Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, 

Tenho uma ASRock Steel Legend B450m e ao abrir o HwInfo reparei com uma temperatura de 90C no meu VRM, isso é normal? Será que o sensor é fantasma ou está apresentando problemas?

Eu não estou jogando ou fazendo nada de pesado no PC agora...

Obrigado!!

temp VRM.png

• 11 meses depois...
Postado
9 horas atrás, José H. disse:

E aí amigo, conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema na mesma placa, o VRM fica em 92ºc mesmo sem ter nada em execução.

De certa forma sim, eu achei a causa mas optei por não consertar.

O problema é que um dos VRMs estava em curto e o reparo ficou no custo do valor de 50% de uma placa nova. Vendi ela com o defeito (óbvio que deixando isso claro para o comprador) e comprei uma nova.

O VRM em curto não foi o suficiente para dar falta de tensão no processador e causar crashes mas ele estava esquentando muito o resto.

Postado

É, eu não sei se a minha tá com esse problema, porque quando estou em Idle, a temperatura do VRM fica em 95, porém quando estou jogando ou executando algo pesado, a temperatura diminui kkkk. Hoje mesmo estava em 95ºc e quando abri o CoD pra jogar, abaixou até 80ºc. Não sei se é bug do sensor ou o que

Postado

@José H.

Em 09/09/2023 às 03:40, José H. disse:

É, eu não sei se a minha tá com esse problema, porque quando estou em Idle, a temperatura do VRM fica em 95, porém quando estou jogando ou executando algo pesado, a temperatura diminui kkkk. Hoje mesmo estava em 95ºc e quando abri o CoD pra jogar, abaixou até 80ºc. Não sei se é bug do sensor ou o que

Estou com um problema parecido na minha Steel Legend também. Só que no meu caso, é o processador que acusa bater 95°, apresenta problemas e desliga. Só que ele n está realmente quente desse jeito. Ele fica bem frio até. Retirei o cooler quando mostrou 90° no Hwinfo e toquei com o dedo. Ele estava frio! Algo em torno de 40° no máximo. Parece ser algum problema de leitura do sensor. Alguém sabe onde fica esse sensor? 

Postado

@AndyGrunge poxa cara, queria poder te ajudar, mas não sei onde fica. Comigo o único problema que tive foi o VRM que fica acusando 95ºc em Idle e em Full load cai pra 75ºc. Tenta atualizar a BIOS, o meu não resolveu, mas pelo menos agora não mostra 95ºc o tempo todo, fica oscilando entre 80ºc e 85ºc em Idle e quando abro algo chega aí cair 10ºc de uma única vez.

Postado

@José H. Poxa mano. Tô há uma semana com esse problema e não acho nenhuma dica. Já troquei a BIOS pra umas 6 versões diferentes. Troquei peças, limpei a placa com limpa contato, com álcool isopropílico também. Já fiz de tudo!

Ligo ela e deixo na BIOS e mesmo assim ela sobe de 50° pra 90° do nada! Aí trava e desliga. Quando toco no processador, o bicho tá gelado.

No hwmonitor, mostra esse erro de temperatura no TMPIN7, queria saber onde fica essa área na placa.

Mesmo assim obrigado, mano.

Screenshot_20230916_183639_Gallery.jpg

Postado
19 horas atrás, AndyGrunge disse:

@José H.

Estou com um problema parecido na minha Steel Legend também. Só que no meu caso, é o processador que acusa bater 95°, apresenta problemas e desliga. Só que ele n está realmente quente desse jeito. Ele fica bem frio até. Retirei o cooler quando mostrou 90° no Hwinfo e toquei com o dedo. Ele estava frio! Algo em torno de 40° no máximo. Parece ser algum problema de leitura do sensor. Alguém sabe onde fica esse sensor? 

Já tentou clocks ou frequências menores no BIOS/EFI  ?

Vai diminuindo e acompanhando que pode ser que resolva desse modo.

Postado
27 minutos atrás, José H. disse:

@AndyGrunge encontrei um post no Reddit onde o cara estava com o mesmo problema em uma placa da ASRock, da uma olhada pra ver se te ajuda. https://reddit.com/r/ASRock/s/3iMnkQkRqu

Eu vi esse post, mas não tem nenhuma dica, resposta ou solução. Pessoal fala apenas o mesmo do mesmo, q é trocar pasta térmica, verificar encaixe do cooler e etc. Nada disso faz sentido pra mim, pois já foi testado e trocado tudo!

6 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Já tentou clocks ou frequências menores no BIOS/EFI  ?

Vai diminuindo e acompanhando que pode ser que resolva desse modo.

Mano, n faz sentido fazer isso. A BIOS tá resetada e no padrão. Já troquei pra várias versões e também já testei com 2 processadores. Mesmo q isso tivesse algum efeito, quem ia querer usar o processador capado? Dá até TOC kkkkkkk 

Postado
14 minutos atrás, AndyGrunge disse:

A BIOS tá resetada e no padrão. Já troquei pra várias versões e também já testei com 2 processadores. 

Então é suspeitar que o defeito esta na placa-mãe, provavelmente no VRM, e nesse caso vai precisar de serviço especializado para diagnosticar.

Se estiver com a placa fora do gabinete, e tente sentir no "dedômetro" a temperatura na região do VRM, na parte de baixo da placa, oposto a area que tem o dissipador.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Então é suspeitar que o defeito esta na placa-mãe, provavelmente no VRM, e nesse caso vai precisar de serviço especializado para diagnosticar.

Se estiver com a placa fora do gabinete, e tente sentir no "dedômetro" a temperatura na região do VRM, na parte de baixo da placa, oposto a area que tem o dissipador.

Fiz isso também. Por cima e por baixo. O bizarro é que n encontrei nenhum componente aquecendo mais do que o normal. Até joguei álcool com ela ligada, pra vê se algum estava secando mais rápido que os outros e também n encontrei suspeito. É uma parada bem esquisita. Já retirei os dissipadores também e n encontrei o culpado kkkkkk mas é como você falou... Provavelmente é algo só setor VRM.

Postado
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@AndyGrunge

E pode ser que seja o VRM das memórias e não do processador.

Faz um teste reduzindo um pouco a frequência ou a tensão de cada VRM.

O que resolver você terá a causa.

Entendi, porém como fazer isso? Kkkkkk pela BIOS? Mudo o clock do processador ou da memória?

Obs: as memórias estão rodando no padrão 2667mhz com 1.2v

Já tentei em 2400mhz e também já tentei apenas com 1 pente de memória

Postado
22 horas atrás, AndyGrunge disse:

Entendi, porém como fazer isso? Kkkkkk pela BIOS? Mudo o clock do processador ou da memória?

Obs: as memórias estão rodando no padrão 2667mhz com 1.2v

Já tentei em 2400mhz e também já tentei apenas com 1 pente de memória

Bom pelo menos tentou. Tenta no processador também que pode ser que seja pequena a diferença.

Postado
Em 18/09/2023 às 11:22, Henrique - RJ disse:

Bom pelo menos tentou. Tenta no processador também que pode ser que seja pequena a diferença.

Entendi, amigo. Infelizmente o meu não é esse problema, mas eu acho que descobri. É um componente que estou suspeitando. Já fiz o pedido do mesmo e só estou esperando ele chegar, para fazer a substituição e vê se vai corrigir. Se for isso mesmo, eu volto aqui pra deixar um feedback e explicar melhor o que fiz.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Henrique - RJ Solução do problema!

Pra quem tiver problema exclusivamente no TMPIN7, eu descobri onde ele fica. É esse Ci aí que fica próximo ao 4° slot da memória RAM e ao lado do dissipador do Chipset. Ele fica quase escondido, na foto eu removi o dissipador para fazer a substituição. Ele estava em curto e aquecendo muito, chegando a 100°c e não era o processador, como eu já suspeitava.

Ele é um regulador de tensão das memórias RAM. Descobri que era ele, tocando com o dedo e percebi que ele estava torrando, assim que ligava o PC.

Referência dele é RT9045. Comprei duas unidades na Shopee por 22 reais. Substitui e resolveu o problema.

Não recomendo quem não manja, tentar remover ele, pois ele é bem soldado no centro e mesmo com fluxo e estação de retrabalho, deu muito trabalho. Ele não solta fácil igual uma Ci de BIOS por exemplo.

Lembrando que no meu caso, essas informações só é valida para a ASRock B450M Steel Legend. Em outras o TMPIN7 pode ser outro componente.

Na placa a referência dele é PU13.

Bônus: SYSTIN é algo na área do Chipset.

TMPIN6 também é algum componente próximo ou embaixo do Chipset.

20230917_143046.jpg

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!