Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gente 😄

Vim incomodar de novo 😬

Após algumas sugestões de membros do fórum, leituras e análises de preço/custo-benefício entre processador/placa-mãe, mudei algumas ideias sobre o que comprar e gostaria de saber se existe alguma placa-mãe minimamente decente para um Core i5-12400F por até 800 reais?

Estava pensando nessa: ASUS Prime H610M-E D4, Chipset H610, Intel LGA 1700, mATX, DDR4, 90MB19N0-C1BAY0 (R$: 639,90)

Basicamente, o que me fez "desistir" de um 11400F é que as placas-mãe mais baratas tinham, se não me engano, PCIe 3.0 (ao invés de 4.0) e a maioria (ou todas? não lembro) não suportava memórias de 3200MHz caso eu não fizesse overclock, e eu não pretendo fazer overclock em nada.

Se eu montar um setup com Intel, então seria basicamente esse:

- Processador: Intel Core i5-12400F

- Placa-mãe: ????

- Placa de vídeo: RTX 2060 6gb (provavelmente uma MSI/Galax)

- Fonte: uma das 3:

• Sharkoon WPM Gold Zero, 550W
  • XPG Pylon, 450W
  • Pichau Nidus 500W

- memória RAM: 2x 8GB, 3200MHz, CL16, DDR4

- SSD: NVMe M.2 do Aliexpress (acredito que da marca Netac)

- Monitor: algum Full HD 144/165Hz

Postado
Citação

e gostaria de saber se existe alguma placa-mãe minimamente decente para um Core i5-12400F por até 800 reais?

Fez bem em desistir do i5-11400F, não tem vantagem nenhuma. 😉 

O preço de placa-mãe esta piorando a cada semana, devido a falta do produto no mercado mundial.

A duas semanas tinha a ASUS Prime H610M-A - dissipador no VRM(Vcore) por 800,00 mas agora é 900,00. Vi esta placa por 485,00 numa promoção da K'bum em Junho, se não me engano.

Abaixo tem a Gigabyte H610M  - 600,00 e ASUS Prime H10M-E (capada em relação a H610M-A) - 640,00

B660 mais 'barata"  tem a Gigabyte B660M D2H por 880,00

E a ASRock B660M-HDV - 760,00 (HDV é linha de entrada) que no teste do Hardware Unboxed foi considerada "garbage".

Citação

Estava pensando nessa: ASUS Prime H610M-E D4, Chipset H610, Intel LGA 1700, mATX, DDR4, 90MB19N0-C1BAY0 (R$: 639,90)

A ASUS Prime H610M-E é OK, apesar de não ter dissipador no VRM se saiu bem em testes.

Um inconveniente prático é só ter 4 portas USB no painel frontal - a ASUS economizou portas USB mas colocou duas PS2, VGA analógica... 😏 Você pode acrescentar um espelho com duas portas USB 3.0 na traseira, mas custa uns 60,00 (mais frete). 

É a melhor opção "de entrada", ou compre uma ASUS TUF B660M-Plus - 1.090,00... "se justificando" que daqui a ~2 anos vai instalar um i5-13600 nela. 🙂 

Reviews a H610M-E - OK para i3, i5.

Sim tem os modelos mais baratos da Biostar - mas vejas os tópicos aqui de gente com problemas com elas, e agora apareceu na Pichau uma "Mancer H610M-DH" - 570,00 que deve ser de algum fabricante Chinês de "white label" (OEM) estampado com a marca própria da Pichau. Em comum com a Biostar observa-se a mesma ausência de capacitores de filtragem no circuito de som.

• Amei 1
Postado

@1lokos Acho que vou pegar então a ASUS Prime H610M-E D4 (90% de chance), afinal de contas não pretendo fazer nenhum update no setup por pelo menos uns 5 anos.

No caso das outras placas, vou cogitar a ASUS Prime H610M-A ou mesmo uma B660 caso algumas delas esteja em um bom preço, mas por hora acredito que somente um dissipador no VRM seria um algo a mais que realmente faz um pouco de sentido para mim (e nem seria tanto assim) para o uso que vou dar (apesar de aguentar, não pretendo rodar nada no ultra, ou seja, a temperatura dos componentes em geral - tanto do processador, placa-mãe ou placa de vídeo - não deverá ser um problema no meu caso).

Pergunta final: a ASUS Prime H610M-E D4  não vai limitar meu processador ou placa de vídeo em questão de FPS, correto?

Desde já, obrigado pelas ajudas!! 😃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...