horas, pra mim ficou tudo bem... Mas no seu caso não seria uma coisa confortavel né? hehehe

Mas tambem acredito que a outra saida de energia esteja funcionando perfeitamente... voce só vai precisar desse mesmo cabo que eu comprei que tem 2 ou 3 saidas para conectar na alimentação do HD e já vai funcionar tudo certinho.

Postado

Olha só @Marina Campos... Acabei achando o cabo no Mercado Livre.

Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2695762499-cabo-de-alimentaco-sata-mini-4pinos-para-modelos-lenovo-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=c3d0d02d-b136-497d-b822-317458466a38

É esse cabo que comprei e serviu perfeitamente... Quando procurei para comprar (há 3 anos atrás) só achei em site internacional.

Postado

Fause, muitíssimo obrigada! Saber qual era esse cabo era uma dúvida cruel desde antes do PC começar a dar erro. Já comprei um ontem e deve chegar essa semana!

Então o próximo teste será o seguinte: instalar o cabo de energia recém-adquirido no Lenovo e colocar um outro HDD pra ver se esse disco funciona. 

Ainda permanecerá a insegurança de o problema ser na placa-mãe. Assim, apesar do cabo novo, o segundo HDD (o primeiro já era, e o SSD deu fumaça) que vou colocar corre risco de fritar. Mas creio que não há uma maneira mais segura de fazer um teste, certo?

PS: ontem fiz aqueles testes de integridade que tem na BIOS da Lenovo, e foi indicado que a saúde do Chipset, memória, etc, estavam perfeitos. Mas, vai saber né? Isso não me convenceu 100% que o problema é no cabo (porque cabo é difícil de queimar, porque o cabo estava novo, porque ele não tinha nenhum sinal de inchaço, não estava quebrado, etc). 

Postado
26 minutos atrás, Marina Campos disse:

Fause, muitíssimo obrigada! Saber qual era esse cabo era uma dúvida cruel desde antes do PC começar a dar erro. Já comprei um ontem e deve chegar essa semana!

Então o próximo teste será o seguinte: instalar o cabo de energia recém-adquirido no Lenovo e colocar um outro HDD pra ver se esse disco funciona. 

Ainda permanecerá a insegurança de o problema ser na placa-mãe. Assim, apesar do cabo novo, o segundo HDD (o primeiro já era, e o SSD deu fumaça) que vou colocar corre risco de fritar. Mas creio que não há uma maneira mais segura de fazer um teste, certo?

PS: ontem fiz aqueles testes de integridade que tem na BIOS da Lenovo, e foi indicado que a saúde do Chipset, memória, etc, estavam perfeitos. Mas, vai saber né? Isso não me convenceu 100% que o problema é no cabo (porque cabo é difícil de queimar, porque o cabo estava novo, porque ele não tinha nenhum sinal de inchaço, não estava quebrado, etc). 

Disponha!

Ainda bem que agora foi possiovel comprar pelo Mercado Livre, porque quando comprei demorou uns 50 dias para chegar heheheh.

Quanto a fazer um teste mais seguro... Acredito que somente testando os terminais de onde encaixa o cabo novo com um multimetro e ver se estão saindo as tensões corretas. Fora isso, não me vem outra ideia na cabeça.

Mas quando voce for plugar o cabo novo, já coloca naquele encaixe que ficou intacto na placa-mãe que voce mostrou na foto... Pelo menos ali a chance de estar tudo OK é bem maior.

Espero que agora corra tudo bem!!

Poste os resultados quando o cabo chegar!

Postado

Com certeza postarei resultados e fotos. E dessa vez vou até filmar o procedimento pra capturar um eventual curto.

Mas me conta mais, gostei muito da ideia do multímetro. Eu tenho um aqui. Seria possível testar o cabo que supostamente está estragado? Como seria esse teste? E esse teste dos terminais na placa-mãe, é possível também? 

Testar o cabo tudo bem, mas fico com bastante receio de encostar o multímetro no chipset com a placa ligada.

Postado

Para testar o cabo voce pode testar com aquele teste de continuidade... Ai no seu multimetro deve ter um simbolo tipo esse    ->|- )))      ou algo parecido com isso uahuahauha que faz o teste... Se voce não encontrar o simbolo, junta as pontas do multimetro e vai mudando as posições até voce chegar em um simbolo que vai fazer um apito continuo... Ai você deixa posicionado nesse simbolo.

Pega o cabo supostamente estragado e coloca uma ponta do multimetro em um buraquinho do conector do cabo e a outra ponta do multimetro, no outro buraquinho do conector do cabo só que na outra ponta dele. Entedeu mais ou menos?

Isso vai fazer o teste de continuidade do fio... Se o fio estiver integro, vai fazer o apíto, caso não faça o cabo está rompido. Faça esse teste em cada fio para saber se está tudo certo.

Quanto a fazer a medição na placa-mãe... voce não vai medir no chipset... voce vai medir lá no conector onde voce pluga o cabo de energia s-ata... Sabe aquele que voce puxou e saiu a parte plastica deixando os pinos expostos? Então, é ali que voce vai fazer as medições colocando cada ponta do multimetro em um pino para ver quanto ta saindo de tensão.

Antes de conectar as pontas do multimetro, deixe na posição de Corrente Continua que é aquele simbolo que tem um V um traço reto e 3 pontinhos em baixo... Pode deixar no numero 20 e medir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!