Ir ao conteúdo

Intel Core i5 10600KF chegando a 93°C

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Salve família, tenho um i5 10600kf e quando faço algum tipo de benchmark, ele chega facilmente nos 93 graus. Penso em fazer um offset de 0.1v para diminuir a temperatura e aumentar o desempenho mas tenho receio de dar algum treco no pc, alguém tem ideia de um offset seguro e que vá me ajudar?

• Solução
Postado
8 minutos atrás, twistzera disse:

alguém tem ideia de um offset seguro e que vá me ajudar?

Não existe receita de bolo pra isso, cada processador é diferente do outro, o que fica bom pro seu 10600KF pode não ficar bom para outro 10600KF, por isso você mesmo tem que testar.

9 minutos atrás, twistzera disse:

tenho receio de dar algum treco no pc

Não existe risco algum além de o PC não bootar, ou bootar e reiniciar/dar dela azul durante o uso por causa de instabilidade instabilidade. No caso de não bootar é só dar um clear CMOS, mas se reiniciar/dar tela azul durante o uso é só voltar na BIOS e tentar outra configuração.

Não sei como os processadores Intel funcionam, mas na AMD se você mexe no offset da tensão com o multiplicador no automático, o processador começa a capar um pouco o clock do turbo boost.

Postado
25 minutos atrás, twistzera disse:

@GuilhermeGB stress do cpu-z, fiz errado?

Não é um teste muito preciso. Eu sugiro você utilizar o Cinebench como benchmark para verificar o desempenho, é um benchmark de renderização que estressa o processador até mais que o CPU-Z.

Postado

@GuilhermeGB Refiz os testes, o com a maior pontuação é stock e com a menor é o com -0.05V, acredito que está na margem de erro. Me tira uma duvida aqui, a temperatura diminuiu, mas o desempenho apenas se manteve... n era pro processador ter mais margem e aumentar o clock, aumentando, assim, o desempenho?

Obs: para sair dos 4.5ghz, é necessário aumentar o undervolt?

Screenshot_33.png

Postado
1 hora atrás, twistzera disse:

@GuilhermeGB Refiz os testes, o com a maior pontuação é stock e com a menor é o com -0.05V, acredito que está na margem de erro. Me tira uma duvida aqui, a temperatura diminuiu, mas o desempenho apenas se manteve... n era pro processador ter mais margem e aumentar o clock, aumentando, assim, o desempenho?

Obs: para sair dos 4.5ghz, é necessário aumentar o undervolt?

Screenshot_33.png

Está dentro da margem de erro, não dá pra dizer necessariamente que o desempenho caiu, a diferença não chega a 1%. E não, undervolt não força o processador e subir clock, o boost é automático e você não vai conseguir atingir o clock máximo em full load com todos os núcleos em estresse, apenas em atividades leves que usam menos núcleos. Pra forçar clock você precisará fazer overclock manualmente, a acredito que não conseguirá isso na sua B460, geralmente apenas placas Z da Intel são liberadas para overclock (como a Z490 e Z590).

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, twistzera disse:

@GuilhermeGB temperatura desceu de 97 para no max 88

Ah sim. Ainda está um pouquinho alto, mesmo para um processador de 125W. Pode ser pela falta de circulação de ar no seu gabinete. Por acaso não seria esse aqui? Quantas ventoinhas você usa nele e em quais posições?

1xg.jpg

Postado

@twistzera entendi. Bom, pra esse processador acho que só water cooler mesmo pra mante-lo mais frio, meu Ryzen 5 3600 em stock com o Gammaxx 400 V2 em testes como o Cinebench passa dos 80ºC, por em stock a BIOS deixa a tensão subir demais ("probleminha" comum na AMD). Mas eu fiz um belo undervolt nele e travei o clock dele a 4.0GHz, agora em estresse máximo não passa de 65ºC, se não tiver muito quente no dia dá pra ficar abaixo dos 60ºC.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!